Os ‘vices’ que foram reis em Bruxelas

Domingo, 23 Dezembro 2012
Os ‘vices’ que foram reis em Bruxelas

Dois jovens venceram mais um crosse IAAF.

A cidade de Bruxelas (Bélgica) voltou a acolher uma etapa do circuito mundial da IAAF, prova que também contou para o circuito belga de corta-mato.  

Mais de um mês depois da última prova a contar para o circuito mundial de corta-mato, disputada em Soria (Espanha), Bruxelas voltou a trazer uma prova emocionante. Disputada no Parc de Laeken, “palco” que já acolheu grandes eventos europeus e mundiais, a prova trouxe interessantes coincidências : ambos os vencedores têm 18 anos, ambos são vice-campeões mundiais de juniores.

A competição de cerca de dez quilómetros, salpicada de lama, levou ao pódio, dos seniores masculinos, os quenianos Gilbert Kirui (33.02) e Alex Kibet (33.11), ficando o bronze para Tsegay Tuemay, atleta eritreu. Kirui foi este Verão vice-campeão mundial de 3000 metros obstáculos e mostrou-se num bom momento de forma, sendo agora candidato a um lugar para a equipa queniana que participar no Mundial de corta-mato. O primeiro lugar europeu foi para o francês Chahdi Hassan, atleta que cedo deixou o campeão europeu de corta-mato, Andrea Lalli (Itália), para trás, terminando a prova com 33.41 minutos. Inverteu-se, assim, a ordem dos medalhados de Ouro e Prata, relativamente ao Europeu que se disputou há duas semanas.

Nos seniores femininos, o primeiro lugar dos 6 quilómetros foi de Aga Ruti, da Etiópia, que completou o percurso com 33.02 minutos. Vice-campeã mundial de juniores, na prova de 5 mil metros, Kirui também se candidata de forma séria ao seu primeiro Mundial de corta-mato. No segundo lugar chegar aquela que nos últimos anos foi o grande valor europeu do corta-mato : Fionnuala Britton (Irlanda). Sendo primeira atleta europeia, terminou em 20.51 minutos, deixando o terceiro lugar para Gebriwoth Elini, da Etiópia, que finalizou em 21.20 minutos.

A prova não teve atletas portugueses presentes, num momento em que a maioria dos melhores atletas nacionais prepara as provas de São Silvestre. O regresso de portugueses ao corta-mato irá acontecer na próxima prova do circuito mundial de corta-mato, que será no primeiro fim-de-semana de 2013, em Edimburgo (Grã-Bretanha).

RESULTADOS

Seniores Masculinos (10.5 km)

1. Gilbert Kirui (Quénia) – 33.02
2. Alex Kibet (Quénia) - 33.11
3. Tsegay Tuemay (Eritreia) – 33.27
4. Hassan Chani (Marrocos) – 33.32
5. Hassan Chahdi (França) – 33.41

Seniores Femininos (6 km)
1. Aga Ruti (Etiópia) - 20.48
2. Britton Fionuala (Irlanda) - 20.51
3. Gebriwoth Elini (Etiópia) - 21.20
4. Caroline Chepkwoni (Quénia) – 21.24
5. Veerle Dejaeghere (Bélgica) – 21.31

Nota de editor : Foi substituido o nome de Aga Ruti (Etiópia) pelo de Gilbert Kirui (Quénia) na prova feminina.

| Mais


Comentarios (2)add feed
. : .
"Nos seniores femininos, o primeiro lugar dos 6 quilómetros foi de Gilbert Kirui" Mudou de sexo?
Dezembro 24, 2012
Corrigido! : Edgar Barreira
Obrigado pela observação. Foi corrigido.
Dezembro 24, 2012
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2