Votação de melhor atleta português do mês de outubro..
Marisa Barros (25.75%) e Rui Silva (35.12%) foram os mais fortes da votação de melhor atleta português do mês.
Na renovação para uma nova temporada, o atletismo voltou às estradas dando descanso ao tartan das pistas. Esta situação motivou uma lista de nomeados mais reduzida e toda ela constituida por atletas competiram durante o mês de outubro nas estradas, a correr ou a marchar. A vitória calhou a dois maratonistas, embora nenhum deles tenha participado em eventos de Maratona : Rui Silva e Marisa Barros.
A preparar cuidadosamente a nova época, Rui Silva esteve num bom mês competitivo, aproveitando por se dedicar a competições menos formais, ainda que num nível suficiente para cativar a atenção dos votantes. O fundista leonino começou por vencer a prova do seu clube, o Sporting, vencendo também mais tarde a corrida da sua marca desportiva, na Corrida do Tejo. Em ambos os casos a estrada prometiam 10 quilómetros e em ambos os casos o atleta esteve próximo de baixar da barreira dos 30 minutos : 30.03 minutos na Corrida do Sporting e 30.07 minutos na Corrida do Tejo.
![Rui Silva](/images/arquivo/2012/eventos/corrida_tejo/rui_silva2.jpg) Foto : Edgar Barreira/ Atleta-Digital
Já quanto a Marisa Barros a atleta nortenha destacou-se por uma única presença, na Meia-Maratona de Valência, prova onde correu em 1:10.41 hora, sendo a melhor europeia no segundo lugar. A atleta portuguesa refez-se, assim, dos Jogos Olímpicos e conquistou um bom registo numa altura em que preparava a sua Maratona ainda no decorrer deste ano. Tal como Rui Silva, esta foi a sexta vitória de Marisa Barros nesta votação, o que também a eleva como a iguala a outras atletas que partilham o segundo lugar das atletas mais vitoriosas desde abril de 2008.
![Marisa Barros](/images/arquivo/2010/eventos/mmovar/marisa_barros.jpg) Foto : Filipe Oliveira / Atleta-Digital
No que restou do “pódio” desta votação, ocorreu uma partilha entre a corrida e a marcha atlética. Em masculinos foram o fundista Rui Pedro Silva (25.22%) e o marchador Sérgio Vieira (17.93%) a ocuparem lugares cimeiros. Do lado feminino Dulce Félix (22.25%) e a marchadora Daniela Cardoso (17.97%), foram as restantes ocupantes deste pódio, com Daniela Cardoso a aparecer pela primeira vez neste pódio.
JURI “ATLETA-DIGITAL.COM”
- Edgar Barreira (Administrador)
- Filipe Oliveira (Administrador)
- Rafael Lopes (Colaborador do Dep. Conteúdos)
JURI “TREINADORES”
- Prof. Ricardo Esteves
- Prof. Rui Norte
- Prof. José Uva
- Prof. Paulo Constantino
- Teodoro Marujo
JURI “GENERALISTA”
- António Manuel Fernandes (Revista Atletismo)
- Carlos Viana Rodrigues (AMMA Magazine)
- Daniela Ferreira (Convidada)
- Filipa Oliveira (Convidada)
- José Neves (Estatístico)
Download:
|
Porque se dão ao trabalho de colocar a aplicação para uma suposta votação online se a mesma não vale de nada.Em relação ao Rui Silva foi unanime e foi de longe em relação às marcas que foi justo ter sido eleito o melhor deste mês de Outubro.
Agora em relação à eleição da melhor atleta do mês de Outubro, por que razão é que a atleta Daniela Cardoso, que sem sombra de duvidas ganha destacadissima a votação online com perto de 60% e todas as outras atletas não passam dos 18%, não é a vencedora deste mês, não desvalorizando como é obvio as nossas prestigiadas atletas Olímpicas Marisa Barros e Dulce Felix, mas a marca que a Daniela Cardoso fez tambem é de nivel e no meu ver merecedora de terem tido isso em consideração. É assim que querem moralizar e dar continuidade aos jovens atletas? Dentro de 3 anos e 8 meses vão saber o que eu quero dizer pois esta atleta é de raça e não se deixa abater facilmente, e vai trabalhar ainda mais.
Peço desculpa pelo desabafo mas hoje fiquei bastante
- para o resultado final contam quatro grupos de votação (Público, Atleta-Digital, Treinadores e Generalista), cada um com 25% de influência sobre o resultado final ;
Esta medida visa a tentativa de tornar o resultado o mais aproximado do que possa ser justo. Sem demérito para a atleta Daniela Cardoso, julgamos que o alcance do pódio desta atleta é uma excelente recompensa pelo seu trabalho.