Pista está por montar e à espera de decisões políticas.
Não é nova a situação da pista coberta de Espinho, com o município a ceder a pressão de outros desportos.
O atletismo nacional volta a estar limitado por uma das pistas que tem feito parte da história de muitos dos campeões portugueses e que tinha o nome de António Leitão. A Nave Coberta de Espinho, que ao longo dos anos tem vindo a ser cobiçada por clubes da região de outros desportos, deverá esta época ficar livre de tartan, numa decisão tomada pela Câmara Municipal de Espinho.
Numa estranha coincidência com ano da morte de António Leitão, a decisão já está a abalar o atletismo nacional, que dentro de poucas semanas inicia a pista coberta. Após a decisão do município, a Associação de Atletismo de Aveiro pediu a intervenção da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude. Este pedido, feito há mês e meio atrás, acabaria despachado para o Instituto Português de Desporto e Juventude: ”O processo está a ser analisado”. A declaração de Augusto Baganha, presidente deste instituto, ao Atleta-Digital acabou por ser pouco conclusivo, apesar de o referido presidente considerar que a decisão sobre este caso se prende com questões estratégicas. ”Os centros de treino vão ter agora um novo enquadramento”, defendeu-se.
A falta de garantia na resolução atempada deste problema, prende-se também com o facto da pista pertencer ao município de Espinho, que não estaria a equacionar a cedência da infraestrutura para que a mesma fosse instalada noutro pavilhão, fora do município. Por outro lado, o avultado custo da montagem da pista é atualmente o principal entrave para que a mesma seja montada, a que acresce a justificação de que Espinho não terá nenhum clube suficientemente visível para que justifique a montagem da pista. ”Estamos a terminar as nossas execuções para 2012 e temos de adiar alguns projetos para 2013”, sentencia Augusto Baganha, praticamente invalidando a possibilidade da intervenção do Estado nesta delicada questão para o atletismo nacional.
Entretanto a Federação Portuguesa de Atletismo já cancelou todos os eventos que estavam previstos para Espinho, passando-os para a pista de Pombal, cidade que volta a acolher a maioria dos eventos de pista coberta, tal como ocorreu há dois anos atrás, numa altura em que a pista de Espinho não foi montada por causa de um grande processo judicial.
|
Centro alto rendimento Atletismo MAIA 2009, realidade pista cheia de buracos e que já não se vê as pistas.
Porto há uma pista de cinza -INATEL - Não dá para competir, só lançamentos.
Gaia duas pistas, que não estão homologadas, não se pode competir( mal feitas).
Pista de ESPINHO, fica guardada para não se estragar.
Temos Abrantes e Luso com um complexo desportivo excelente para meia duzia de Atletas.
Conclusão o desporto é só Futebol, acho que está na hora de dizer basta !