GP de Rio Maio, em Marcha Atlética, deixa Challenge da IAAF.
A meados de abril vai-se realizar o Grande Prémio de Rio Maior, mas sem o estatuto de prova pertencente ao principal circuito mundial de marcha atlética.
Depois da reunião do Conselho da IAAF, nesta semana, ficou decidido que a 22ª edição da prova de Rio Maior ficaria de fora da Challenge Mundial, depois da organização portuguesa ter declarado que o orçamento era limitado e que só iria candidatar-se ao circuito europeu esta, que por seu lado, não obriga a tanta presença de atletas de elite, nem os mesmos prémios monetários.
Rio Maior passará ao nível europeu e passará a ser um meeting da Associação Europeia de Atletismo, ficando assim com a categoria C da IAAF, não sendo significativa para um marchador que queira arrecadar pontos para o circuito mundial. O Challenge Mundial passará a ser constituido por seis eventos (México, China, Itália, Espanha e Rússia)
As dificuldades económicas foram o culminar desta situação dado que se torna "insuportável assegurar o mesmo nível de encargos com alojamento, viagens e prémios que nos eram impostos pela IAAF”, como confirma Jorge Miguel, do Clube de Natação de Rio Maior, que organiza a prova em conjunto com a Câmara Municipal.
Ainda assim, com este corte, a prova vai continuar a ser realizada como afirma Carlos Coutinho, administrador da empresa municipal responsável pelo Centro de Alto Rendimento, a DESMOR : "é importante que os atletas locais tenham um bom momento competivo na sua própria casa". Em 2013 o Grande Prémio de Rio Maior disputa-se a 6 de abril, onde ainda assim se devem aguardar os melhores marchadores portugueses da atualidade.
CALENDÁRIO DO CHALLENGE MUNDIAL 2013
23/02 - Chihuahua (México)
01/03 - Taicang (China)
01/05 - San Siesto Giovanni (Itália)
01/06 - Corunha (Espanha)
10-18/08 - Moscovo (Rússia)
? - por definir China -- Final do Challenge
|