|
Dois jovens venceram mais um crosse IAAF.
A cidade de Bruxelas (Bélgica) voltou a acolher uma etapa do circuito mundial da IAAF, prova que também contou para o circuito belga de corta-mato.
Mais de um mês depois da última prova a contar para o circuito mundial de corta-mato, disputada em Soria (Espanha), Bruxelas voltou a trazer uma prova emocionante. Disputada no Parc de Laeken, “palco” que já acolheu grandes eventos europeus e mundiais, a prova trouxe interessantes coincidências : ambos os vencedores têm 18 anos, ambos são vice-campeões mundiais de juniores.
A competição de cerca de dez quilómetros, salpicada de lama, levou ao pódio, dos seniores masculinos, os quenianos Gilbert Kirui (33.02) e Alex Kibet (33.11), ficando o bronze para Tsegay Tuemay, atleta eritreu. Kirui foi este Verão vice-campeão mundial de 3000 metros obstáculos e mostrou-se num bom momento de forma, sendo agora candidato a um lugar para a equipa queniana que participar no Mundial de corta-mato. O primeiro lugar europeu foi para o francês Chahdi Hassan, atleta que cedo deixou o campeão europeu de corta-mato, Andrea Lalli (Itália), para trás, terminando a prova com 33.41 minutos. Inverteu-se, assim, a ordem dos medalhados de Ouro e Prata, relativamente ao Europeu que se disputou há duas semanas.
Nos seniores femininos, o primeiro lugar dos 6 quilómetros foi de Aga Ruti, da Etiópia, que completou o percurso com 33.02 minutos. Vice-campeã mundial de juniores, na prova de 5 mil metros, Kirui também se candidata de forma séria ao seu primeiro Mundial de corta-mato. No segundo lugar chegar aquela que nos últimos anos foi o grande valor europeu do corta-mato : Fionnuala Britton (Irlanda). Sendo primeira atleta europeia, terminou em 20.51 minutos, deixando o terceiro lugar para Gebriwoth Elini, da Etiópia, que finalizou em 21.20 minutos.
A prova não teve atletas portugueses presentes, num momento em que a maioria dos melhores atletas nacionais prepara as provas de São Silvestre. O regresso de portugueses ao corta-mato irá acontecer na próxima prova do circuito mundial de corta-mato, que será no primeiro fim-de-semana de 2013, em Edimburgo (Grã-Bretanha).
RESULTADOS
Seniores Masculinos (10.5 km)
1. Gilbert Kirui (Quénia) – 33.02
2. Alex Kibet (Quénia) - 33.11
3. Tsegay Tuemay (Eritreia) – 33.27
4. Hassan Chani (Marrocos) – 33.32
5. Hassan Chahdi (França) – 33.41
Seniores Femininos (6 km)
1. Aga Ruti (Etiópia) - 20.48
2. Britton Fionuala (Irlanda) - 20.51
3. Gebriwoth Elini (Etiópia) - 21.20
4. Caroline Chepkwoni (Quénia) – 21.24
5. Veerle Dejaeghere (Bélgica) – 21.31
Nota de editor : Foi substituido o nome de Aga Ruti (Etiópia) pelo de Gilbert Kirui (Quénia) na prova feminina.
|