Rui Silva e Catarina Ribeiro foram os atletas mais rápidos.
Cerca de cinco milhares de atletas fizeram a festa numa corrida que teve emoção e...chuva.
Cerca de 5 mil pessoas vestiram a camisola do Sporting e pintaram Lisboa de verde e branco. A segunda edição da Corrida do Sporting teve recorde de inscritos e desde os bambis até aos veteranos, todos decidiram correr segundo o lema deste clube “esforço, dedicação, devoção e glória”. A correr, ou a caminhar, sozinhos ou com os carrinhos de bebé, com as t-shirts do adversário Benfica, mostrando fair play, ou vestidos como empregados de mesa, todos os participantes tiveram uma manhã bem diferente e puderam cortar a meta mesmo dentro do estádio. A corrida tinha início no exterior do estádio e terminava mesmo no relvado, passando pelo eixo central da cidade de Lisboa, pela Avenida Fontes Pereira de Melo e pelo Saldanha numa distância de 10 quilómetros.
A nível competitivo e no setor masculino, a vitória ficou nas mãos de um sportinguista de coração, Rui Silva (Sporting) que terminou a prova em 30.03 minutos, recorde de prova depois de há um ano Carlos Silva ter corrido sete segundos mais lento. O atleta referiu que estava contente por vencer “neste que é o clube que eu represento, no meu clube de coração e onde estou a jogar em casa”. A tarefa não foi fácil, tendo Luís Feiteira como principal adversário e, como o referiu, com este a encontrar-se “bastante bem e mais habituado a distâncias longas”. Acerca da fase que o clube atravessa, o atleta afirmou que “o clube está a passar uma fase difícil mas como clube que é, com os anos que tem e com a massa associativa que tem, penso que vai superar”. Em segundo lugar ficou Luís Feiteira (RB Running), que na semana passada foi terceiro classificado na Meia-Maratona de Ovar, e que hoje terminou com apenas mais quatro segundos. Em terceiro lugar ficaria o vencedor da edição anterior, Carlos Silva, também sportinguista, 30.34 minutos, uma marca ligeiramente inferior à do ano passado.
No setor feminino, a ex-bracarense Catarina Ribeiro (Sporting) não podia ter começado melhor a sua época, vencendo a corrida do seu atual clube e terminando a prova em 34.11 minutos, um tempo inferior ao que Carla Salomé Rocha fez há um ano. A atleta do Norte considerou que todos os atletas que participaram queriam ganhar e que fez por isso “lutei e é uma grande maneira de começar a época”. Em relação ao futuro a atleta afirma que se quer concentrar para o Campeonato da Europa de Crosse pois “espero chegar lá em boa forma e conseguir um grande resultado”. Foi exatamente com Carla Salomé Rocha que Catarina Ribeiro se bateu, mas a primeira acabaria por desistir. Nas suas costas chegaria Ercília Machado, colega de equipa e, também uma recente contratação do Sporting ao SC Braga, que terminou a prova em 34.58 minutos. Já Sandra Teixeira, atleta do Sporting há muitos anos, ficou no terceiro lugar com 35.44 minutos.
Esta prova marcou ainda o início de uma parceria com a fundação do Sporting e que permitiu a participação de 20 atletas portadores de deficiências na corrida, seguindo em cadeiras de rodas e acompanhados com guias, um facto que até poderia ter comprometido a frente da corrida, numa altura em que Rui Silva e Luís Feiteira disputavam entre si a vitória.
RESULTADOS
Séniores masculinos
1. Rui Silva (Sporting) – 30.03
2. Luís Feiteira (RB Running) – 30.07
3. Carlos Silva (Sporting) – 30.35
4. Ricardo Mateus (Sporting) – 31.06
5. Hugo Correia (Sporting) – 31.09
Séniores femininos
1. Catarina Ribeiro (Sporting) – 34.11
2. Ercília Machado (Sporting) – 34.58
3. Sandra Teixeira (Sporting) – 35.44
4. Susana Francisco (Sporting) – 38.03
5. Patrícia Serafim (C. Praças Armada) – 39.54
Enviados Especiais : Edgar Barreira (fotos), Filipa Oliveira (texto) e Marcelo Silva (fotos)
|