Entre muitos ausentes, muita é a renovação.
A seleção da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte irá apresentar-se desfalcada em Budapeste de alguns dos seus principais valores confirmados da especialidade de corta-mato.
Já são nove as edições consecutivas em que a seleção britânica sai dos Europeus de Corta-Mato com o maior número de medalhas alcançadas, somadas as medalhas individuais e coletivas. Ao longo da história deste evento as seleções foram renovando e desta vez a renovação parece bastante profunda. Entre medalhados em 2011 estão ausentes Gemma Steel (bronze em séniores femininos), Emma Pallant e Naomi Taschimonwitz (ouro e prata de sub-23 femininos), Richard Goodman (prata em juniores masculinos). Da mesma forma estão ausentes outros atletas que se foram revelando na história desta competição, como a jovem Stephanie Twell ou o experiente Mo Farah.
Não deixa, assim, de ser estranho que um dos principais rosto da equipa de 36 atletas seja a junior Emelia Gorecka, que foi terceira neste escalão há dois anos e a campeã europeia no ano passado. A sua carreira teve neste ano um ponto alto, com a medalha de bronze na prova dos 3000 metros no Mundial de Juniores. ”Budapeste foi sempre o meu objetivo para esta altura da época. Todas as competições que tenho feito têm sido passos importantes e agora eu mal posso esperar por alinhar à partida e competir. A equipa parece-me muito forte e estou muito entusiasmada com isso”, disse Gorecka à Associação Europeia de Atletismo. Jessica Judd é também uma forte candidata às medalhas, ainda que o sucesso desta oitocentista dependa do estado do percurso. Em júniores masculinos o nome que aparece como mais proeminente é o de Kieran Clements, nono classificado de há um ano atrás, em Velenje.
Mas por outro lado a equipa sénior masculina conta com o nome de peso de Andy Vernon, um atleta que pode confirmar o brilhantismo do seu percurso em Europeus de Corta-Mato, onde já arrecadou três medalhas (uma prata enquanto junior, uma prata e um bronze enquanto sub-23). Há um ano foi o melhor britânico no escalão sénior, obtendo um 9º lugar promissor. Já em séniores femininos só duas atletas repetem a presença de há um ano, Elle Baker (14ª classificada em Velenje) e Emily Wicks.
Outro nome parece destacar-se em sub-23 masculinos, pela medalha de prata no escalão de juniores, em 2009. Trata-se de Nick Goolab, que terá ainda a seu lado o medalha de prata neste escalão no ano passado, além de uma medalha enquanto júnior (James Wilkinson). No escalão de sub-23 a mais destacada parece ser Hanna Alderson, sétima classificada há um ano.
CONVOCADOS :
Seniores Masc. : Tom Farrell, Keith Gerrard, Tom Humphries, Jonathan Taylor, Andy Vernon, Steve Vernon.
Seniores Fem. : Elle Baker, Louise Damen, Caryl Jones, Rosie Smith, Emily Wicks, Katrina Wootton.
Sub-23 Masc.: Nick Goolab, Dewi Griffiths, Jonny Hay, Simon Horsfield, Scott McDonald, James Wilkinson.
Sub-23 Fem.: Hannah Alderson, Jess Coulson, Lauren Howarth, Lily Partridge, Beth Potter, Hannah Walker.
Junior Masc.: Ian Bailey, Kieran Clements, Charlie Grice, Charlie Hulson, William Paulson, Luke Traynor.
Junior Fem.: Rhona Auckland, Alex Clay, Emelia Gorecka, Jessica Judd, Annabel Mason, Jenny Walsh.
|