Perfilam-se candidatos a Budapeste

Segunda, 22 Outubro 2012
Perfilam-se candidatos a Budapeste

Aquecem-se os “motores” para a época de crosse.

As provas de corta-mato ainda não começaram em Portugal, mas a preparação dos atletas portugueses encontra-se já focada para o Europeu de corta-mato. 

A recente Corrida do Tejo mostrou que alguns dos atletas portugueses se preparam para objetivos diferentes. Por um lado Rui Silva garantiu não estar a pensar em Budapeste já que no seu horizonte está a presença no Mundial de ar livre de 2013, finalmente na distância da Maratona. ”Não quero gastar energia física ou psicológica”, disse Rui Silva cauteloso sobre a sua preparação para a Maratona. Rejeita para já qualquer abordagem ao corta-mato : ”eu não sou um crossman”. Mas sempre deixa no ar a possibilidade de uma eventual ajuda à equipa masculina, de quem não o deseja : ”Se me pedirem...”.

Como primeiro ano de sub-23 em Europeus aparece Rui Pinto ele que no ano passado chegou a ensaiar competir entre os séniores e que este ano terá mesmo de o fazer. O atleta assume preparar o Europeu de Corta-Mato só pensando nos dois crosses portugueses. Já quanto a Budapeste ”o objetivo é fazer o melhor possível, mas tentarei um lugar entre os vinte primeiros”. O mais jovem Samuel Barata poderá ser a referência em juniores e na recente Corrida do Tejo mostrou-se num momento de forma compatível com os objetivos de uma boa presença.

Depois de ausente na edição passada, Jéssica Augusto volta a sonhar com um grande resultado no Europeu de Corta-Mato. A atleta que teve um período de férias depois da Maratona olímpica, pensa agora em Budapeste, mas sem antes se esquecer dos dois momentos de observação que ocorrerão a 11 e 25 de novembro, na Amora e Torres Vedras respetivamente. Se for selecionada Jéssica Augusto pensará nos objetivos maiores : ”Este ano quero apostar nos crosses e tentar uma medalha para Portugal”. Depois disso a fundista portuguesa aponta baterias para a Maratona de Londres, em Abril, onde atira confiante para ”objetivos mais altos”.

Também a apostar nos Europeus de Crosse está Ercília Machado, a atleta que passou nove meses sem competir até neste mês ter corrido a Corrida do Sporting, o seu novo clube. Consciente da dificuldade, Ercília Machado tentará um lugar na equipa portuguesa para o Europeu de corta-mato, uma equipa competitiva que poderá colocar à prova uma atleta que teve várias fraturas de esforço na última época : ”uma no segundo metatarso, duas nas costelas e uma no joelho”. A causa destas fraturas foi a falta de vitamina D, mas depois de pensar em desistir, Ercília Machado regressa, tomando agora vitamina D, a mesma que a pode ajudar a suportar uma longa época de sucessos.

Se a estas duas atletas se somarem as restantes candidatas à seleção feminina, o mínimo que se pode esperar é que as duas provas de seleção para Budapeste sejam emotivas. Tanto mais quando umas das habituais selecionadas, Sara Moreira, parece estar num bom momento de forma e com a confiança ao máximo, depois de vencer ontem uma das Great Run, em Birmingham...

| Mais


Comentarios (1)add feed
.... : ....
E aS SUB23?

QUE NOMES NOS SUGEREM?
Outubro 26, 2012
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2