Candidato da Lista B aposta na sua eleição no dia 3.
As eleições para a Federação Portuguesa de Atletismo encaminham-se para a sua fase final. O Atleta-Digital foi entrevistar Jorge Vieira, o candidato da lista B (com audio) .
Os 56 anos de Jorge Vieira traduzem-se numa experiência cujo espectro varia entre a vertente técnica e a vertente do dirigismo. Na construção da sua lista é possível verificar a forte influência de ex-atletas e de juízes, embora garanta que o objetivo não foi meramente a cativação de votos : ”Mal de mim se fizesse uma lista a pensar nos votos que iria conquistar indiretamente nos associados”. Numa alusão à inclusão de Fernanda Ribeiro, Paulo Bernardo ou Susana Feitor, o líder da lista B garante que estes foram contactados pela lista de Leonel Carvalho, mas que acabariam por optar pela sua lista
Na entrevista, Jorge Vieira focou sobre a sua atuação na formação e nesse particular deixou duas ideias concretas no ar. Se por um lado ”o desporto escolar é fundamental, mas não é essencial”, por outro o candidato considera que o extenso calendário competitivo dos jovens atletas pode afinal estar potenciado pelo desrespeito dos escalões etários : ”Muitas vezes pergunto-me para que servem os escalões etários se depois os atletas vão competir nos escalões etários de cima”.
As polémicas nos corredores da modalidade acerca da discussão das listas têm-se multiplicado e uma delas tem tido origem no atual Diretor-Técnico Nacional, o Prof. José Barros, que tem defendido os ideais de uma lista adversária. Jorge Vieira tentou esclarecer o seu ponto de vista, considerando que ”as eleições para a federação são eleições para a Direção e para os corpos sociais. Não são eleições para o DTN”. O responsável da lista B afasta qualquer possibilidade de acumular o cargo de Diretor-Técnico Nacional, mas não tem dúvidas sobre a mudança nesse cargo : ” Não há confiança pessoal...portanto não conto com o Prof. José Barros como DTN”. Sobre críticas acerca do seu programa conter medidas em curso na Federação Portuguesa de Atletismo, o atual vice-presidente esclarece de forma concreta : ” Não há nada na minha Direção atual onde eu não tenha os meus genes, o meu ADN”.
A sua lista também se foca no atual fenómeno da corrida de estrada e para esse fim conta com um papel mais forte da Comissão Nacional de Estrada e Corta-Mato no sentido da obtenção de alguns proveitos próprios desses eventos : ” A Federação não pode timidamente esconder-se deste processo”. Além do cartão do corredor, Jorge Vieira considera fundamental o trabalho do marketing, como catapulta do desenvolvimento do atletismo português. ” Temos de fazer um marketing orientado para a política da nossa modalidade”, realça, sendo contra a ideia de uma modalidade que ”tem sido excessivamente gratuita”.
Ouça toda a entrevista realizada com o candidato da lista B às eleições para a Federação Portuguesa de Atletismo.
63:31
Jorge Vieira - Entrevista candidato Lista B - FPA
Detalhes de candidatura - Lista B
Edgar Barreira
|
Só pode ser comédia... O homem está acomodado na FPA à séculos, nunca fez nada de registo e agora é que estão à espera que faça alguma coisa????
Reforma... e já vai tarde. E leve com ele uns poucos, como ele!!!
Provavelmente quem fala assim, nada fez pelo atletismo.
Arregace as mangas e trabalhe com vista aos interesses do atletismo nacional e perceberá melhor do que se fala nesta candidatura.
Egocêntricos e técnicos que se servem do atletismo e não o atletismo já existem muitos, e é por isso que somos resistentes á mudança para melhor.
Custa tanto fazer as coisas mal como bem, porque não fazer bem??
Se calhar é por isso que estamos na situação que estamos e a anos luz das outras potências mundiais do atletismo.
Mas pense nisso, trabalhe e perceberá do que se fala
José Falcato muda do Conselho Disciplinar para o Jurisdicional, Hugo Pacheco sobe para presidente do Conselho de Arbitragem e Fernando Oliveira mantem a posição no mesmo conselho, o atual presidente do conselho de arbitragem, Luís Figueiredo, vai para a direção onde já estão Samuel da Silva Lopes, Suzana Feitor e o candidato da lista Jorge Vieira.
Agora digam-me se isto é uma lista de mudança?
Para o bem e para o mal, com esta lista vai ficar tudo na mesma!
Se estamos a anos-luz das demais nações vamos continuar tão ou mais longe!
Parabéns pela forma inteligente como exprimiu o seu comentário. Só é pena é que a Associação do Norte a qual esta ligado esteja com a tendência Leonel de Carvalho. Infelizmente o Coronel Leonel de Carvalho não vai terminar com a palhaçada porque não é ele que manda na candidatura, e os email a que se refere, alguns deles nem tem conhecimento. Sinto pena que esteja envolvido nesta embrulhada porque até é um bom homem! Espero que a sua Associação mude a tendência para que possamos todos abraçar um novo projecto. Já agora também estou ligado a uma associação, mas mais ao Centro e confesso que que o nosso Voto é Lista BBBBBBBB sem qualquer dúvida!
Se o Barros quer mandar na Federação, ele que se submeta a votos, que forme uma lista e que apresente um projecto.
A única coisa que me conseguiu fazer foi estragar o trabalho que a lista que apoia fez.
Nós não estamos preocupados com a DTN ou com o DTN, se se querem demitir, que se demitam, que voltem para a Escola e que comecem a trabalhar. A Federação tem quantos técnicos nacionais? Desses todos sabem quantos vieram à nossa Associação nos últimos 5 anos? ZERO! Nem devem saber quem é o Presidente ou o DTR, isto porque estão muito ocupados com o Benfica, o Sporting e a Juventude Vidigalense.
Agora estamos com a B.
O seu distanciamento nos ultimos dias revela o seu desencanto pelo projeto.
Vão ser todos enganados e vai ficar tudo tal e qual como está!
Ou até pior, ninguém sabe quem será a DTN, nem se haverá DTN!
Continuem a ser comidos por parvos, por isso e que o Pais e o Atletismo estão assim, na cauda do NUNDO!