Cinco portugueses estiveram presentes.
Nos arredores de Sevilha decorreu a 31ª edição do Crosse de Itálica, mais uma etapa a contar para o circuito mundial de Crosse.
Antes de visitar Diekirch (Holanda), a Espanha recebeu o terceiro encontro de corta-mato a contar para o circuito mundial, nesta época. O Crosse de Itálica, onde é habitual a presença lusa, voltou a contar com atletas portugueses: Anália Rosa, José Rocha, Fernando Silva, Ruben Pessoa e Alexandre Nobre.
As corridas decorreram de forma diferente e tiveram também finais diferentes. No caso masculino a prova foi-se desenrolando em grupo, só se desfazendo na passagem da penúltima volta, altura em que se destacaram aqueles que viriam a constituir o pódio do evento : Jairus Birech, Emmanuel Bett e Conseslus Kipruto. A disputa entre os três quenianos acabaria por fazer descolar o jovem Kipruto, que ficou arredado da disputa final, que se realizou entre Birech e Bett. E aqui foi Birech a ganhar no despique, com um segundo de vantagem sobre Bett e 19 segundos a menos que Kipruto. Esta prova mostrou que a equipa queniana é novamente forte candidata ao maior número de medalhas no próximo Mundial de corta-mato, que decorre na Polónia, no fim de março. Os portugueses José Rocha (33.45) e Fernando Silva (33.46) foram, respetivamente, 16º e 17º classificados, enquanto o melhor atleta europeu foi o espanhol Javier Guerra (8º).
A prova feminina foi mais folgada, ainda que inicialmente corrida em ritmos mais lentos e em grupo. Mas seria Mercy Cherono a “perder a paciência” e a sair mais rápida do grupo a cerca de metade do evento, com as atletas Irine Cheptai, Magdalane Masai e Diana Martin a seguirem-na. Mas um novo esticão de Cherono acabaria por ser definitivo e a vitória apareceu com tranquilidade, com uma margem de 41 segundos sobre Cheptai. O pódio acabaria integralmente do Quénia, Masai a fechá-lo, deixando a espanhola Diana Martin como melhor europeia, no 4º lugar. A portuguesa Anália Rosa, num momento descendente da sua carreira, acabaria por ficar no 13º lugar, com 29.52 minutos.
Na prova de juniores masculinos estiveram ainda dois atletas portugueses, um deles com um desempenho de pódio. Ruben Pessoa disputou a prova até final com aquele que viria a ser o vencedor, o espanhol Mustapha Sabili, ficando apenas a dois segundos deste. Alexandre Nobre chegaria mais atrás, no 14º lugar já bastante distanciado da frente de corrida, numa prova com distância de 6.6 quilómetros.
RESULTADOS
Masculinos (10.8 km)
1. Jairus Birech (Quénia) – 31.56
2. Emmanuel Bett (Quénia) – 31.57
3. Conseslus Kipruto (Quénia) - 32.15
4. Amanuel Mesel (Eritreia) - 32.19
5. William Malel Sitonik (Quénia) - 32.24
(...)
16. José Rocha (Portugal) – 33.45
17. Fernando Silva (Portugal) – 33.46
Femininas (8 km)
1. Mercy Cherono (Quénia) - 26.48
2. Irene Chebet Cheptai (Quénia) - 27.29
3. Magdalane Masai (Quénia) - 27.45
4. Diana Martín (Espanha) - 27.52
5. Alessandra Aguilar (Espanha) - 27.59
(...)
13. Anália Rosa (Portugal) – 29.52
Nota de autor : A noticia foi retificada com a participação de dois atletas juniores portugueses : Ruben Pessoa e Alexandre Nobre.
|