Maratona do Porto teve a chegada de mais de 1600 atletas.
Novo recorde de participação em Maratonas nacionais ocorreu ontem na Maratona do Porto. Faltaram os melhores atletas portugueses…
As ruas do Porto voltaram a encher-se este domingo, 28 de outubro, para a 9ª Maratona do Porto, numa manhã muito ventosa. Foram cerca de 8 mil atletas inscritos, de 36 países diferentes que se distribuíram entre as duas provas organizadas a Family Race de 15 km e a Maratona.
A partida das duas provas deu-se às 09:00 horas no Pavilhão Rosa Mota e para os maratonistas o percurso incluía Porto, Gaia e Matosinhos, a primeira vez que se uniram as três cidades com este fim. Para a Family Race o trajeto chegava a Matosinhos e terminava na meta instalada do Parque da Cidade. O primeiro atleta a cortar a meta foi um maratonista, de seu nome Luís Feiteira (RB Running) com 50.21 minutos, numa chegada disputada com Paulo Gomes que concluiu a prova com o mesmo tempo. Para Luís Feiteira o objectivo principal da sua prova era ”ajudar a dar ritmo à maratona” e esse objectivo, tinha sido cumprido. O bronze foi para Ricardo Vale (Sporting), com 50.22 minutos. O primeiro lugar feminino foi para Leonor Carneiro (Maratona CP), em 54.47 minutos e que chegou bem distanciada da medalha de prata Inês Monteiro, com 57.27 minutos e ainda de Elisabete Lopes (NA Taipas) com 58.34 minutos. Leonor Carneiro disse ao Atleta Digital que ”foi uma corrida interessante principalmente por partirem junto dos maratonistas mas que também foi difícil”, isto porque a atleta está a treinar para o crosse, mais perto das distâncias de 8 quilómetros. O vento acabaria também por não ajudar a conclusão de uma prova, para si, relativamente longa.
Mais de uma hora depois chegaram os primeiros maratonistas do sexo masculino. O vencedor, o queniano Anthony Wairuri, concluiu a prova com 2 horas, 12 minutos e 14 segundos, tempo que está longe do recorde de prova. O segundo lugar foi para o etíope Dadi Beyene, com 2:14.38 horas, enquanto o terceiro lugar pertenceu ao também etíope Belachew Alemayehu, quatro segundos depois. O primeiro português a cortar a meta foi Daniel Pinheiro (Maia AC ) que conseguiu o 6º lugar em 2:25:11 horas, aproveitando a ausência de última hora de Rui Pedro Silva. Também aqui a prova acabou muito dificultada pelo vento e por ter corrido os 42 km sozinho. O pódio feminino ficou entregue a três atletas da Etiópia. O topo classificativo pertenceu a Abeba Gebremeskele (2:39:51), seguindo-se Zenebu Haftu Abay (2:40:07) e Gulume Chala (2:40.15). No total chegaram à linha de meta 1668 atletas, um número recorde de participação que eleva a fasquia desta Maratona como a mais participa em Portugal.
Aos maratonistas juntaram-se atletas, familías e centenas para ver e participar na “Fun Race”, caminhada de 6km, e na festa que se prolongou toda a manhã de domingo. A 10ª edição da prova já tem data marcada para dia 3 de novembro de 2013.
Enviados Especiais : Fabiana Oliveira (texto) e Filipe Oliveira (fotos)
|