Francis Obikwelu e Sónia Tavares estiveram em Aveiro.
A promoção da modalidade foi o objetivo principal da atividade que decorreu na pista do Estádio Universitário de Aveiro.
Ontem, a secção de atletismo do Beira-Mar, em parceria com a Associação de Atletismo de Aveiro, organizou uma sessão de treino livre na Pista de Atletismo da Universidade de Aveiro. Esta organização proporcionou a cerca de meia centena e jovens aveirenses que contactassem com atletas internacionais do setor da velocidade. Os atletas presentes foram Francis Obikwelu (Sporting CP), Sónia Tavares (Beira-Mar), Bruno Fernandes (SL Benfica) e as benfiquistas Sara Esteves e Tânia Duarte, campeã nacional de sub-23 dos 100 e 200 metros. O responsável pelo treino foi o técnico José Silva, engenheiro de profissão, que é também técnico dos referidos atletas.
Francis Obikwelu, que ainda não tinha provado ovos moles, doçaria tradicional na região, demonstrava-se contente com a iniciativa à qual aderiu a custo zero. Em entrevista focou as suas palavras no processo de treino, no que considera uma via para o sucesso desportivo : ” É muito importante a palavra Acreditar. É acreditar, treinar e nunca desistir”. O velocista leonino mostrou-se disponível para voltar a colaborar em iniciativas do género. Igual desejo e vontade tinha Sónia Tavares, atleta internacional que representa o Beira-Mar pela segunda época consecutiva. ” A AA Aveiro tentou juntar-se, chamou os melhores velocistas de Aveiro para promover um dia com atletas internacionais. Pelos vistos resultou, o grupo que esteve aqui é espetacular.”, disse a atleta no final. Os seus objetivos passarão por uma presença de alto nível ao ar livre, preparando-se até lá e, quem sabe, surgindo também a sua participação consistente na pista coberta : ” Vou deixar que a época de Inverno seja um complemento para o Verão”.
“Os objetivos são aproveitar a promoção da modalidade no distrito de Aveiro e em particular o atletismo no Beira-Mar e a AA Aveiro aproveita para reunir os melhores atletas para ter um contacto com o que de melhor se faz em Portugal. Queremos que o Beira-Mar tenha uma grande secção de atletismo para recuperar a secção que tivemos em tempos”, foi esta a declaração do responsável pela secção de atletismo do Beira-Mar, o ex-dirigente do clube Mário Costa.
Esta iniciativa teve ainda a associação de uma corrida de 5 mil metros, organizada pelo treinador da Adercus, Ricardo Esteves. Este técnico, que já em 2007 havia apresentado um desenvolvimento científico nas Jornadas Atleta-Digital, volta a estar envolvido num estudo para corredores de fundo. Neste novo estudo estão envolvidos 12 atletas e segundo Ricardo Esteves, ”Os resultados foram muito positivos”. Depois de há uma semana os atletas terem sido sujeitos a testes laboratoriais, agora segue-se a última etapa do estudo, que depende também dos resultados de hoje : ” Vamos ver quais são os indicadores fisiológicos e a composição corporal deles e ver quais é que estão correlacionados com a performance e com o ranking que obtivemos aqui na prova”.
Enviado Especial : Filipe Oliveira
|