A persistência levou-nos ao meio caminho de sermos adultos.
Hoje o projeto atleta-digital.com está de parabéns, pelo seu nono aniversário. Pelo caminho ficam muitas histórias, algumas delas recuperaremos durante esta semana de aniversário...
Quantos dos que fazem um projeto escolar o conseguem levar a projeto referência de uma comunidade? Quantos são os projetos que se erguem pela paixão de levar a informação a uma comunidade, sem que daí se extraia um lucro imediato? Quantos serão os projetos de atletismo que, ano após ano, mês após mês e dia após dia continuam a manter-se estáveis na partilha das principais novidades da modalidade?
Confessamos o nosso orgulho em festejar nove anos de vida e confessamos pela quantidade de palavras que já escrevemos para que milhares de utilizadores façam uso regular do trabalho desenvolvido.E fossem só as palavras...são também as imagens, a manutenção de um site, o trabalho para apoiar eventos e tantos outros contributos.
O velhinho servidor que durante anos serviu de alojamento para o portal atleta-digital.com é, ainda hoje, uma máquina trabalhadora, que todos os dias cumpre a sua missão, apesar de ter sido descontinuado no que ao alojamento do site diz respeito. A vida do antigo servidor é também uma parte da nossa vida, bem como dos computadores pessoais e partilhados onde o site se foi fazendo. Parecerá uma ode às máquinas e aos computadores, mas sem elas, o que seriamos todos nós?
Vivemos os dias da internet, nos dias em que se desmaterializa o papel, mas há muito que a nossa tendência é viver na internet. E afinal começámos antes do próprio Facebook, 4 dias antes de nascer o Facebook, é um facto. Estava Mark Zuckerberg a dar os últimos retoques nos primeiros momentos de vida do Facebook, e já Filipe Oliveira respirava de alívio por ter o Atleta-Digital online. Mais tarde chegariam outros colaboradores, chegaram novas imagens ao site, chegaram mais conteúdos, chegaram mais visitantes, chegaram outros projetos e outras vidas. Dos Gigabytes passaram-se aos Terabytes ; das máquinas digitais compactas, passaram-se às máquinas digitais profissionais ; da partilha de ficheiros por mail, passou-se a partilhar pela cloud. Se nascemos no tempo em que a publicidade era o modelo de negócio, só passámos a ter publicidade quando ela entrou no seu declínio e, por isso, o projeto foi sempre levado para a frente com a força bruta de quem aprecia o atletismo no seu todo...
Poderiamos mesmo dizer que começámos no exercício académico, passámos pela fase do amadorismo, continuando esforçadamente a dar o melhor, para hoje sermos um projeto profissional. Não deixaremos de ser um projeto a part-time, mas nove anos volvidos e Filipe Oliveira cumprirá um dos seus sonhos de menino : trabalhar a full-time para o projeto. O escritório de Vera Cruz (Aveiro) é a primeira morada oficial, de um projeto que foi durante anos desenvolvido na pequena localidade de Cesar, em Oliveira de Azeméis.
Hoje, somos cerca de dez pessoas a festejar o projeto dentro dele próprio, queimando o tempo livre para informar, prejudicando os tempos com a família para estar nos locais, aproveitando a juventude para viver outras experiências. “Nós somos tolos”, é uma frase dita e rapidamente desdita entre os colaboradores.
Bem sabemos que temos agradecido sempre, aniversário após aniversário, particularizando para os que têm contribuido externamente. Mas hoje somos incapazes de o fazer, porque a rede de parceiros está muito maior, porque não queremos tornar injustas as palavras que devem ser justas. E a justiça leva-nos a um agradecimento global a todos os que têm tornado este projeto visível e apetecível. Este ano somos obrigados a falar dos que cá ficaram a colaborar, cujo esforço é mais incansável do que visível, onde se multiplicam esforços para que nada fique para trás e mesmo assim há coisas que ficam, como existem críticas que nos deixam por vezes tristes, mas que ao mesmo tempo nos deixa felizes, porque é sinal que existimos...E existir nos dias de hoje e nos mares agitados que atacam projetos e empresas é também obra de quem ao leme se coloca e não deixa o barco virar...
Durante esta semana queremos partilhar convosco algumas das nossas histórias, como alguma da perceção exterior dos que visitam regularmente o portal, como alguns dos momentos-chave do projeto. Hoje, mais que nunca, somos um projeto Web, com uma forte relação com outras plataformas e é no Facebook e na Wikipedia onde mais marcamos presença externa. A melhor prenda que poderiamos receber hoje era o seu comentário, o seu Like, o seu testemunho. Em breve começaremos a preparar os 10 anos de aniversário, mas isso já são outras histórias...
A administração,
Edgar Barreira, Filipe Oliveira e Telmo Rocha
|
AB
Felicidades
É com grande satisfação que vejo que, volvidos estes anos todos, a minha humilde casa que em tempos conseguiu acolher toda a equipa do AD, atualmente já não teria capacidade para tal. E não, não é só pela própria casa estar mais cheia mas sim pela equipa não parar de aumentar o que é uma prova clara do vigor deste projeto.
Que venham muitos mais 9 anos!
Eu comecei um projeto parecido com o vosso também há um ano, é muita coincidência mas é verdade, faz dia 10 deste mês um ano! www.corresaltalanca.pt , comecei porque também sou um apaixonado pelo atletismo, já fui atleta, dirigente associativo,agora não estou ligado diretamente ao atletismo, mas a paixão essa não morre!
Sei o quanto é difícil no início, e ainda o continua a ser, para ter um projeto destes, é preciso muita disponibilidade em termos de tempo, por isso sei perfeitamente por aquilo que vocês passam!
O meu projeto não se compara ao vosso obviamente!!!!!!! ainda é um "jovem" comparado ao vosso, mas espero continuar por cá por muitos anos, para divulgar a nossa modalidade e as novidades, o atletismo precisa que cada vez mais projetos como o vosso e o meu aparecem, para divulgar uma modalidade que em portugal, não tem tempo de antena nenhum!
Muitos parabéns e espero que continuem por muitos e bons anos!