Sameiro Araújo pronta a renovar ATAP

Terça, 06 Novembro 2012
Sameiro Araújo pronta a renovar ATAP

Associação de Treinadores de Atletismo de Portugal vai a votos.

Já se conhece uma das duas listas que se irá candidatar à ATAP, com Sameiro Araújo a encabeçar uma lista com vários treinadores nacionais. 

Com o slogan de “Mudar para Renovar”, Sameiro Araújo lidera uma das listas que se irá candidatar à ATAP. Esta associação, que esteve envolta de alguma polémica antes das eleições aos órgãos sociais da Federação Portuguesa de Atletismo, irá finalmente a votos, no próximo dia 17 de novembro.

A candidata à presidência, a bracarense Sameiro Araújo, é a atual Técnica Nacional de Meio-Fundo e ainda é atualmente a presidente do Conselho Fiscal da ATAP, tendo várias atletas internacionais no seu currículo, mais recentemente a atleta Dulce Félix. Aliás, a lista é recheada de técnicos nacionais ou pertencentes à estrutura da Direção Técnica Nacional. São os casos de Rui Norte (colaborador da DTN), Anabela Leite (técnica nacional de Velocidade e Estafetas), Carlos Silva (técnico nacional 4centos), João Abrantes (formação e documentação da DTN), João Ribeiro (técnico nacional de barreiras) e Paulo Reis (técnico nacional de lançamentos). Entre os restantes técnicos contam-se Fernando Pereira (treinador de Marcos Chuva e Marcos Caldeira), Bernardo Manuel (diretor técnico regional de Lisboa), José Uva (treinador de Patrícia Mamona), Carlos Fernandes (treinador de Tiago Aperta), Paulo Colaço (coordenador do Programa Nacional de Marcha e Corrida), Rui Costa (diretor-técnico regional do Algarve), Hugo Bernardo (diretor-técnico regional da Ilha Terceira), Adriano Encarnação (coordenador técnico do CA Baixa da Banheira) e Renato Duarte (coordenador técnico da ADRE Palhaça).

Entre vários argumentos, são destacados o facto dos treinadores serem ” um dos maiores pilares do desenvolvimento da modalidade”, a necessidade fundamental para que os treinadores ” sejam representados por uma associação forte, que defenda os seus interesses e dignifique a sua carreira” e ainda o papel dentro da Confederação de Treinadores de Portugal, da qual a ATAP faz parte, tal como ocorre com outros desportos.

O atual enquadramento dos treinadores, que passam a ter uma cédula nacional, terá também motivado esta lista a avançar, numa era digital onde esta lista promete o desenvolvimento e atualização de uma plataforma de comunicação interativa. A disseminação e a formação dos treinadores é outra das promessas desta lista, que pretende erguer de vez um centro documental apelidado com o nome de Roberto Zotko, a organização de jornadas anuais e a produção de cadernos técnicos. Ao longo dos anos a Federação Portuguesa de Atletismo tem sido chamada ao papel da promoção de eventos técnicos e mais recentemente essa missão tem competido ao Centro de Alto Rendimento. Esta será, ainda assim, uma lista de continuidade deste trabalho, com a presença de alguns dos técnicos que têm estado à frente da formação da FPA, entre eles João Abrantes.

A renovação passará ainda, no guia de candidatura desta lista, pela promoção e divulgação da associação, que passará nesse contexto a ter novo logótipo, cartão de sócio e uma imagem renovada do seu sítio online.

MENOS SÓCIOS PROMETEM DAR DE NOVO VIDA AO PROJETO DA ATAP

Fundada em fevereiro de 1995, a ATAP prometeu desde início ser uma associação de defesa do treinador. Nos dois primeiros anos a ATAP ainda promoveu algumas atividades, como por exemplo um Congresso alusivo ao tema de “O treino dos atletas olímpicos – Atlanta 96” e outras atividades pontuais. Só em 1999 apareceria o primeiro relatório de contas e desde aí as contas da ATAP têm estado praticamente iguais, como se demonstrou numa recente Assembleia-Geral, realizada a 8 de setembro deste ano. Sem atividade e sem a publicação de novos relatórios de contas os associados exigiram, por votação, que o período de eleições se realizasse depois das eleições para a Federação Portuguesa de Atletismo, para minimizar interferências de votos a penderem parcialmente para alguma das listas.

Nessa mesma Assembleia-Geral ficaria definida a data de 17 de novembro como a data escolhida para as votações, onde esta lista terá outra lista concorrente. Até ao dia de hoje estão inscritos nos cadernos eleitorais 67 associados e potenciais votantes.

LISTA PARA OS ÓRGÃOS SOCIAIS

Assembleia-Geral:

Presidente: João Manuel Monteiro Ribeiro (sócio n.º 203)
Vice-Presidente: Paulo Jorge Colaço Oliveira (sócio n.º 231)
Secretário: Renato Paulo Rodrigues Duarte (sócio n.º 224)

Direção
Presidente: Maria do Sameiro de Macedo Araújo (sócio n.º 91)
Vice-Presidente: Rui Jorge da Rosa Norte (sócio n.º 201)
Secretário: Anabela Martins de Almeida Leite (sócio n.º 221)
Tesoureiro: Fernando Abílio dos Santos Pereira (sócio n.º 222)
Vogal: Bernardo Gonçalves Manuel (sócio n.º 34)
Vogal: Carlos Alberto Lopes da Silva (sócio n.º 66)
Vogal: José Eduardo J. de Sousa Uva (sócio n.º 175)
Suplente: João Abrantes (sócio n.º ainda não atribuído)
Suplente: Adriano Manuel Soares Encarnação (sócio n.º 21)
Suplente: Carlos Dinis Fernandes (sócio n.º 25)

Conselho Fiscal
Presidente: Paulo Jorge Gil Ferreira dos Reis (sócio n.º 202)
Vice-Presidente: Rui Miguel Gonçalves da Costa (sócio n.º 226)
Secretário: Hugo Fernando H. Mendes Bernardo (sócio n.º 225)

| Mais


Comentarios (10)add feed
É legal? : QUiais
Então os treinadores nacionais, que são funcionários da FPA, podem ser membros da direçao de um Associado da FPA? Será legal? É como ser jurado em causa própria! Vão para as Assembleias Gerais defender que os técnicos deviam ser aumentados? Não chega a acumulação que têm nos clubes, na FPA, nas Universidades e noutros locais?
É querer o poder a todo o custo! Trabalhem malandros!
Novembro 07, 2012
Informação : Rui Norte
Para os interessados em obter mais informação acerca desta candidatura para os órgãos sociais da ATAP, aqui fica o endereço do Blog da lista. Para que todos os treinadores (e outros que entendam) se informem e participem: http://atap-renascida.blogspot.pt/
Novembro 07, 2012
Eu acumulo.....adoro ser prof. de EF e amo ser treinador de atletismo : José Uva
No treino, ao contrário da politica, quem acumula vário cargos (treinador de clube, da FPA, professor na Universidade ou na escola) é porque trabalha, não só mais, mas melhor que os outros.
Por isso é desnecessário mandar trabalhar quem trabalha das 8.30h às 21.00h no atletismo e para o atletismo.
smilies/grin.gife qualquer forma, muito obrigado por me ter lembrado, pois nas raras vezes em que passo fins de semana com a minha familia ou vou de ferias com os meus filhos porque estou em treinos, competições ou estágios, posso ter alguma tendencia para a malandrice e não trabalhar o suficiente para a modalidade.
Novembro 07, 2012
treinador de grau 2 : Adélia Tavares
Também sou treinadora de atletismo à vários anos, sem auferir qualquer apoio financeiro do clube que represento e mesmo assim continuo a investir na minha formação enquanto treinadora, pois amo a minha modalidade e os meus atletas e como eu a maioria dos treinadores,por isso não pensem só nos treinadores de elite, pois se não fossem treinadores como nós a fazer a formação, não existia atletas para os treinadores de elite
Novembro 07, 2012
Hugo Bernardo : Hugo Fernando Bernardo
Estas pessoas que se preocupam tanto com os cargos ou funções dos treinadores de atletismo de Portugal, são as que nunca tiveram os tais cargos ou funções de relevo. Ou então, por outro lado, já "passaram" por estes cargos e, como são inconpetentes, não vingaram. depois, como forma de refúgio, atacam os colegas de trabalho amador, pois a maioria têm a sua profissão.
Se têm tanto a dizer, porque não se identificam?
Novembro 07, 2012
... : Hugo Fernando Bernardo
Estas pessoas que se preocupam tanto com os cargos ou funções dos treinadores de atletismo de Portugal, são as que nunca tiveram os tais cargos ou funções de relevo. Ou então, por outro lado, já "passaram" por estes cargos e, como são incompetentes, não vingaram. depois, como forma de refúgio, atacam os colegas de trabalho amador, pois a maioria tem a sua profissão.
Se têm tanto a dizer, porque não se identificam?
Novembro 07, 2012
... : jorge Cristovão
Os mesmos da semana passada voltam a atacar. Ainda não estão convencidos depois da colhida de sábado passado.O que é que os Ribeiros, Anabelas,Ruis Nortes, Paulos Reis e companhia querem afinal? Ainda continuam como marionetes do Barros? Olhem que a festa já acabou.
Novembro 07, 2012
... : Filipe carlos
Em lugar de remarem todos para o mesmo lado, estes do costume já estão a preparar outra marosca. Lá temos nós de dentro de alguns dias de aturar as cartas de apoio do Alcino da Madeira, do Pedro Branco das medicinas, do Abrantes feijão verde e do pau mandado do Ribeiro.
Treinem ,tenham juizo e estejam quietos e calados.
Novembro 08, 2012
Sugestão : Caetano
A estes criticos, deixo uma sugestão... podem sempre juntar-se e formar uma lista concorrente a esta... criticar atrás d um pc, de forma anónima é fácil mas cobarde... apareçam e façam algo pelo atletismo... se não querem, ou não têm capacidades para tal, pelo menos não critiquem...
Novembro 08, 2012
Cadê os outros : Lamparinas
Estou espantado com alguns comentarias, ou tiveram algum tacho, ou pertenceram ao grupo de alguns, que tem passado a vida destacados, sem fazer a ponta de um corno, podia dar já alguns exemplos, no entanto alguns que apoiaram Jorge Vieira, são de grande qualidade, mas tem alguns,que são Maus Maus Maus, tanto a nível Nacional como Regional, e que já estão preparados, para atacar a Associação,de Treinadores Nacionais, aguardemos, Sameiro Araújo merece todo o nosso respeito,contribuir com paginas de ouro para a historia do Atletismo e Desporto de Portugal.

Novembro 08, 2012
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2