Melhores marcas de sempre nas Caldas da Raínha.
Os quenianos Cybrian Kotut e Mary Wacera trouxeram rapidez ao evento, que teve a presença de alguns dos melhores atletas nacionais e ainda uma corrida só para crianças.
Numa noite onde já se sentiu o frio do Inverno, em Portugal, realizou-se a 3ª edição da Corrida pela Vida, corrida que tem uma vertente solidária onde todos os lucros irão reverter para a Ajuda de Berço. Este ano o percurso foi diferente dos anos anteriores, começando à frente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo e acabando no mesmo local, com passagem nas principais artérias da cidade das Caldas da Rainha. Os atletas percorreram aproximadamente a distância de 10 quilómetros, num percurso que era composto por três voltas iguais.
O grande vencedor masculino foi o queniano Cybrian Kobut com o tempo de 29.45 minutos e que implementou um novo recorde de prova, em distância aproximada, destronando o tempo de 30.45 minutos obtido em 2010 por Hermano Ferreira. No segundo lugar, único português no pódio, ficou Sérgio Silva, atleta que cortou a meta aos 30.55 minutos. A finalizar o pódio o queniano Nicholas Korir completou o percurso em 30.11 minutos. Já presença habitual no evento, Sérgio Silva foi o primeiro português a acabar a prova, tecendo elogios às melhorias ocorridas na edição deste ano. "A prova correu muito melhor do que o ano passado”, disse, relembrando os problemas que existiram no percurso a edição passada. O atleta acrescentou ainda que “o frio natural desta altura, faz parte de provas de Inverno e principalmente em provas noturnas”. O atleta acabou feliz pela sua classificação e o seu estatuto de totalista levou-o a considerar que
“dizem que à terceira é de vez e desta vez consegui ficar em segundo lugar”. No quarto lugar chegaria outro totalista de presenças, Hermano Ferreira, que perdeu hoje o estatuto de totalista nas vitórias, depois de duas edições onde foi destacado vencedor.
![Cybrian Kobut](/images/arquivo/2012/eventos/corridapelavida/cybrian_kotut.jpg)
Do lado feminino a vitória também não escapou ao Quénia, depois de Mary Wacera ter corrido a distância em 34.15 minutos. Também do Quénia seria a segunda classificada, por intermédio de Correti Jepkoech, que demorou mais alguns segundos que a sua compatriota, finalizando em 34.38 minutos. O pódio acabaria fechado por intermédio da sportinguista Sandra Teixeira, atleta que geriu a sua vantagem na reta para outra portuguesa, Ana Mafalda Ferreira (GD Estreito). Teixeira terminou em 35.41 minutos, enquanto Ferreira cruzou a meta aos 35.49 minutos. No final da prova Sandra Teixeira considerou que a corrida ”correu muito bem". Se o frio terá atrapalhado, embora considere que na metade da prova todas as atletas já iriam bem aquecidas, embora "o percurso seja um bocado duro, muitas subidas e muito empedrado". Tal como Sérgio Silva, do ponto de vista de Sandra Teixeira o evento foi positivo.
Antes da prova principal decorreu ainda uma prova só para crianças, que maioritariamente vinham de estabelecimentos de ensino das Caldas da Raínha. Ainda que o número de participação na prova principal tenha diminuido, num fim-de-semana em que decorrem alguns eventos importantes, de um ponto de vista geral o evento acabou igualmente preenchido, recuperado de alguma da animação que tinha tido na sua primeira edição.
![Corrida Jovens](/images/arquivo/2012/eventos/corridapelavida/corrida_jovens.jpg)
Consulte os resultados completos no Lap2Go (ver aqui)
RESULTADOS
Masculinos
1. Cybrian Kotut (Quénia) - 29.45
2. Sérgio Silva (Individual) - 30.07
3. Nicholas Korir (Quénia) - 30.11
4. Hermano Ferreira (GDR Conforlimpa) - 30.25
5. José Maduro (Individual) - 31.14
Feminino
1. Mary Wacerca (Quénia) - 34.15
2. Correti Jepkoech (Quénia) - 34.38
3. Sandra Teixeira (Sporting CP) - 35.41
4. Ana Mafalda Ferreira (GD Estreito) - 35.49
5. Carla Martinho (ADERCUS) - 36.04
![Pódio feminino](/images/arquivo/2012/eventos/corridapelavida/podio_fem.jpg)
![Pódio masculino](/images/arquivo/2012/eventos/corridapelavida/podio_masc.jpg)
Enviada Especial : Joana Oliveira (texto e fotos)
|