Restropetiva 2012 : Os homens fantásticos

Sexta, 04 Janeiro 2013
Restropetiva 2012 : Os homens fantásticos

Aos homens restaram as medalhas em Taças da Europa.

Das nove medalhas portuguesas em 2012, só duas pertenceram aos peitos masculinos, uma tendência que deixa atletismo masculino frágil, em Portugal. 

Das 263 medalhas do atletismo português, 113 pertencem ao setor masculino e 150 pertencem ao setor feminino. É este o balanço do medalheiro nacional, que é historicamente mais forte no setor feminino que no setor masculino, isto embora a base dos jovens praticantes e dos atletas que chegam ao escalão sénior seja maior no setor masculino, em relação ao setor feminino.

Um dos fortes destaques do ano de 2012, não só pelo lado da medalha, foi Marco Fortes. Como já se viu anteriormente a época de Marco Fortes foi marcada por recorde de Portugal, mas no mês de Março também marcada pela medalha de Ouro na Taça da Europa de Lançamentos. A prova, que decorreu em Bar (Montenegro), era importante para Marco Fortes, que vinha de uma prova menos conseguida em Istambul, durante o Mundial de Pista coberta. Os 21.02 metros traduziriam-se em medalha de ouro, depois de já ter conseguido em anos anteriores chegar a duas medalhas de prata. Ficou assim a sua quarta medalha da carreira, o primeiro Ouro internacional, numa carreira que se aproxima da máxima maturidade. [Consulte a notícia da medalha]

Só no início de junho, em Bilbau (Espanha) a seleção nacional voltou a provar o sabor da medalha no lado masculino. Desta feita este feito foi alcançado durante a Taça da Europa de 10000 metros, com uma medalha coletiva, conquistada pelos atletas que contribuiram para a equipa : Rui Pedro Silva, Youssef el Kalai e José Rocha. A medalha de prata soube assim bem a estes atletas, dos quais se destaca Rui Pedro Silva, com a sua oitava medalha. O seu currículo só conta com uma medalha individual, o que dita a importância das medalhas coletivas para muitos atletas nacionais.[Consulte a notícia da medalha]

O top-5 dos homens portugueses mais medalhados em eventos de atletismo internacional é, assim, composto pelos seguintes atletas :

1. Paulo Guerra (6+4+6) – 16 medalhas
2. Rui Silva (5+6+4) – 15 medalhas
3. Francis Obikwelu (5+3+1) – 9 medalhas
4. Domingos Castro (2+4+3) – 9 medalhas
5. José Ramos (1+5+3) – 9 medalhas

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2