Associação de Treinadores de Atletismo de Portugal vai a votos.
Já se conhece uma das duas listas que se irá candidatar à ATAP, com Sameiro Araújo a encabeçar uma lista com vários treinadores nacionais.
Com o slogan de “Mudar para Renovar”, Sameiro Araújo lidera uma das listas que se irá candidatar à ATAP. Esta associação, que esteve envolta de alguma polémica antes das eleições aos órgãos sociais da Federação Portuguesa de Atletismo, irá finalmente a votos, no próximo dia 17 de novembro.
A candidata à presidência, a bracarense Sameiro Araújo, é a atual Técnica Nacional de Meio-Fundo e ainda é atualmente a presidente do Conselho Fiscal da ATAP, tendo várias atletas internacionais no seu currículo, mais recentemente a atleta Dulce Félix. Aliás, a lista é recheada de técnicos nacionais ou pertencentes à estrutura da Direção Técnica Nacional. São os casos de Rui Norte (colaborador da DTN), Anabela Leite (técnica nacional de Velocidade e Estafetas), Carlos Silva (técnico nacional 4centos), João Abrantes (formação e documentação da DTN), João Ribeiro (técnico nacional de barreiras) e Paulo Reis (técnico nacional de lançamentos). Entre os restantes técnicos contam-se Fernando Pereira (treinador de Marcos Chuva e Marcos Caldeira), Bernardo Manuel (diretor técnico regional de Lisboa), José Uva (treinador de Patrícia Mamona), Carlos Fernandes (treinador de Tiago Aperta), Paulo Colaço (coordenador do Programa Nacional de Marcha e Corrida), Rui Costa (diretor-técnico regional do Algarve), Hugo Bernardo (diretor-técnico regional da Ilha Terceira), Adriano Encarnação (coordenador técnico do CA Baixa da Banheira) e Renato Duarte (coordenador técnico da ADRE Palhaça).
Entre vários argumentos, são destacados o facto dos treinadores serem ” um dos maiores pilares do desenvolvimento da modalidade”, a necessidade fundamental para que os treinadores ” sejam representados por uma associação forte, que defenda os seus interesses e dignifique a sua carreira” e ainda o papel dentro da Confederação de Treinadores de Portugal, da qual a ATAP faz parte, tal como ocorre com outros desportos.
O atual enquadramento dos treinadores, que passam a ter uma cédula nacional, terá também motivado esta lista a avançar, numa era digital onde esta lista promete o desenvolvimento e atualização de uma plataforma de comunicação interativa. A disseminação e a formação dos treinadores é outra das promessas desta lista, que pretende erguer de vez um centro documental apelidado com o nome de Roberto Zotko, a organização de jornadas anuais e a produção de cadernos técnicos. Ao longo dos anos a Federação Portuguesa de Atletismo tem sido chamada ao papel da promoção de eventos técnicos e mais recentemente essa missão tem competido ao Centro de Alto Rendimento. Esta será, ainda assim, uma lista de continuidade deste trabalho, com a presença de alguns dos técnicos que têm estado à frente da formação da FPA, entre eles João Abrantes.
A renovação passará ainda, no guia de candidatura desta lista, pela promoção e divulgação da associação, que passará nesse contexto a ter novo logótipo, cartão de sócio e uma imagem renovada do seu sítio online.
MENOS SÓCIOS PROMETEM DAR DE NOVO VIDA AO PROJETO DA ATAP
Fundada em fevereiro de 1995, a ATAP prometeu desde início ser uma associação de defesa do treinador. Nos dois primeiros anos a ATAP ainda promoveu algumas atividades, como por exemplo um Congresso alusivo ao tema de “O treino dos atletas olímpicos – Atlanta 96” e outras atividades pontuais. Só em 1999 apareceria o primeiro relatório de contas e desde aí as contas da ATAP têm estado praticamente iguais, como se demonstrou numa recente Assembleia-Geral, realizada a 8 de setembro deste ano. Sem atividade e sem a publicação de novos relatórios de contas os associados exigiram, por votação, que o período de eleições se realizasse depois das eleições para a Federação Portuguesa de Atletismo, para minimizar interferências de votos a penderem parcialmente para alguma das listas.
Nessa mesma Assembleia-Geral ficaria definida a data de 17 de novembro como a data escolhida para as votações, onde esta lista terá outra lista concorrente. Até ao dia de hoje estão inscritos nos cadernos eleitorais 67 associados e potenciais votantes.
LISTA PARA OS ÓRGÃOS SOCIAIS
Assembleia-Geral:
Presidente: João Manuel Monteiro Ribeiro (sócio n.º 203)
Vice-Presidente: Paulo Jorge Colaço Oliveira (sócio n.º 231)
Secretário: Renato Paulo Rodrigues Duarte (sócio n.º 224)
Direção
Presidente: Maria do Sameiro de Macedo Araújo (sócio n.º 91)
Vice-Presidente: Rui Jorge da Rosa Norte (sócio n.º 201)
Secretário: Anabela Martins de Almeida Leite (sócio n.º 221)
Tesoureiro: Fernando Abílio dos Santos Pereira (sócio n.º 222)
Vogal: Bernardo Gonçalves Manuel (sócio n.º 34)
Vogal: Carlos Alberto Lopes da Silva (sócio n.º 66)
Vogal: José Eduardo J. de Sousa Uva (sócio n.º 175)
Suplente: João Abrantes (sócio n.º ainda não atribuído)
Suplente: Adriano Manuel Soares Encarnação (sócio n.º 21)
Suplente: Carlos Dinis Fernandes (sócio n.º 25)
Conselho Fiscal
Presidente: Paulo Jorge Gil Ferreira dos Reis (sócio n.º 202)
Vice-Presidente: Rui Miguel Gonçalves da Costa (sócio n.º 226)
Secretário: Hugo Fernando H. Mendes Bernardo (sócio n.º 225)
|
É querer o poder a todo o custo! Trabalhem malandros!
Por isso é desnecessário mandar trabalhar quem trabalha das 8.30h às 21.00h no atletismo e para o atletismo.
Se têm tanto a dizer, porque não se identificam?
Se têm tanto a dizer, porque não se identificam?
Treinem ,tenham juizo e estejam quietos e calados.