Ostrava aparece como candidata mais ativa.
Estão em disputa os locais de realização do Campeonato da Europa das Nações para os anos de 2014 e 2015.
O Campeonato da Europa das Nações tem-se tornado num dos principais eventos europeus de atletismo, motivando apostas mais fortes para a sua receção. Em 2009 foi a cidade de Leiria (Portugal) a acolher pela primeira vez o evento, ao nível da Superliga.
Já se conhecem os candidatos a receber o Campeonato Europeu das Nações em 2014 e 2015, para a Superliga. Em 2014 estão na linha de partida a Alemanha, a Rússia e a República Checa e para 2015 o único candidato novo é França, repetindo-se a Rússia e a República Checa.
O Campeonato Europeu das Nações coloca homens e mulheres a competir numa mesma equipa, entre todos os países do velho continente. A Superliga deste campeonato integra 12 países, tal como a primeira liga. Portugal participou na Superliga nos anos de 2009 e 2011, em Leiria e Estocolmo, respetivamente. Em 2013 a seleção nacional competirá na primeira liga, que será realizada em Dublin (Irlanda), onde pode tentar nova subida à Superliga.
A República Checa é, dos candidatos a organizar nos anos de 2014 e 2015, aquele que se tem mostrado mais ativo, para realizar o evento na cidade de Ostrava. A cidade de Ostrava já acolheu em 2007 o Mundial de Juvenis e em 2011 o Europeu de Sub-23, realizando ainda, todos os anos, um meeting internacional de atletismo, designado “Golden Spike”. A candidatura, que é coordenada pelo recordista mundial de lançamento do dardo, hoje treinador, Jan Zelezny, já reformula o estádio que promete ser um dos mais modernos da atualidade, para o atletismo. Nesta fase está a ser remodelado todo o tartan da pista, além da cobertura de uma das bancadas e até junho de 2014 as obras de remodelação do estádio, que ascende a 18 milhões de euros, deverão ficar concluídas a tempo do Campeonato da Europa das Nações.
A decisão caberá à Associação Europeia de Atletismo que, antes da próxima edição do Campeonato da Europa das Nações, no próximo mês de junho, deverá tomar a decisão final.
|