Amadora reune fortes candidatos

Quinta, 27 Dezembro 2012
Amadora reune fortes candidatos

Dia 31 volta a ser dia de São Silvestre na Amadora.

Uma forte discussão nas frentes das corridas e um clima de festa aguardam cerca de um milhar de atletas inscritos. 

Foi hoje apresentada oficialmente a São Silvestre da Amadora, onde novamente se cumpriu o ritual da homenagem a personalidades do atletismo. Nesse propósito o atleta homenageado foi Joaquim Silva, atleta portuense que em 1990 venceu a prova amadorense, além de na sua carreira ter somado títulos na Maratona e presenças por Portugal em Jogos Olímpicos, Europeus e Mundiais. ”Foi a São Silvestre que me projetou para outros voos”, disse Joaquim Silva num sinal de agradecimento à Organização. Do lado dos treinadores essa homenagem recaiu sobre Sameiro Araújo, técnica nacional para as disciplinas de fundo do atletismo português e treinadora de várias das grandes atletas nacionais, como Manuela Machado, Conceição Ferreira, Dulce Félix e também Jéssica Augusto (até aos seus 24 anos). Assídua desta prova desde a década de 80, Sameiro Araújo não deixou de partilhar o seu prémio com os treinadores, agora que é presidente da Associação de Treinadores de Atletismo de Portugal : ”Gostaria de partilar este prémio com todos os treinadores portugueses”.

SARA MOREIRA TENTARÁ NOVA VITÓRIA, MAS TEM A COMPANHIA DA HISTÓRICA PROKOPCUKA

Não valerá as marcas de outros tempos, mas a letã Jelena Prokopcuka voltará à Amadora para mais uma participação, tentando a sua sexta vitória no evento. Vencedora em 2001, 2002, 2003, 2004 e em 2007, a letã de 36 anos terá ao seu lados atletas mais jovens que poderão dificultar a sua vida. Sara Moreira (Maratona) deverá a ser mais temível, apesar de dois dias antes fazer a sua participação na São Silvestre de Lisboa. A portuguesa já venceu em 2010, depois de dois segundos lugares consecutivos. Também num bom momento de forma estará Clarisse Cruz (Sporting), segunda há um ano e a perseguir uma vitória que nunca aconteceu na sua carreira. Outras atletas como Ercília Machado (Sporting), Inês Monteiro (Individual), Sandra Teixeira (Sporting), Solange Jesus (Sporting) e Catarina Lima (UD Várzea) marcarão presença, além da jovem Nazareth Weldu (Eritreia) que promete competir pelo pódio, tanto que foi a revelação no corta-mato, em Espanha.

MUITA ESCOLHA EM MASCULINOS...E MAIS COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL

Dos atletas masculinos que marcarão presença na corrida no próximo dia 31 estará Luís Feiteira, o único que marcou hoje presença na conferência de imprensa. ”Para mim é uma prova especial, de grande nível internacional e quero fazer parte desse lote de atletas”, disse o atleta confiante, não sentindo problemas em correr no último dia do ano, admitindo que para si a corrida chega a ser viciante : ”Eu não consigo passar dia nenhum sem ser a correr”.

A verdade é que, além de Luís Feiteira (RB Running), o pelotação conta com dois atletas portugueses já vencedores no passado. São os casos de Rui Pedro Silva (Benfica), que venceu no distante ano de 2005 e também de Manuel Damião (Maratona) que vem à Amadora tentar o feito do ano passado, depois de uma progressão na classificação desde 2009. Mas dentro do grupo português estão ainda inscritos Fernando Silva (Maratona), Hélio Gomes (Benfica), Rui Pinto (Benfica), Paulo Gomes (Benaventense), José Moreira (Conforlimpa), Pedro Ribeiro (Conforlimpa), Luís Pinto (Sporting), Tiago Costa (Benfica), Ricardo Ribas (Benfica) e Marco Morgado (Individual). Além destes três atletas estrangeiros perfilam-se como bons candidatos a um bom resultado e a atrapalharem os atletas portugueses. São os casos de Amanuel Mesel (Eritreia), presente nos últimos Jogos Olímpicos, Simon Ayeko (Uganda) e ainda Roman Prodius (Moldávia). Este últimos atleta tem-se destacado este ano nas provas de São Silvestre, vencendo em Ponta Delgada e no Crato.

Joaquim Silva

38ª EDIÇÃO PODE SER A MAIOR DE SEMPRE

Entre ventos e marés a São Silvestre da Amadora parece firmar-se e a 38ª edição mostra ainda alguma atividade do clube responsável, o Desportivo Operário do Rangel, atualmente sem uma secção de atletismo organizada. A este propósito o novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, deixou as seguintes palavras : ”É fundamental quando estas Organizações resistem a tudo”. Mais tarde Marcel de Almeida, presidente da Associação de Atletismo de Lisboa, referia que a ”A São Silvestre da Amadora é um dos clássicos das provas de estrada em Portugal”. A vice-presidente da autarquia, Carla Tavares, considerou que ”a São Silvestre faz parte da minha vida”, confessando algumas das suas memórias jovens sobre o evento, numa noite que considera acompanhar ”com natural prazer”.

Uma das novidades deste ano é a presença de cicloturistas, além dos habituais carros, num movimento das coletividades da Amadora. O marco dos mil inscritos fazem a Organização ter a esperança num recorde de participação, um bom sinal para o evento e para as provas de estrada em Portugal.

Enviado Especial : Edgar Barreira (texto e fotos)

| Mais


Comentarios (1)add feed
DORCAL : VASCO OLIVEIRA
adorei foi uma loucura foi a minha corrida mais rapia

Janeiro 04, 2013
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2