Mundial de Atletismo está em fase final de preparação.
Em agosto de 2013 terá lugar mais um Mundial de Ar Livre, que se disputa na cidade de Moscovo (Rússia). Já se conhece a mascote que irá animar o evento…
O Mundial de Ar Livre é o grande evento de atletismo do ano de 2013, depois de em 2011 a prova ter passado pela cidade de Daegu (Coreia). A prova decorrerá entre 10 e 18 de agosto e promete trazer várias interessantes pontos de interesse, entre eles está a possibilidade de ali Yelena Isinbaeva fazer a sua última competição da carreira, conforme já anunciou. Aliás, a varista russa tem sido uma das principais caras da organização russa, tal como por exemplo a saltadora Anna Chicherova.
”Desde Setembro que recebemos um elevado número de delegações da IAAF e dos seus parceiros. Ainda há muitas coisas a melhorar, mas julgo que estamos na direcção certa. Contudo julgo que temos praticamente resolvidos as questões organizacionais”, disse Aleksander Polinsky, o director do evento localmente.
A prova será disputada no lendário estádio de Luzhniki, local que acolheu os Jogos Olímpicos de 1980 e que foi reformulado para esta competição. ”A pista do estádio está colocada e está a ser reformulada, principalmente nos sectores de saltos e lançamentos”, disse à IAAF o director do evento. A partir do próximo mês de maio serão nessa pista realizados eventos de teste, procedimento habitual nas grandes competições internacionais. A lotação máxima de 80 mil lugares terá cerca de 50 mil lugares disponíveis para o público em geral, numa altura em que já é possível comprar bilhetes. Os restantes lugares serão destinados aos convidados, imprensa e às comitivas de cada país.
A Organização não teme o sucesso organizativo dos Jogos Olímpicos deste ano e até o considera uma inspiração. Anna Chicherova, atleta russa, espera o seu sucesso na competição, mas faz a sua profecia a longo prazo : ”Eu desejo imenso que nós venhamos a ter um recorde mundial (em Moscovo) e, para mim , competir em casa é muito relevante para mim. Quero mostrar um bom resultado para a minha família, os meus amigos e os meus fãs”. A forte aposta da atleta nesta competição irá levá-la a falhar, com muita probabilidade, o próximo Europeu de pista coberta.
PARDAL FOI A MASCOTE ESCOLHIDA PARA MOSCOVO 2013
Novamente a organização de um Mundial de Ar Livre aposta numa mascote com o objectivo de mostrar a competição a todos os públicos. Entre as cerca de 200 propostas que a Organização recebeu via internet, foi escolhida a versão do Pardal. A escolha deste ícone ter-se-à prendido com o facto de esta ser uma ave rápida, leve e ágil, que segundo o secretário-geral da Federação Russa de Atletismo, Mikhail Butov, “são as qualidades de um atleta”.
A apresentação da mascote, que decorreu no passado dia 5 de dezembro, foi o mais recente desenvolvimento organizativo do próximo Mundial de Ar Livre.
|