São dez os candidatos em cada género.
Em ano de centenário a IAAF divulgou a lista dos candidatos a melhores atletas mundiais do ano, com todos os atletas nomeados a terem um denominador comum : todos são campeões olímpicos.
Como é habitual, a IAAF promove novamente o prémio de melhor atleta mundial do ano, onde constam seis atletas europeus, nenhum deles português. Entre os candidatos europeus estão aqueles que recentemente foram anunciados como os melhores atletas europeus do ano : Mo Farah e Jessica Ennis. Entre os restantes nomes europeus estão os de Robert Harting (Alemanha), Renaud Lavillenie (França), em masculinos e ainda Yelena Lashmanova (Rússia) e Barbora Spotakova (Rep. Checa), em femininos.
Entre os países mais representados encontram-se os EUA (5) e Jamaica (3), muito por fruto do seu poder nas disciplinas que envolvem velocidade. Os dois vencedores do prémio de há um ano estão na lista dos nomeados, Usain Bolt (Jamaica) e Sanya Richards-Ross (EUA). Está ainda outro vencedor de anos anteriores, David Rudisha (Quénia) que se apresenta como sério candidato à vitória. Dos atletas nomeados apenas Yohan Blake (Jamaica) não foi campeão olímpico em disciplina individual, tendo sido medalhado de Ouro na estafeta de 4x100 metros.
As votações são espalhadas por juris especificos, como os membros conselheiros, as federações, as comissões e comités, diretores de meetings, embaixadores, empresários de atletas, grandes atletas mundiais, membros da imprensa internacional e elementos do staff da IAAF. Os votos serão apurados até 28 de outubro, sendo nessa altura anunciados os três mais votados de cada género. Os vencedores serão apurados na gala promovida pela IAAF, este ano em Barcelona (Espanha), que este ano irá decorrer a 24 de novembro.
NOMEADOS (masculino) :
Yohan Blake (Jamaica)
Usain Bolt (Jamaica)
Ashton Eaton (EUA)
Mohamed Farah (Grã-Bretanha)
Robert Harting (Alemanha)
Kirani James (Granada)
Renaud Lavillenie (França)
Aries Merritt (EUA)
David Rudisha (Quénia)
Christian Taylor (EUA)
NOMEADOS (feminino) :
Valerie Adams (Nova Zelândia)
Tirunesh Dibaba (Etiópia)
Jessica Ennis (Grã-Bretanha)
Allyson Felix (EUA)
Shelly-Ann Fraser-Pryce (Jamaica)
Yelena Lashmanova (Rússia)
Sally Pearson (Austrália)
Brittney Reese (EUA)
Sanya Richards-Ross (EUA)
Barbora Špotáková (Rep. Checa)
|