Ana Cabecinha a preparar-se para objetivos

Terça, 05 Fevereiro 2013
Ana Cabecinha a preparar-se para objetivos

Atleta em estágio, já a pensar no próximo Nacional de Marcha.

A atleta algarvia tem-se mostrado particularmente ativa neste início de ano e prepara os seus objetivos até Moscovo, fazendo juz ao seu estatuto de recordista nacional dos 20 quilómetros marcha. 

Ana Cabecinha é a marchadora portuguesa recordista da distância de 20 quilómetros marcha e encontra-se a preparar os principais eventos de 2013. O primeiro objetivo da marchadora encontra-se no próximo Campeonato de Portugal, em pista coberta, dentro de semana e meia, antes de ir até Chihuahua (México) para disputar a primeira prova do Challenge Mundial. Depois disso Ana Cabecinha voltará de novo a estágio, desta vez a preparar o Campeonato Nacional de Estrada, prova que se realiza a 17 de março no Montijo. É esta a calendarização de Cabecinha neste primeiro terço da época e os sinais dados parecem indicar um sentido bastante positivo.

Paulo Murta treinador de Ana Cabecinha, falou-nos do treino de Cabecinha considerando que "a preparação de Ana tem decorrido dentro da normalidade, em bom nível técnico", usando mesmo a expressão "um marchar muito fácil", para descrever a marcha da atleta algarvia. Para esta fase da época foram traçadas várias etapas e Murta acrescenta que "até ao momento têm sido alcançadas com grande satisfação". Entre as etapas estão o Critério de Marcha do Algarve, numa distância de 10 mil metros, acabando com 44.29,04 minutos, o Campeonato Regional de Inverno (5 mil metros) acabando com 21.48,05 minutos e ainda o Campeonato Regional de Estrada, com a distância de 15 quilómetros, acabando com 1:06.54 hora.
No seu currículo faltam ainda medalhas em grandes eventos, apesar de recorrentemente conseguir o top-10, como aconteceu nas últimas edições dos Jogos Olímpicos, no Mundial de Ar Livre de 2011 e no Europeu de Ar Livre de 2010. Mas não tem sido por falta de superação que Ana Cabecinha não tem conseguido chegar ao topo mundial, porque a sua superação nos grandes eventos e noutras competições internacionais faz com que a portuguesa tenha no seu currículo cinco marcas abaixo da 1:30 hora. Em jogo estão também as vagas que existirem para o Mundial, onde apesar da Federação Portuguesa de Atletismo ainda não ter divulgado critérios deve haver alguma consideração sobre a seleção nos eventos habituais, numa disciplina que tem tido quatro marchadoras para apenas três lugares possíveis nos principais eventos.

As 5 marcas de Ana Cabecinha abaixo da 1:30 hora (20 Km Marcha):
Jogos Olímpicos Pequim 2008 - 1:27.46
Jogos Olímpicos Londres 2012 - 1:28.03
Taça do Mundo de Marcha 2008 - 1:29.39
Nacional de Marcha Atlética 2012 - 1:29.43
GP Marcha Rio MAior 2008 - 1:29.56

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2