8.ª EDP Corrida das Festas Cidade de Porto

Quinta, 14 Junho 2007
8.ª EDP Corrida das Festas Cidade de Porto

a prova irá para a estrada já no próximo domingo, pelas 10h30 e é pontuável para o Troféu Cidade do Porto. Com as inscrições limitadas a uma dezena de milhar de atletas...

 

8.ª EDP Corrida das Festas Cidade de Porto

Lançamento da prova em conferência de imprensa

a prova irá para a estrada já no próximo domingo, pelas 10h30 e é pontuável para o Troféu Cidade do Porto. Com as inscrições limitadas a uma dezena de milhar de atletas...

Se há nomes que, nos dias que correm, projectam o nome de Portugal além fronteiras, seguramente o do portuense Manoel de Oliveira, decano dos cineastas mundiais, é um deles. Coincidência – ou talvez não! -, foi precisamente na Sala Manoel de Oliveira, no 4.º piso do Hotel Vila Galé, na cidade de Porto, que teve lugar na tarde de ontem a apresentação em Conferência de Imprensa da edição de 2007 da Corrida das Festas da Cidade do Porto. É que, se há prova que projectou o Porto e o atletismo nacional para um lugar de destaque no “ranking” mundial 2006 de provas de estrada de 15 km, essa foi precisamente a 7.ª EDP Corrida das Festas da Cidade do Porto, graças ao extraordinário conjunto de marcas obtido.

O reconhecimento desta responsabilidade acrescida que pesa sobre a Organização da prova – Clube de Veteranos do Porto, Câmara Municipal do Porto e Associação de Atletismo do Porto -, foi uma das notas dominante da Conferência de Imprensa. Sobretudo, ressalta nesta verdadeira equipa uma enorme energia e a manifesta vontade de fazer da Corrida das Festas, cada vez mais, uma verdadeira festa do Atletismo.

“Competitividade desportiva e participação popular”

Para o Dr. Gonçalo Gonçalves, Vereador do Pelouro da Educação, Desporto, Juventude e Inovação da Câmara Municipal do Porto, “é com toda a honra e todo o prazer que a autarquia se associa a eventos desta natureza, aliando competitividade desportiva e participação popular”. Também o Engenheiro Machado Vaz, representante do patrocinador principal, a EDP, alinhou pelo mesmo diapasão, salientando o gosto que sente em “patrocinar a vinda das pessoas para correr, para praticar desporto e para serem mais saudáveis”.

Enquanto Afonso Cardoso, da Direcção da Associação de Atletismo do Porto, definiu a Corrida das Festas da Cidade do Porto como “a jóia da coroa da Associação”, Aurora Cunha, igualmente presente na mesa, mostrou-se peremptória ao apontar a chave do sucesso: “Quando as pessoas são competentes, os resultados vêm ao de cima”. E como que a corroborar as palavras da tri-campeã mundial de estrada, Magalhães Santos, da Açoreana Seguros, colocou a tónica na “grande preocupação que a Organização coloca na segurança dos participantes e que faz com que, até hoje, nunca se tivesse registado qualquer participação de sinistro.”

Armando Aldegalega irá ser homenageado

“Um prazer e uma satisfação muito grande em participar numa prova que tem para mim um enorme significado e numa cidade pela qual tenho um carinho especial.” Foi desta forma que Leonor Carneiro começou por se referir à prova. A terceira classificada da edição de 2006 fez questão de salientar que foi aqui que estabeleceu, com 50m03s, a sua melhor marca pessoal na distância, o que a colocou na liderança do “ranking” nacional. “Espero dar o melhor contributo para que a prova volte a ser um êxito. Desejo o maior sucesso à Organização e convido todos – a correr, a caminhar, simplesmente a aplaudir – a virem para a rua e a aliarem-se à festa”, concluiu.

Salvaguardando que “até domingo, tudo pode acontecer”, Jorge Teixeira, o Director da Prova, mostrou-se confiante quanto à edição deste ano da Corrida das Festas da Cidade do Porto. Começando por salientar a “justíssima homenagem que irá ser feita a esse grande vulto do atletismo português e que dá pelo nome de Armando Aldegalega”, Jorge Teixeira, referiu-se de seguido às alterações ao traçado habitual da prova, “que não lhe retirarão competitividade, não lhe retirarão beleza, antes permitirão salvaguardar a segurança dos atletas e uma melhor articulação entre participantes da prova principal e da Mini/Caminhada de 5 kms”. Não esquecendo a vertente lúdica, estará montada a ExpoFeira que acolherá os visitantes já a partir de amanhã, e onde estarão representados “muitos e bons patrocinadores, demonstração inequívoca da confiança que depositam em nós e na nossa capacidade de promover a sua imagem.”

“Loja do Corredor” (praticamente) pronta

Momento alto da Conferência de Imprensa, embora ligeiramente à margem da prova em si, foi o anúncio da abertura da “Loja do Corredor”, uma iniciativa conjunta da autarquia portuense e do Clube de Veteranos do Porto. Para o Dr. Gonçalo Gonçalves, “a Loja do Corredor será um espaço aberto que tem como objectivo fundamental ajudar todos aqueles que pretendem iniciar-se na prática da corrida e não sabem como fazê-lo.” O Vereador do Desporto não tem dúvidas que, “com esta iniciativa, estaremos a contribuir para o aumento do número de praticantes da modalidade”, constituindo-se a “Loja do Corredor” como “um local de verdadeiro serviço público para a cidade”.

Também Jorge Teixeira se referiu à “Loja do Corredor” como “um projecto há muito ambicionado pelo Clube de Veteranos do Porto e que, finalmente, será posto em prática. Afirmando haver espaço para que médicos, fisioterapeutas, psicólogos, podologistas, nutricionistas e demais profissionais ligados à modalidade possam exercer a sua actividade, Jorge Teixeira garante que “ali se darão respostas a todas as questões que um atleta entenda colocar”. E lançou o repto a todos aqueles que, com o saber e experiência acumulados ao longo dum passado feito de glória, casos de Aurora Cunha ou Albertina Dias, igualmente presente na sala, incentivando-os a prestarem o seu contributo ao enriquecimento do projecto, aconselhando e transmitindo a sua experiência.

Nomes bem conhecidos marcam presença

Resta dizer que a prova irá para a estrada já no próximo domingo, pelas 10h30 e é pontuável para o Troféu Cidade do Porto. Com as inscrições limitadas a uma dezena de milhar de atletas, são esperados nomes como os de Eduardo Henriques, Paulo Gomes e Manuel Magalhães (todos da Conforlimpa), António Salvador (SSCTM Ovar) , Baltazar Sousa, Jorge Serra e Fernando Andrade (Açoreana Seguros), Vasco Azevedo (Boavista FC), José Moreira e Leonel Fernandes (Cyclones Sanitop), Bruno Silva (Maia AC), Rui Teixeira (NA Joane) e o já referido Armando Aldegalega (Sporting CP), que correrá com o dorsal n.º 1.

Quanto às senhoras, para além de Leonor Carneiro, estarão presentes Fátima Cabral (Açoreana Seguros), Fátima Silva (CD Póvoa), Marisa Barros (SC Braga), Lucinda Moreiras (NCL Sport Club Matosinhos) e Dulce Félix (FC Vizela), entre outras. Todos, sem excepção, procurarão roubar o protagonismo aos naturais favoritos, sobretudo etíopes e quenianos.

JOAQUIM MARGARIDO

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2