World Marathon Majors ocorre desde 2006.
Já se conhecem os vencedores da época de 2011/2012, com o anterior biénio a terminar com o pé esquerdo, com a desmarcação da Maratona de Nova Iorque, mas com a confirmação de Tóquio.
O circuito mundial em causa é como que um campeonato de dois em que cada atleta de elite arrecada pontos perante o seu lugar. No fim do biénio apura-se como vencedor aquele que tiver averbado mais pontos. Até agora o circuito tem sido composto por cinco corridas anuais, em Boston (EUA), Londres (Grã-Bretanha) , Berlim (Alemanha) , Chicago (EUA) e Nova Iorque (EUA). Com a desmarcação da Maratona de Nova Iorque, neste mês, os vencedores apuraram-se sem a última prova.
Os grandes vencedores do circuito que terminou foram os quenianos Geoffrey Mutai e Mary Keitany, apesar de Mutai já ter assegurado há muito tempo a sua vitória neste circuito. Contudo só depois do cancelamento da prova de Nova Iorque é que pôde festejar vitória, com 75 pontos ganhos nas Maratonas de Boston, Londres e Nova Iorque. Mutai deixou os seus colegas muito distantes, classificando-se de seguida o etíope Tsegaye Kebede (46 pontos) e de seguida o queniano Wesley Korir. Ao top-5 só chegaram atletas africanos, principalmente do Quénia, com Kebede a ser a excepção.
Também do lado feminino a supremacia caiu do lado do Quénia, com o pódio a ser totalmente preenchido por quenianas. A vitória acabaria na mão de Mary Keitany, atleta que se destacou na distância e que garantiu o título com 65 pontos. A atleta queniana conquistou esta pontuação ao vencer por duas vezes a Maratona de Londres e ainda após conseguir a vitória na Maratona de Nova Iorque, em 2011. Seguiram-se a Keitany as quenianas Edna Kiplagat e Sharin Cherop. Com os mesmos pontos da terceira classificada apareceu a primeira não africana, a russa Liliya Shobukhova, que partilha assim o terceiro lugar.
TÓQUIO É A SEXTA PROVA A CONTAR PARA O CIRCUITO
Já a partir do próximo ano o circuito mundial de maratonas apresentará mais um evento de luxo, a Maratona de Tóquio. Esta é uma das principais Maratonas mundiais, não só pela forte presença de público, como pelos quase 40 mil participantes que fazem deste um evento de referência. A prova de Tóquio será realizada como a primeira prova do ciclo dos anos de 2013 e 2014, realizando-se a 24 de fevereiro de 2013.
|