55ª edição da Volta a Paranhos vai para estrada dia 8.
A prova nortenha parece continuar a ascender de importância e a presença da ex-campeã olímpica, após dois anos de ausência das provas, é o principal destaque.
É das históricas provas de estrada a realizarem-se em Portugal, numa aventura organizativa que começou em 1956. Entre várias dificuldades que o clube organizador foi passando, o Sport Comércio e Salgueiros, a prova foi resistindo. De novo o evento vai para a estrada este ano, a 8 de dezembro e com a principal novidade a focar-se no regresso à corrida de Fernanda Ribeiro, agora com 43 anos de idade. Esta atleta venceu em Paranhos em 2009 e 2010, num momento em que já estava em fase descendente da sua carreira, depois de em 1992, na altura com 23 anos, ter também vencido. Não será de esperar que Fernanda Ribeiro saia este ano vencedora, esperando-se uma participação simbólica desta atleta que recentemente abraçou a carreira de dirigente, como parte integrante da Direção da Federação Portuguesa de Atletismo.
O evento parece, desde já, ter um traço de evento de sucesso, com a Organização a anunciar a inscrição de 2000 atletas na prova principal (10 Km) e cerca de um milhar de participantes na Caminhada Pais e Filhos. As partidas serão dadas junto ao antigo Estádio Vidal Pinheiro, como forma de homenagem aos 101 anos do clube portuense.
Há um ano Marisa Barros (32.48 minutos) e Evans Kiplagat (29.23 minutos) sairam vitoriosos desta prova, que volta a realizar-se em período de preparação para o Europeu de Corta-Mato, logo sem a presença de muitos dos principais fundistas portugueses da atualidade.
|