HMS Sports e BES lançam-se à aventura.
Estava guardada em segredo há alguns meses, mas a surpresa de 2013 é a realização do BES Run Challeng3, apelidado por “um desafio três vezes maior”.
O forte crescimento da corrida em Portugal tem acompanhado índices europeus, no percurso que é feito lado a lado entre o desporto e a saúde. Particularmente alguns eventos têm puxado pela boa imagem da corrida em Portugal e nesse particular aparece também a HMS Sports, uma empresa que tem também raízes no Triatlo e que, entre outras provas, organiza a São Silvestre de Lisboa e organizou em 2012 a Corrida Pela Selecção. Nessa altura, também patrocinada pelo BES, a Corrida Pela Selecção mostrou outro lado do desporto, numa manifestação que gerou palmas e críticas. O resultado dessa manifestação foi um novo apoio do banco português ao desafio lançado no final da semana passada...
“A ideia nasceu do bom relacionamento que a HMS Sports criou e tem desenvolvido com os organizadores da Maratona de Nova Iorque, os New York Road Runners, uma parceria que se estendeu ao projecto HMS Sports Travel, o qual, no ano passado, proporcionou a alguns portugueses a ida a Nova Iorque para participar na maratona”, explicou-nos Hugo Sousa, diretor da HMS Sports, também agente de atletas como Dulce Félix ou Jéssica Augusto. “Os responsáveis dos New York Road Runners ficaram muito entusiasmados com o conceito e o prémio, o qual consideramos que é bastante atrativo para quem gosta de correr”, conclui.
Este desafio é composto por três eventos, realizado nas cidades de Cascais (14 de abril), Sintra (18 de maio) e Lisboa (8 de junho), apenas no último caso aproveitando a realização de um evento que já existia até aqui, a Corrida de Santo António. Tudo está a ser, do ponto de vista de Hugo Sousa, organizado ao mais ínfimo detalhe : ”Gostamos de receber bem todos os participantes, de proporcionar um bom percurso, uma zona de partida e meta bem organizadas, uma boa t-shirt, uma medalha bonita. Damos atenção aos pormenores porque estes fazem toda a diferença. O BES Run Challeng3 implica uma logística própria e será certamente um evento especial que irá proporcionar bons momentos e boas recordações através de um convívio salutar entre todos”. A medalha é um dos aspetos inovadores, sendo construída prova a prova pelas medalhas de participação que forem sendo angariadas.
O prémio final é o principal chamariz para os atletas mais rápidos : a participação na Maratona de Nova Iorque. No somatório dos tempos dos três eventos, os três com dez quilómetros de extensão, serão premiados os três participantes de cada género com menor tempo gasto, que terão viagem, voo, estadia e participação garantidas na Maratona de Nova Iorque de 2013. Ao longo das provas haverá ainda a possibilidade de estar no top-100 deste desafio, com a vantagem principal a ser uma partida da frente do pelotão.
A expectativa de participação é clara, com a Organização a definir como teto máximo os 3 mil participantes em cada local. As inscrições já se encontram abertas, em fase de desconto, e Hugo Sousa está bastante feliz com a aceitação que o projeto trouxe nos atletas: ”com apenas dois dias de inscrições abertas, já temos cerca de 150 pessoas inscritas”.
CASCAIS, SINTRA E LISBOA COM DIFERENTES GRAUS DE DIFICULDADE, MAS NA MESMA DISTÂNCIA
A aposta da Organização é, também, colocar os atletas a correr em locais conhecidos do grande público, com diferentes graus de dificuldade, que tornam o desafio numa iniciativa completa a todos os níveis.
A 14 de abril o desafio é lançado em Cascais num percurso de média dificuldade, que tem partida e chegada na Baía dos Pescadores, com passagem junto à Guia, Forte de São Jorge de Oitavos, Boda do Inferno e Jardim Marechal Carmona. A dificultade aumenta a 18 de maio, quando a prova passar por Sintra, onde os 10 quilómetros irão percorrer as sinuosas estradas da Serra de Sintra. A partida será dada junto ao Palácio da Vila, mas com chegada em São Pedro de Sintra. Passará junto à Regaleira, Palácio de Seteais, Quinta das Sequóias e Chalet da Condessa, entre outros. A última das provas realiza-se em Lisboa a 8 de junho, com as festas da cidade em pano de fundo, com partida e chegada na Praça do Rossio. Em Lisboa a prova passa pelo Cais do Sodré, Mercado da Ribeira, Santos, Docas, debaixo da Ponte 25 de Abril e ainda pela Praça do Comércio.
|