Atleta em estágio, já a pensar no próximo Nacional de Marcha.
A atleta algarvia tem-se mostrado particularmente ativa neste início de ano e prepara os seus objetivos até Moscovo, fazendo juz ao seu estatuto de recordista nacional dos 20 quilómetros marcha. Ana Cabecinha é a marchadora portuguesa recordista da distância de 20 quilómetros marcha e encontra-se a preparar os principais eventos de 2013. O primeiro objetivo da marchadora encontra-se no próximo Campeonato de Portugal, em pista coberta, dentro de semana e meia, antes de ir até Chihuahua (México) para disputar a primeira prova do Challenge Mundial. Depois disso Ana Cabecinha voltará de novo a estágio, desta vez a preparar o Campeonato Nacional de Estrada, prova que se realiza a 17 de março no Montijo. É esta a calendarização de Cabecinha neste primeiro terço da época e os sinais dados parecem indicar um sentido bastante positivo.
Paulo Murta treinador de Ana Cabecinha, falou-nos do treino de Cabecinha considerando que "a preparação de Ana tem decorrido dentro da normalidade, em bom nível técnico", usando mesmo a expressão "um marchar muito fácil", para descrever a marcha da atleta algarvia. Para esta fase da época foram traçadas várias etapas e Murta acrescenta que "até ao momento têm sido alcançadas com grande satisfação". Entre as etapas estão o Critério de Marcha do Algarve, numa distância de 10 mil metros, acabando com 44.29,04 minutos, o Campeonato Regional de Inverno (5 mil metros) acabando com 21.48,05 minutos e ainda o Campeonato Regional de Estrada, com a distância de 15 quilómetros, acabando com 1:06.54 hora.
No seu currículo faltam ainda medalhas em grandes eventos, apesar de recorrentemente conseguir o top-10, como aconteceu nas últimas edições dos Jogos Olímpicos, no Mundial de Ar Livre de 2011 e no Europeu de Ar Livre de 2010. Mas não tem sido por falta de superação que Ana Cabecinha não tem conseguido chegar ao topo mundial, porque a sua superação nos grandes eventos e noutras competições internacionais faz com que a portuguesa tenha no seu currículo cinco marcas abaixo da 1:30 hora. Em jogo estão também as vagas que existirem para o Mundial, onde apesar da Federação Portuguesa de Atletismo ainda não ter divulgado critérios deve haver alguma consideração sobre a seleção nos eventos habituais, numa disciplina que tem tido quatro marchadoras para apenas três lugares possíveis nos principais eventos.
As 5 marcas de Ana Cabecinha abaixo da 1:30 hora (20 Km Marcha):
Jogos Olímpicos Pequim 2008 - 1:27.46
Jogos Olímpicos Londres 2012 - 1:28.03
Taça do Mundo de Marcha 2008 - 1:29.39
Nacional de Marcha Atlética 2012 - 1:29.43
GP Marcha Rio MAior 2008 - 1:29.56
|