Vitor Mano : «Não me revejo no modelo atual»

Segunda, 29 Outubro 2012
Vitor Mano : «Não me revejo no modelo atual»

Candidato da Lista C aposta na sua eleição no dia 3.

As eleições para a Federação Portuguesa de Atletismo encaminham-se para a sua fase final. O Atleta-Digital foi entrevistar Vitor Mano, o candidato da lista C (com audio) . 

Vitor Mano foi o primeiro dos três candidatos a avançar para a corrida à Direção da Federação Portuguesa de Atletismo, ele que tem atualmente 59 anos. Está há muitos anos ligado à escola, foi durante vários anos treinador e como atleta foi velocista. A sua pouca experiência no dirigismo não assusta o candidato : “Os outros candidatos também não têm grande experiência de dirigismo”. Entre as três candidaturas, a de Vitor Mano parece ser aquela que mais se diferencia da atualidade e o candidato deixa isso bem vincado no seu discurso : ”Não me revejo no modelo que o atual presidente utiliza”.

Uma das suas angústias, garante, está na pouca promoção da modalidade nos ecrãs. “Os nossos miudos deixaram de ver atletismo em casa”, considera, criticando a ausência de campeonatos nacionais de topo na televisão. Além disso estará em causa a pouca divulgação do trabalho realizado pela Federação Portuguesa de Atletismo, motivo pelo qual até considera desnecessária a existência de um Diretor-Técnico Nacional : “Um produto que não é conhecido, não é desejável. O atletismo perdeu visibilidade...”.

Parte da estratégia de Vitor Mano assenta sobre a mobilização da comunidade do atletismo para as missões de ação e promoção e a recuperação da “carolice” do antigamente, que hoje pode, no seu entender, ser traduzida para “voluntariado”. Entre a ligação dos dois termos, Mano estabelece a ponte entre o presente e o passado : “A grande estrutura do atletismo português sempre foi o voluntariado e a calorice”.

O projeto inclui ainda a revitalização das infra-estruturas e na sua lista o peso pesado de Carlos Lopes, medalhado olímpico, é um dos trunfos da candidatura, tanto que tem sido ele e José Abreu (ex-presidente da Associação de Atletismo de Lisboa) a promover a candidatura junto das associações regionais. “O Carlos Lopes vai ser o nosso passaporte para os ministérios, para as tutelas, para os centros de influência”, disse convicto Vitor Mano.

Ouça toda a entrevista realizada com o candidato da lista C às eleições para a Federação Portuguesa de Atletismo.

44:18
Vitor Mano - Entrevista candidato Lista C - FPA




Detalhes de candidatura - Lista C

Edgar Barreira

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2