Jessica Ennis marcará presença em Gotemburgo.
Já estão definidas as equipas de estafetas e os participantes em provas combinadas para o próximo Europeu de pista coberta.
A Associação Europeia de Atletismo não coloca mínimos para o Europeu de pista coberta, mas impõe quotas para as vagas existentes das provas de 4x400 metros e provas combinadas (heptatlo em homens e pentatlo em mulheres). Com o país organizador a ter a possibilidade de ter um atleta convidado por prova, restam sete lugares nas provas combinadas e cinco nas provas de estafeta, que são ocupados pelos lugares dos rankings do ano anterior.
Equipa convidada há dois anos atrás, quando o Europeu se realizou em Paris, a França estará de fora da edição deste ano, não defendendo o seu título nos 4x400 metros masculinos. Entram, assim, a Suécia e a Alemanha, equipas que não estiveram presentes nesta prova há dois anos, mantendo-se as seleções da Grã-Bretanha, Rússia, Bélgica e Polónia. O mesmo não acontece no setor feminino, onde apenas as seleções da Rep. Checa e Suécia são novas, com a presença ainda da campeã Rússia, a Ucrânia, a Grã-Bretanha e a França.
Nas provas combinadas o cenário é mais variável e o setor masculino apresenta-se mesmo desfalcado, sem nenhum atleta de pódio do último Europeu ou Mundial de pista coberta. Com estes desfalques, o melhor atleta presente parece ser Ilya Shkurenyov (Rússia), quarto no Mundial de pista coberta do ano passado, acompanhando-o o quarto classificado no Europeu de pista coberta de há dois anos, o holandês Eelco Sintnicolaas. Além deste holandês só Hans Van Alphen (Bélgica) e Ingmar Vos (Holanda) estiveram há dois anos em Paris, juntando-se no próximo mês de março os atletas Kevin Mayer (França), Sergey Sviridov (Rússia), Mihail Dudas (Sérvia) e ainda um atleta da casa.
O setor feminino das provas combinadas irá colocar frente a frente a campeã europeia em do Pentatlo, a francesa Ida Djimou, com a vice-campeã mundial de 2012 e a sensação atual das provas combinadas, a britânica Jessica Ennis. Com apenas mais duas participantes no Mundial que há um ano se disputou em Istambul, Yekaterina Bolshova (Rússia) e Hanna Melychenko (Ucrânia), esta prova promete ser feita também de outsiders, com presenças de Kristina Savitskaya (Rússia), Laura Ikauniece (Letónia), Julia Machtig (Alemanha) e ainda uma atleta sueca, que pode muito bem ser de primeira linha.
|