A revista nº1 de 2007 da IAAF faz uma homenagem à atleta portuguesa, campeã europeia do salto em comprimento em Pista Coberta
Portugal’s Special One – Naide Gomes
“A new Special One…” foi assim que o Diário de Notícias se referiu a Naide Gomes à dois meses atrás, quando Naide ganhou pela segunda vez consecutiva o título de campeã europeia de salto em comprimento, com a marca de 6,89m, durante os últimos campeonatos europeus de Pista Coberta, realizados em Birmingham.
O desempenho obtido por Naide Gomes nos últimos anos, prova que Portugal não é apenas um país de corredores campeões nas provas de grandes distância, mas também de atletas campeões em outras vertentes do atletismo.
Na reportagem que Phill Minshull elaborou na revista nº1 da IAAF deste ano, sobre o percurso de Naide enquanto atleta, a campeã afirma que o seu grande objectivo de momento é alcançar uma medalha nos próximos Campeonatos do Mundo de Pista em Osaca, com uma marca superior aos 7 metros.
Naide Gomes referiu na peça que considera muito difícil voltar a competir em provas de heptatlo, e que pretende insistir onde se sente mais à vontade: no salto em comprimento.
No entanto, apesar das medalhas alcançadas, Naide afirma que tem sentido algumas dificuldades em se apresentar na sua melhor forma, devido às dores que tem tido no joelho esquerdo.
Apesar disso, a força de vontade e dedicação de Naide Gomes aos treinos tem resultado.
Naide afirma que com dedicação e empenho é possível vencer.
As medalhas alcançadas comprovam este facto.
Mas o que todos os fãs de atletismo esperam, é que alcance a medalha de ouro em Osaca, e que se torne na única atleta portuguesa da modalidade a alcançar uma medalha de ouro mundial esta década, feito que não é conseguido desde a vitória de Carla Sacramento em 1997, quando ganhou a medalha de ouro no Campeonato do Mundo em Atenas, nos 1500m.
Para alem do desafio que se lhe coloca este ano, não nos esqueçamos que no próximo ano teremos os Jogos Olímpicos de Pequim.
Espera-se de Naide uma classificação de acordo com o prestígio que já alcançou.
Fonte: www.ammamagazine.com
|