|
Jovens terão um novo regulamento a partir de 1 de janeiro.
A Federação Portuguesa de Atletismo aplicará um novo regulamento jovem que traz novos eventos e algumas mudanças nas limitações impostas a cada escalão.
Já aprovado há alguns meses, o novo regulamento jovem entrará em vigor já a partir do dia 1 de janeiro de 2013, trazendo algumas novidades aos eventos jovens, numa adequação que, do ponto de vista de José Costa, Técnico Nacional Juvenil e de Desenvolvimento, permitirá preparar melhor os jovens para a entrada nos escalões acima.
Depois de em anteriores alterações se terem adequado as distâncias relativas à volta completa da pista de atletismo, que originaram distâncias como 250 metros (iniciados) e 300 metros (juvenis), agora foi a vez da adequação da estafeta mais longa, que no escalão de juvenis passará de 4x300 metros para a chamada estafeta “medley”, também designada de estafeta olímpica, que até aqui vinha sendo testada nos Jogos da CPLP. Esta nova estafeta, igualmente composta por quatro percursos, terá percursos variados na sua distância, neste caso pela ordem de 100, 200, 300 e 400 metros. Esta é uma variante da estafeta sueca, que utiliza as mesmas distâncias, mas na ordem inversa. Também nos lançamentos aparecerão diferenças no peso do dardo, que passa das 500 para as 400 gramas em infantis masculinos, e de 600 gramas para 500 gramas em juvenis femininos. No escalão de infantis serão integrados os lançamentos do disco e do martelo, uma medida há muito reclamada pelo setor de lançamentos que só via os seus atletas iniciarem nestas disciplinas enquanto iniciados. Foi ainda ajustada a altura do obstáculo na prova de 2000 metros obstáculos para juvenis, que passarão a transpor obstáculos a 84 centímetros de altura, em vez dos anteriores 76 centímetros.
Outra das provas que passará a incluir o programa de dois escalões (infantis e iniciados) é o quádruplo salto, numa tentativa de motivar a promoção do triplo salto. Mas existem diferenças entre os dois escalões, já que enquanto em infantis os saltos são realizados alternadamente com pernas diferentes, em iniciados existe uma repetição duplamente consecutiva de saltos com a mesma perna, tornando incompatível que infantis participem na prova iniciados.
Nos limites das distâncias em corrida ocorrerão também algumas alterações. No corta-mato todos os escalões aumentam as distâncias-limite, aumentos de 500 metros em infantis e iniciados e aumentos de 1000 metros em juvenis. Na estrada, os atletas iniciados também passam a poder correr a distância de 3500 metros, enquanto as juvenis femininas passam a ter acesso à légua (5000 metros). Na pista há pequenos acertos que não trazem alterações de maior. No escalão de infantis passa a ser permitida a participação nos 800 metros, quando a prova se trate de iniciados e as restantes mudanças só ocorrem em juvenis. Enquanto antes a distância igual ou superior a 800 metros não permitia a nenhum juvenil participar noutros eventos, excepto provas de velocidade, esse limite acabou diminuído para os 300 metros, apenas permitindo eventual participação na estafeta de 4x100 metros. A mudança ocorre também na definição das séries, onde a obrigatoriedade de séries começa logo a partir dos 200 metros, em vez dos anteriores 400 metros. Nas provas combinadas as associações distritais passam a poder trocar a ordem das provas, desde que se mantenha a prova de corrida longa como término do evento.
A última alteração significativa, que é transversal aos escalões de infantis e iniciados, passa pela permissão da realização de três eventos por jornada, num máximo de quatro eventos no somatório de dois dias consecutivos, um aumento de uma prova relativamente ao anterior regulamento e que permitirá aos mais jovens a experimentação de mais especialidades.
O novo regulamento pode ser consultado aqui.
Nota de autor : Foi substituído "4x400 metros" por "4x300 metros".
|
Não era 4X400m mas sim 4X300m