[BUDAPESTE12] Lebid tenta décima vitória
|
Quarta, 21 Novembro 2012 |
Ucraniano marcará presença no Europeu de Crosse.
Serhiy Lebid é o mais vitorioso da história da competição e aos 37 anos quer abrir as duas mãos para contar o número de vitórias.
A última vitória de Lebid ocorreu em Albufeira (Portugal), no ano de 2010, naquela que foi a sua nona vitória na história do evento. Superou as vitórias do português Paulo Guerra e quase sempre deixou a sua marca nos Europeus de Corta-Mato. No ano passado a neve no seu local de treino impediu uma melhor preparação, acabando por desistir, mesmo depois de ter tentado andar com os atletas da frente. É, desde 1994, o único atleta a marcar presença em todas as edições, outro marco difícil de igualar.
Neste momento o atleta ucraniano prepara-se no seu país, em Evpatoria, fazendo alguns períodos de treino na cidade russa de Kislovodsk. ”Em outubro comecei a minha preparação especial num estágio em Evpatoria e agora estou a treinar em Kislovodsk onde estou a realizar o habitual treino de altitude antes dos campeonatos”, disse o ucraniano em entrevista à Associação Europeia de Atletismo.
Quanto à sua ambição, Lebid explica-a com a naturalidade e simplicidade que o definem : ”Estou-me a sentir bem e não tenho problemas com lesões. Não faria sentido ir a Budapeste apenas como mais um participante. Tenho de estar na minha melhor forma e lutar pela minha décima medalha de Ouro”. E para já não parece estar nos horizontes do atleta ucraniano a ausência em próximas edições, justificando que ”será muito triste o dia em que não conseguir correr” o Europeu de Corta-Mato.
O Europeu de Corta-Mato disputa-se no próximo dia 9 de dezembro, em Budapeste (Hungria) e contará com uma cobertura especial do Atleta-Digital.
|