Atletismo apresenta uma dezena de candidatos.
Depois de divulgada uma lista alargada de atletas, a Fundação que promove os prémios Laureus divulgou hoje a lista final, com os atletas que realmente disputarão os “Óscares” do Desporto.
O atletismo está bem representado entre os nomeados a melhor desportista do ano, em diferentes categorias. No setor masculino Usain Bolt (Jamaica) e Mo Farah (Grã-Bretanha) terão de enfrentar nomes fortes do desporto mundial, como Lionel Messi (Futebol), Michael Phelps (Natação), Sebastien Vettel (Fórmula 1) e Bradley Wiggins (Ciclismo). No setor feminino metade das nomeadas pertencem ao atletismo : Jessica Ennis (Grã-Bretanha), Allyson Felix (EUA) e Shelly-Ann Fraser-Pryce (Jamaica). Estas atletas terão de enfrentar outras três nomeadas, Missy Franklin (Natação), Lindsey Vonn (Esqui) e Serena Williams (EUA).
Entre as restantes categorias, só a categoria de equipa do ano não tem a presença de qualquer equipa relacionada com a modalidade. Na categoria de jovens esperanças aparece o nome de Kirani James (Granada), atleta de 19 anos que foi campeão olímpico nos 400 metros, na primeira medalha olímpica para o seu país. O jovem terá pela frente os nomes de Yannick Agnel (Natação), Gabby Douglas (Ginástica), Andy Murray (Ténis), Neymar (Futebol) e Ye Shiwen (Natação).
Quanto aos regressos do ano, o atletismo conta com as presenças de Tirunesh Dibaba (Etiópia) e Félix Sanchez (Rep. Dominicana), este último foi protagonista de uma das provas mais emocionantes nos Jogos Olímpicos deste ano. Estes atletas terão como adversários Ernie Els (Golfe), Anna Meares (Ciclismo), European Ryder Cup Team (Golfe) e a equipa alemã de canoagem.
Por último resta a distinção para atletas com deficiência, onde existem três atletas que se dedicam ao atletismo adaptado : Johanna Benson (Namibia), Alan Oliveira (Brasil) e David Weir (Grã-Bretanha).
ENTREGA DOS PRÉMIOS A 11 DE MARÇO
Agora é tempo do juri convidado, a designada “Laureus World Sports Academy”, que integra 46 dos melhores atletas mundiais de sempre, fazer a sua votação para que a 11 de março os vencedores sejam anunciados. Nas próximas edições dos prémios eles serão entregues no Rio de Janeiro (Brasil), a cidade que em 2016 acolherá os Jogos Olímpicos de Verão.
Foto : Laureus
|