Inga Abitova suspensa dois anos
|
Quinta, 08 Novembro 2012 |
Antiga campeã europeia foi mais uma vítima do passaporte biológico.
A nova técnica de deteção de casos de doping parece estar a ter alguns resultados e a mais recente condenada por doping foi a russa Inga Abitova.
A atleta russa de 30 anos, Inga Abitova, caiu no controlo do seu passaporte biológico e acabou condenada a dois anos de suspensão. A notícia foi veiculada pela Federação Russa de Atletismo, que indicou um desvio da normalidade dos valores de hemoglobina. Todos os resultados desta atleta desde 2009 foram suspensos, inclusivamente a medalha de prata alcançada no Europeu de Ar Livre de 2010, na prova de 10000 metros. A russa, que não se qualificou para os Jogos Olímpicos deste ano, vê-se desta forma afastada do Mundial do próximo ano, que se realiza na Rússia, depois de lhe serem aplicados dois anos de paragem. Este é já o quarto caso de doping em 2012 de atletas russas de longa distância.
Nessa prova (Barcelona 2010) esteve também a portuguesa Jéssica Augusto, que foi terceira classificada, logo atrás de Abitova. Ao serem retirados todos os resultados de Abitova desde 2009, sai beneficiada a portuguesa Jéssica Augusto que na estatística passará a constar no segundo lugar. A atleta decidiu para já não comentar a suspensão de Inga Abitova, no dia em que comemora mais um aniversário, completando 31 anos de idade.
|