Ponta Delgada e Sado também decorreram neste fim-de-semana.
A São Silvestre do Porto decorreu hoje com um novo recorde de participação.
Neste fim-de-semana decorreram mais três corridas São Silvestre, a do Porto, Ponta Delgada e a do Sado. Esta corrida mediática que decorre por todo o Mundo durante o mês de dezembro dá um brilho diferente a estas noites mais frias.
Na cidade invicta, a nona edição da São Silvestre do Porto obteve um recorde de participação de 4826 atletas. O pódio masculino ficou pintado de vermelho com a presença de três atletas benfiquistas. O mais rápido a completar os 10 km foi o nortenho Rui Pedro Silva, obtendo a quarta vitória consecutiva nesta prova, desta vez terminando em 29.16 minutos. ” Sabia que ia ser uma corrida diferente, porque não estou na minha melhor forma, ainda tenho poucos dias de treino, depois de quatro semanas parado por causa da minha lesão” , disse Rui Pedro Silva, que treina agora para estar num bom momento competitivo na Amadora, no final do ano : ” Não sei se irei à São Silvestre da Amadora, porque não quero lá chegar para ser apenas mais um, quero lá chegar para lutar pelo pódio, só irei se me sentir bem.”. Pouco depos chegava o seu colega madeirense, Alberto Paulo, que demorou apenas mais dois segundos, uma semana depois de Budapeste. Já Bruno Jesus completou o pódio, cortando a meta em 29.25 segundos, um dia depois de ter sido segundo classificado na São Silvestre de Braga.
A jovem Catarina Ribeiro, atleta do Sporting, acabaria por ser a melhor atleta em prova, no setor feminino, sucedendo a Carla Salomé Rocha, vencedora há um ano. A atleta, que desde o início da temporada tem dado nas vistas nas provas de estrada, terminou a prova em 33.40 minutos, seguida de Inês Monteiro (Individual) que demorou mais 17 segundos. ”É sempre bm ganhar. Acho que fiz por merecer esta vitória”, explicou-nos a atleta no final, que atacou a cerca de três quilómetros do fim, numa altura em que seguida num grupo composto por Inês Monteiro, Mónica Silva e Sara Pinho. A atleta pensa agora na presença na São Silvestre de Lisboa e também na São Silvestre da Amadora, provas que decorrem nos últimos três dias do ano. O pódio acabaria completo pela aveirense Sara Pinho, atleta individual que terminou em 34 minutos certos.
A HABITUAL CHUVA DE ESTRELAS EM PONTA DELGADA
Pela 49ª vez a cidade de Ponta Delgada (Açores) viu correr a prova de São Silvestre e, novamente, com a presença de alguns dos melhores atletas portugueses da atualidade. Este tem sido um hábito mantido e que faz parte do investimento que a região faz numa das mais antigas provas de São Silvestre no Mundo. Desta vez participaram cerca de 150 atletas na prova principal, além dos escalões jovens, números ligeiramente inferiores em relação há um ano atrás.
Desta vez o pódio masculino pertenceu a Roman Prodius (Moldávia), Rui Pinto e Hélio Gomes (Benfica), numa prova corrida na distância de 10 quilómetros. O setor feminino teve o pódio composto por Sandra Teixeira (Sporting), Diana Almeida (Benfica) e Susana Francisco (Sporting), numa luta interessante entre os dois clubes rivais.
NO SADO A PARTICIPAÇÃO FOI MAIS MODESTA
Já a São Silvestre do Sado decorreu como sempre foi, uma corrida mais familiar mas com bastante tradição local. O ritual repete-se, a prova só começa quando chega a procissão e o santo é colocado no altar. A prova teve uma extensão de 9600 metros e é corrida nas praias do Sado.
Em masculinos a vitória foi de Custódio António, que foi seguido de José da Luz e de Paulo Guimarães. Já no setor feminino, Anabela Tavares foi a mais rápida, seguida de Carmen Pires e Paula Morais.
RESULTADOS (São Silvestre do Porto)
Masculinos (10 km)
1. Rui Pedro Silva (SL Benfica) – 29.16
2. Alberto Paulo (SL Benfica) – 29.18
3. Bruno Jesus (SL Benfica) – 29.25
4. Pedro Ribeiro (Conforlimpa) – 29. 42
5. Bruno Silva (Maia AC) – 29.52
Femininos (10 km)
1. Catarina Ribeiro (Sporting CP) – 33.40
2. Inês Monteiro (Individual) – 33. 57
3. Sara Pinho (Individual) – 34.00
4. Mónica Silva (Maratona CP) – 34.21
5. Daniela Cunha (Maratona CP) – 34.59
RESULTADOS (São Silvestre de Ponta Delgada)
Masculinos (10 Km)
1. Roman Prodius (Moldávia) – 29.56
2. Rui Pinto (SL Benfica) – 30.07
3. Hélio Gomes (SL Benfica) – 30.10
4. José Moreira (GDR Conforlimpa) – 30.11
5. Licínio Pimentel (GDR Conforlimpa) – 31.37
Femininos (5 Km)
1. Sandra Teixeira (Sporting CP) – 16.50
2. Diana Almeida (SL Benfica) – 17.25
3. Susana Francisco (Sporting CP) – 17.37
4. Vera Nunes (SL Benfica) – 17.45
5. Susana Godinho (SL Benfica) – 18.01
Enviado Especial : Filipe Oliveira (fotos)
|