Sara Moreira venceu prova feminina.
Ontem decorreu a 38ª edição da São Silvestre da Amadora, este ano afetada pela chuva, que não demoveu o público amadorense das ruas.
Se houvesse a necessidade de descrever a São Silvestre da Amadora numa única palavra seria justo escolher-se a palavra “público”. A prova disso ficou ontem bem patente, com a forte chuva que caia e que não demoveu o público do seu habitual ânimo nos festejos da passagem dos atletas de pelotão. A outra prova foi o recorde de participação que, mesmo em dia de chuva, permitiu à corrida a presença de 878 atletas, batendo o velho recorde de participação que datava de 1984 (na altura com 814 chegados).
Desportivamente conseguiu-se novamente uma dupla nacional nas vitórias individuais de cada género, em ambos os casos a segunda vitória para a história deste evento, Manuel Damião (Maratona) conseguiu-o consecutivamente. A presença de um forte conjunto de atletas nacionais e ainda a presença do eritreu Amanuel Mesel, tornam esta vitória mais importante. Damião correu a distância dos dez quilómetros um pouco mais lento do que há um ano, terminando em 29.29 minutos, mas conservando a vantagem que trazia para os restantes atletas. Atrás de si chegariam o moldavo Roman Prodius (29.57 minutos) e a seguir o eritreu Amanuel Mesel (29.58 minutos). A qualidade da concorrência poderá ver-se pelo top-20, onde a maioria dos atletas é ou já foi internacional pela seleção portuguesa.
Do lado feminino Sara Moreira (Maratona) perseguia a sua segunda vitória na Amadora, mas também a sua segunda vitória em provas de São Silvestre, depois de ter vencido a São Silvestre de Lisboa dois dias antes. A atleta foi bastante mais rápida que há dois anos, quando venceu esta prova, ultrapassado os 10 quilómetros em 32.42 minutos, com mais de dois minutos de vantagem sobre a concorrência. E também aqui a concorrência não era de desprezar, a avaliar pelo pódio, que foi constituido por Clarisse Cruz (Sporting), que terminou em 34.44 minutos, apenas um segundo mais rápido que Nazare Weldu (Eritreia).
E assim o atletismo português se despediu do ano de 2012, a caminho de um ano de 2013, onde se esperam muitas dificuldades. O bom sinal dado pela São Silvestre da Amadora aparece como uma luz de esperança, pelo menos, para o atletismo de estrada, um movimento em crescimento.
RESULTADOS :
Femininos :
1. Sara Moreira (Maratona CP) – 32.42
2. Clarisse Cruz (Sporting CP) – 34.44
3. Nazare Weldu (Eritreia) – 34.45
4. Sara Pinho (Individual) – 35.03
5. Ercília Machado (Sporting CP) – 35.30
Masculinos :
1. Manuel Damião (Maratona CP) – 29.29
2. Roman Prodius (Moldávia) – 29.57
3. Amanuel Mesel (Eritreia) – 29.58
4. José Moreira (GDR Conforlimpa) – 30.14
5. Fernando Silva (Maratona CP) – 30.19
|