|
Prova foi afetada por falha de energia.
Madeira voltou a acolher milhares de atletas, que aproveitam esta altura do ano para correr e festejar a passagem de 2012 para 2013.
Com algumas mudanças logísticas a edição deste ano da Volta ao Funchal foi perseguida por azares, o maior deles a falha de energia que afetou a publicação de resultados. ”Estamos a envidar todos os esforços no sentido de recuperar uma parte significativa das classificações num processo algo moroso, que prevemos concluir na próxima semana, sendo que já publicamos uma centena”, dizia uma parte do comunicado oficial emitido pela Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira.
Desportivamente a nota fica para a renovação da vitória de há um ano por parte de José Rocha (Maratona). O atleta aproveitou o seu momento de forma, aquele que o fez sagrar-se vitorioso num dos crosses de seleção para o Europeu, para uma vitória isolada em 16.06 minutos, na distância de 6 quilómetros. O português Alberto Paulo (Benfica) seguiu-lhe, a 13 segundos, enquanto o ugandês Moses Kibet fechou o pódio, este já a 40 segundos de Rocha. No setor feminino venceu Nazareth Weldu (Eritreia), em 19.37 minutos, antes de se deslocar para Portugal Continental, onde na próxima segunda-feira correrá a São Silvestre da Amadora. Com 21.04 minutos chegou a segunda classificada, Daniela Sousa (ADR Água de Pena), enquanto a terceira classificada foi Helena Fagundes (CA Madeira).
Não há ainda números sobre o número de chegados à linha de meta, por causa da já referida falha de energia. Contudo a Organização terá recebido 1603 inscritos, um recorde de inscritos que prometem também um recorde de participantes reais. Para já ficar por saber se serão superados os 1338 atletas chegados à linha de meta há um ano atrás, nesta que é uma das clássicas de fim-de-ano.
RESULTADOS:
Masculinos :
1. José Rocha (Maratona CP) – 16.06
2. Alberto Paulo (SL Benfica) – 16.19
3. Moses Kibet (Uganda) – 16.46
4. Antonio Abadia (Espanha) – 17.02
5. Tiago Silva (ADR Água de Pena) – 17.29
Femininos :
1. Nazret Weldu (Eritreia) – 19.37
2. Daniela Sousa (ADR Água de Pena) – 21.04
3. Helena Fagundes (CA Madeira) – 21.40
4. Cristina Nascimento (CA Funchal) – 21.43
5. Filipa Freitas (CS Marítimo) – 22.00
|