Velocistas promovem atletismo em Aveiro

Domingo, 28 Outubro 2012
Velocistas promovem atletismo em Aveiro

Francis Obikwelu e Sónia Tavares estiveram em Aveiro.

A promoção da modalidade foi o objetivo principal da atividade que decorreu na pista do Estádio Universitário de Aveiro. 

Ontem, a secção de atletismo do Beira-Mar, em parceria com a Associação de Atletismo de Aveiro, organizou uma sessão de treino livre na Pista de Atletismo da Universidade de Aveiro. Esta organização proporcionou a cerca de meia centena e jovens aveirenses que contactassem com atletas internacionais do setor da velocidade. Os atletas presentes foram Francis Obikwelu (Sporting CP), Sónia Tavares (Beira-Mar), Bruno Fernandes (SL Benfica) e as benfiquistas Sara Esteves e Tânia Duarte, campeã nacional de sub-23 dos 100 e 200 metros. O responsável pelo treino foi o técnico José Silva, engenheiro de profissão, que é também técnico dos referidos atletas.

Francis Obikwelu, que ainda não tinha provado ovos moles, doçaria tradicional na região, demonstrava-se contente com a iniciativa à qual aderiu a custo zero. Em entrevista focou as suas palavras no processo de treino, no que considera uma via para o sucesso desportivo : ” É muito importante a palavra Acreditar. É acreditar, treinar e nunca desistir”. O velocista leonino mostrou-se disponível para voltar a colaborar em iniciativas do género. Igual desejo e vontade tinha Sónia Tavares, atleta internacional que representa o Beira-Mar pela segunda época consecutiva. ” A AA Aveiro tentou juntar-se, chamou os melhores velocistas de Aveiro para promover um dia com atletas internacionais. Pelos vistos resultou, o grupo que esteve aqui é espetacular.”, disse a atleta no final. Os seus objetivos passarão por uma presença de alto nível ao ar livre, preparando-se até lá e, quem sabe, surgindo também a sua participação consistente na pista coberta : ” Vou deixar que a época de Inverno seja um complemento para o Verão”.

“Os objetivos são aproveitar a promoção da modalidade no distrito de Aveiro e em particular o atletismo no Beira-Mar e a AA Aveiro aproveita para reunir os melhores atletas para ter um contacto com o que de melhor se faz em Portugal. Queremos que o Beira-Mar tenha uma grande secção de atletismo para recuperar a secção que tivemos em tempos”, foi esta a declaração do responsável pela secção de atletismo do Beira-Mar, o ex-dirigente do clube Mário Costa.

Esta iniciativa teve ainda a associação de uma corrida de 5 mil metros, organizada pelo treinador da Adercus, Ricardo Esteves. Este técnico, que já em 2007 havia apresentado um desenvolvimento científico nas Jornadas Atleta-Digital, volta a estar envolvido num estudo para corredores de fundo. Neste novo estudo estão envolvidos 12 atletas e segundo Ricardo Esteves, ”Os resultados foram muito positivos”. Depois de há uma semana os atletas terem sido sujeitos a testes laboratoriais, agora segue-se a última etapa do estudo, que depende também dos resultados de hoje : ” Vamos ver quais são os indicadores fisiológicos e a composição corporal deles e ver quais é que estão correlacionados com a performance e com o ranking que obtivemos aqui na prova”.

Enviado Especial : Filipe Oliveira

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2