Sara Moreira e José Rocha vencem Torres

Domingo, 25 Novembro 2012
Sara Moreira e José Rocha vencem Torres

Torres Vedras foi última etapa de observação.

Decorreu esta manhã a segunda e última prova de observação para seleção da equipa portuguesa que marcará presença, dentro de duas semanas, no Europeu de Corta-Mato. 

Foi num dia de chuva, que foi precedido de várias horas de chuva durante a noite, que o Corta-Mato de Torres Vedras se disputou. O terreno relvado foi dando lugar a alguma lama, facto que foi enaltecido por vários dos atletas que iam terminando as suas provas. Os olhos não deixaram de estar focados nas provas de júniores e séniores, onde a observação se fez sentir pelos olhos atentos de Sameiro Araújo, a técnica responsável pela seleção para Budapeste.

O FAVORITISMO DE JOSÉ ROCHA E SARA MOREIRA FIZERAM SENTIR-SE

Entre os atletas inscritos e aqueles que marcaram presença na linha de partida, José Rocha (Maratona) era, naturalmente, o principal favorito à vitória. Com estatuto de medalhado no último Europeu de Corta-Mato, o vianense só se soltou do grupo para lá da metade de prova, um grupo que era composto por mais três atletas : António Silva, Bruno Jesus e Rui Pinto. Bruno Jesus (Benfica) foi durante algum tempo o segundo classificado, mas a recuperação de António Silva (Senhora do Desterro) levou-o a um segundo lugar e também provavelmente de volta a Europeus, quatro anos depois da sua última participação : ” O objetivo não era o Europeu este ano, mas sim curar a lesão. Vou dar o meu melhor no Europeu”. Mas antes de si chegaria então José Rocha, 12 segundos mais rápido, mas ainda assim cansado. ” Foi muito duro, a prova foi muito violenta até ao fim”, disse José Rocha, que garante que a medalha que obteve há um ano, em Velenje (Eslovénia), não lhe pesa no peito : ”Não tenho pressão nenhuma, vou como noutros anos”. No terceiro lugar chegaria Rui Pinto (Benfica), ele que foi também o melhor sub-23, num percurso que até confessou ser ao seu estilo. ”Se o terreno for assim em Budapeste, tenho a certeza que farei um bom Europeu”, disse o jovem atleta que terá aproveitado para correr num ritmo mais vivo, ”com pica”, garantiu. Já as expectativas para Budapeste foram cortadas pela raíz pelo atleta benfiquista : ” Este é o primeiro ano como sub-23 e não seria bom para mim partir com expectativas elevadas”. No terceiro lugar, exceptuando os sub-23, terminou Bruno Jesus (Benfica), seguido pelo veterano Paulo Gomes (Benaventense).

José Rocha

Já a corrida feminina teve uma dinâmica bastante diferenciada, com o grupo da frente da corrida a praticamente não existir, face ao forte ritmo imposto por Sara Moreira (Maratona), ela que assumiu o favoritivismo, ela que garante estar “em muito boa condição física”. Atrás de si perseguia Ercília Machado (Sporting), que contrariou a tática dada pela sua treinadora, mas que terá resultado para os seus propósitos. Sara Moreira foi gerindo a sua vantagem, na tentativa de se desgastar o menos possível, ainda que ”o desgaste tenha sido maior do que esperava”. Com mais de meio minuto de vantagem sobre Ercília Machado, a fundista portuense irá agora tentar que a sua boa forma se prolongue até Budapeste. Sara Moreira lamentou o facto da ”equipa infelizmente não estar tão forte”, mas considera que a sua presença em Budapeste será ”para dar o melhor” e na tentativa de ”sair com uma medalha coletiva”. Depois de uma época difícil, a segunda chamada à equipa sénior de Ercília Machado é para a atleta leonina uma vitória e este Europeu de Corta-Mato traz-lhe à mente que o Europeu foi há um ano a última grande prova da sua época : ” Vou começar na prova onde acabei no ano passado”. No terceiro lugar, mesmo com as dores que a esperavam, chegaria Anália Rosa (Maratona), uma atleta que tem feito parte da espinha dorsal da equipa feminina de corta-mato mas, infelizmente para Portugal, este ano com menos capacidade de correr num bom nível. “Acho que foi das provas que mais me custou em toda a minha carreira”, diz a fundista, que teve de gerir as dores, mas sem saber como as irá gerir até Budapeste : ” Vou descansar agora uma semana e depois retomo na semana do Europeu”. Não tendo certezas sobre se irá conseguir contribuir para a classificação coletiva neste Europeu, Anália Rosa garante que irá para terminar e transmitir a sua experiência aos atletas mais jovens. E entre as jovens pode muito bem vir a estar Sara Carvalho (ADERCUS), atleta que depois do sexto lugar na Amora, obteve hoje o quarto lugar, a somente nove segundos de Anália Rosa. A primeira atleta sub-23 a cortar a meta acabaria por ser Daniela Cunha (Maratona), chegada no quinto lugar entre séniores, à vontade sobre Catarina Lima (UD Várzea) e sobre a sueca Linn Nilsson, as atletas sub-23 seguintes.

SILVANA DIAS VOLTA A MOSTRAR-SE ACIMA DA MÉDIA

Não foi com uma diferença tão dilata quanto ocorreu na Amora, mas hoje a vitória de Silvana Dias (UD Várzea), em juniores, voltou a ser isolada e num ritmo que indicia uma possível boa participação no Europeu de Corta-Mato. A atleta cedo se destacou de um grupo onde estavam outras colegas de equipa. Se à vitória de Silvana Dias se juntar que as primeiras cinco atletas da UD Várzea chegaram entre os primeiros seis lugares, poderá avaliar-se a hegemonia desta equipa do Norte, que é a fiel representante portuguesa nas TCCE da especialidade. ” Fiz uma pré-época muito boa”, explica Silvana Dias, justificando o aparente sucesso que obteve nas provas portuguesas, mas é mais moderada quanto ao que possa vir a acontecer em Budapeste : O ano passado entrei nas primeiras 30 classificadas, este ano espero melhorar”. A única atleta que se intrometeu na luta entre as atletas da UD Várzea foi Jéssica Matos, sexta classificada na Amora, hoje segunda classificada, seguindo-se Catarina Gonçalves.

O setor masculino foi mais disputado e a vitória acabaria mesmo na mão de Miguel Borges (Benfica), atleta que tinha estado ausente há duas semanas e que veio a Torres Vedras carimbar a sua ida para Budapeste. “Foi uma prova bastante complicada”, considerou o benfiquista, que indicou os ritmos impostos no grupo como fortes para o pesado percurso que os atletas percorreram no Parque Verde da Várzea. Terminaram nas posições seguintes Miguel Marques (Benfica), que melhorou o terceiro lugar da Amora e ainda Fernando Mendonça (Praia da Salema).

Silvana Dias

SELEÇÃO PARA BUDAPESTE SAI AMANHÃ

A responsável por estas seleções, Sameiro Araújo, não quis deixar indicações no dia de hoje sobre quais ou quantos atletas serão selecionados para este Europeu de Corta-Mato. Esta seleção será conhecida durante o dia de amanhã. A avaliar pelas prestações em crosses nacionais, as seleções séniores poderão não ser tão fortes como noutros anos, face a algumas ausências de peso. O Europeu de Corta-Mato disputa-se no próximo dia 8 de dezembro, em Budapeste (Hungria) e terão cobertura especial da equipa do Atleta-Digital.

RESULTADOS

Juniores Fem (5.5 Km):

1. Silvana Dias (UD Várzea) – 18.46
2. Jéssica Matos (SL Benfica) – 19.07
3. Catarina Gonçalves (UD Várzea) – 19.16

Juniores Masc (6.9 Km):
1. Miguel Borges (SL Benfica) – 22.26
2. Miguel Marques (SL Benfica) – 22.35
3. Fernando Mendonça (GR Praia Salema) – 22.42

Séniores Fem (6.6 Km):
1. Sara Moreira (Maratona CP) – 27.44
2. Ercília Marchado (Sporting CP) – 28.15
3. Anália Rosa (Maratona CP) – 29.05
4. Sara Carvalho (ADERCUS) – 29.14
5. Daniela Cunha (Maratona CP) – 29.22 (1ª Sub-23)
(...)
7. Catarina Lima (UD Várzea) – 29.39 (2ª Sub-23)
10. Lunn Nilsson (Suécia) – 30.44 (3ª Sub-23)

Séniores Masc (9.0 Km) :
1. José Rocha (Maratona CP) – 33.12
2. António Silva (ACR Senhora Desterro) – 33.24
3. Rui Pinto (SL Benfica) – 33.30 (1º Sub-23)
4. Bruno Jesus (SL Benfica) – 33.34
5. Paulo Gomes (CUA Benaventense) – 33.47
6. Luís Mendes (ACR Senhora Desterro) – 34.29 (2º Sub-23)
10. Hugo Santos (Maia AC) – 34.40 (3º Sub-23)

Rui Pinto

Enviados Especiais : Edgar Barreira (texto) e Marcelo Silva (fotos)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2