|
Neste fim-de-semana disputaram-se apuramentos para a I e II divisões em Braga, Leiria e Seixal.
Enquanto decorria a Taça dos Clubes Campeões Europeus, em Albufeira, e em que o Sporting conquistou um brilhante 2º lugar, em Braga, Leiria e Seixal disputaram-se os apuramentos para o Campeonato Nacional de Clubes.
No Seixal, apareceram alguns bons resultados, embora, tal como nos outros locais de apuramento, não tenha aparecido nenhuma grande marca. Naide Gomes (Sporting) saltou 6.71 metros com boa oposição de Marta Godinho (JOMA) que saltou 6.20 metros. Contudo as marcas foram prejudicadas por vento anti-regulamentar, facto que não deu destaque a outras marcas que se realizaram no Seixal. Marta Godinho esteve também bastante bem ao vencer o Triplo Salto com 13.35 metros, marca que se encontra perto do recorde nacional estabelecido por Susana Costa. Contudo o vento "estragou" o salto. Rafael Gonçalves (Benfica) esteve em bom nível ao saltar 2.16 metros, havendo esperança que o atleta consiga recorde nacional ainda este ano. A velocista Carla Tavares (JOMA) conseguiu uma boa marca aos 100 metros (11.67) e aos 200 metros (24.11), mas tal como no caso de Naide Gomes decorreu com vento anti-regulamentar. Tal também aconteceu com Marcos Caldeira (Benfica) que embora tenha saltado 7.45 metros, saltou com vento em excesso.Ainda nos saltos Marisa Anselmo (JOMA) teve um excelente desempenho no Salto em Altura ao saltar 1.72 metros. O maior destaque acabou mesmo por ser Sílvia Cruz (Sporting) que ficou a 1 centímetro do recorde nacional estabelecido por si há semanas, o que esperança a atleta no alcance dos mínimos para os Mundiais de Pequim. Sílvia Cruz lançou a 57.76 metros o Dardo.
Em Braga, Susana Estriga (FC Porto) esteve em destaque ao vencer os 400 metros barreiras em 62.41 segundos. Também nas barreiras Luís Sá (FC Porto) venceu os 110 metros barreiras com a marca de 14.20 segundos.Eliás Leal (FC Porto) esteve bem no lançamento do Dardo conseguindo lançar a 60.29 o Dardo, engenho que é a sua especialidade. Ana Rita Pereira (SC Braga), atleta juvenil, atingiu 1.57 metros no salto em altura, marca que a coloca como uma das melhores jovens saltadoras portuguesas da actualidade. O maior destaque foi a juvenil Carla Pinhão (GRECAS) que alcançou boas marcas nos saltos horizontais. No salto em comprimento conseguiu 5.33 metros e no triplo salto 11.37 metros, confirmando a sua predisposição nata nos saltos horizontais.
Em Leiria, Anna Olson (Juv. Vidigalense) confirmou o seu estatuto de boa velocista e venceu os 100 e 200 metros com marcas razoáveis (12.33 e 25.46 respectivamente). Também Pedro Santos (CP Alcanena) esteve muito bem ao saltar 7.11 metros no salto em comprimento. Na marcha Sérgio Vieira (CN Rio Maior) esteve a bom nível após ter estado na Taça da Europa de Marcha. Sérgio Vieira terminou os 5000 metros marcha em 19.56,83 minutos. A sub-23 Sara Moreira (GD Estreito) venceu destacadamente os 3000 metros em 9.26,21 minutos. Outro dos bons destaques foi Rui Pereira (CAS) que alcançou uma boa marca no Salto com vara (4.90 metros). A lançadora Vânia Silva (Juv. Vidigalense) lançou o Dardo a 60.23 metros. O excelente destaque do apuramento leiriense foi Irina Rodrigues, atleta juvenil que representa a Juventude Vidigalense. A atleta alcançou 1.63 metros no concurso de Salto em Altura e lançou o Disco a 46.43 metros.
Contas feitas os clubes apurados, lembrando que o Sporting em masculinos foi apurado directamente, foram :
I DIVISÃO MASCULINA :
- Sport Lisboa e Benfica
- Futebol Clube do Porto
- Clube Sport Marítimo
- Juventude Vidigalense
- Centro de Atletismo de Seia
- Gira Sol / Ramos Catarino
- Grupo Desportivo do Estreito
II DIVISÃO MASCULINA :
- Juventude Operária Monte Abraão
- Clube Cultural e Desportivo Ribeirão
- Grecas – Vagos
- Casa do Benfica de Faro – Hubel
- Sporting Clube de Braga
- Bairro dos Anjos
- Clube de Futebol “Os Belenenses”
- Clube Independente Ilha Azul
I DIVISÃO FEMININA :
- Sporting Clube de Portugal
- Juventude Operária Monte Abraão
- Juventude Vidigalense
- Grupo Desportivo do Estreito
- Centro de Atletismo da Madeira
- Futebol Clube do Porto
- Sporting Clube de Braga
- Grecas – Vagos
II DIVISÃO FEMININA :
- Clube Sport Marítimo
- Associação Cultural e Desportiva Jardim da Serra
- Grupo Recreativo Quinta da Lomba
- Gira Sol / Ramos Catarino
- Clube de Atletismo da Marinha Grande
- Clube de Futebol “Os Belenenses”
- Núcleo de Atletismo de Alcabideche
- Bairro dos Anjos
De realçar a ausência da JOMA na I divisão masculina, quando tinha sido 3ª classificada na época passada e da ascensão do FC Porto quer em femininos, quer em masculinos.
|