[BUDAPESTE12] Portugal com queda colectiva

Domingo, 09 Dezembro 2012
[BUDAPESTE12] Portugal com queda colectiva

Atletas masculinos afectados por atleta norueguês.

Portugal saiu hoje francamento prejudicado por um único atleta, norueguês de nacionalidade, que fez derrubar os seis atletas portugueses . 

Hoje saiu a fava à equipa portuguesa que muito se pode queixar de um dos atletas noruegueses, que à saída das boxes derrubou toda a equipa. O incidente deixou os atletas portugueses em fúria, que passaram a primeira volta a tentar recuperar o prejuízo causado Luís Feiteira e Alberto Paulo acabariam mesmo por desistir.

Mas a história da corrida foi mais do que este início atribulado, com o herói do dia a ser Andrea Lalli (Itália). O atleta cedo se isolou em conjunto com o adversário Hassan Chahdi (França), um dos principais candidatos ao Ouro. Na metade da prova já o italiano estava isolado, com uma vantagem de cerca de dez segundos que foi aumentando volta a volta, chegando a ultrapassar os 20 segundos. Na última volta Lalli limitou-se a controlar o ritmo e ainda teve tempo de desfraldar a bandeira do seu país na reta da meta, um facto pouco habitual em grandes competições de corta-mato. Mais atrás sempre seguiu um grupo extenso, de onde Chahdi só saiu à última volta, para uma prata muito desejada neste, ainda , jovem atleta. No terceiro lugar, outro atleta italiano, Daniele Meucci, que veio tentar puxar a sua selecção na chegada ao topo colectivo, o que acabaria por não ocorrer. Sempre fora da corrida e longe do melhor esteve Sergiy Lebid, o multicampeão que hoje não foi além do 15º lugar, na intensa lutar na neve e no gelo.

Em relação à história portuguesa, À primeira volta passaram todos os atletas nacionais para lá do top-70, numa iniciação à luta individual pela melhor classificação possível. Fernando Silva sempre foi o líder dessa luta, numa recuperação quase titânica contra o tempo e contra as voltas que passavam. Com ele subiu na classificação Paulo Gomes, um dos atletas veteranos da equipa que aqui chegou a um improvável 37º lugar, logo a seguir a Fernando Silva que foi 36º classificado. O português mal terminou tentou pedir as devidas explicações ao atleta norueguês, que acabaria por provocar uma classificação portuguesa para lá do esperado. Foi o atleta vianense a voz do protesto no final : ”O atleta devia ser desclassificado”.O português considerou-se triste pelo sucedido e comentou as dificuldades sentidas: ”Desde o momento em que me vi no último lugar, foi muito difícil recuperar. O percurso não tinha zonas planas.”. Ainda assim, a recuperação foi já, por si própria, um facto positivo na corrida de Fernando Silva e Paulo Gomes, mas defraudando-se a expectativa de top-10 individual para Fernando Silva e uma melhor classificação colectiva de Portugal. António Silva (45º) e Bruno Jesus (70º) acabariam por ser os “sobreviventes” da queda inicial, onde ficaram arredados Luís Feiteira e Alberto Paulo.

Desta forma, o colectivo não saiu dentro das expectativas normais para Portugal, não indo a selecção nacional além do 11º lugar, com 188 pontos. Hoje saiu-se melhor a Espanha, com 35 pontos e fazendo tocar o seu hino neste local gelado. Grã-Bretanha (38 pontos) e Itália (63 pontos) completariam o pódio colectivo.

RESULTADOS (Séniores Masculinos):
1. Andrea Lalli (Itália) – 30.01
2. Hassan Chahdi (França) – 30.11
3. Daniele Meucci (Itália) – 30.13
4. Thomas Farrell (Grã-Bretanha) – 30.14
5. Carles Castillejo (Espanha) – 30.14
(…)
36. Fernando Silva (Portugal) – 31.15
37. Paulo Gomes (Portugal) – 31.20
45. António Silva (Portugal) – 31.30
70. Bruno Jesus (Portugal) – 32.58
Luís Feiteira – desistente
Alberto Paulo – desistente

Enviado Especial : Edgar Barreira (texto e fotos)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2