Mais de 20 mil ao sabor da música

Sexta, 28 Setembro 2012
Mais de 20 mil ao sabor da música

Meia-Maratona de Portugal com maior edição de sempre.

A Ponte Vasco da Gama terá amanhã cerca de 20 mil pessoas com o intuíto de chegarem, a correr ou a andar, ao Parque das Nações, em Lisboa. 

A Meia-Maratona de Portugal terá este fim-de-semana mais uma edição, este ano reforçada pelo esgotar das inscrições duas semanas antes do evento mostrando, para já, que o novo figurino do evento estará a trazer frutos. ” Estamos muito satisfeitos pelas inscrições terem fechado com duas semanas de antecedência. Tudo se conjuga para um grande dia de festa“, disse hoje Carlos Móia, o responsável máximo pelo evento, em conferência de imprensa. Este ano estarão nas estradas de Lisboa, para cumprir a distância da meia-maratona, o triplo dos estrangeiros de há um ano atrás, referenciou o responsável. São perto de 20 o número de países com representantes, onde se destacam as comitivas norte-americanas e espanhola, a primeira pela forte ligação à Rock ‘n’ Roll Series, a segunda pela proximidade a Portugal. ” Esperamos que os atletas de Elite inspirem os milhares de participantes”, disse o diretor do grupo Competitor Europa.

O evento disputa-se longe da estabilização social de outros tempos, em que altos responsáveis do Estado marcavam presença, correndo. Não sendo de esperar grande presença ministerial na corrida, talvez no momento da entrega dos prémios, este evento desportivo espera pode constituir um momento para desanuviar, por parte da população, segundo o vereador do município de Lisboa, Manuel Brito : ” O desporto é uma ferramenta magnífica para a paz”. E afinal esta componente faz parte da política dos três “S” que Carlos Moia espera para o evento, o “S” de saúde, o “S” de sorriso e o “S” de solidariedade. O último dos “S”, o da solidariedade, é uma das vertentes que mais novidade trarão à promoção das meias-maratonas na cidade de Lisboa, tendo já começado este ano em Marvila. ” O Rock’n’ Roll vai trabalhar todo o ano com as classes baixas”, confirma Carlos Móia, que para a edição deste ano irá disponibilizar autocarros para que alguns jovens de bairros carenciados marquem amanhã presença nos eventos para os mais jovens.

Conferência de Imprensa

A TENTATIVA DE RECORDE MUNDIAL DE SANTIAGO SANZ

Se na prova de corrida não é esperado qualquer ataque ao recorde mundial, o contrário é esperado na prova em cadeira de rodas, através do espanhol Santiago Sanz, considerado o melhor tetraplégico do mundo na especialidade. João Correia, um dos responsáveis pela prova de cadeiras de rodas, mostrou-se emocionado durante a apresentação deste atleta, que já visitou Lisboa antes. Se Santiago bater o recorde do Mundo é sinal que nenhum de nós deve baixar os braços à adversidade” , disse João Correia como forma de motivação de um país, que amanhã estará em Manifestação na cidade de Lisboa. Recordista mundial em várias distâncias (1500, 5000, 10000 metros), Sanz só lamenta que a Maratona não faça parte do programa dos Jogos Paralímpicos tendo feito, por isso, uma Maratona de protesto em Espanha, durante a Maratona que decorria à mesma hora na cidade de Londres, este ano. Hoje foi Salema Garção, o responsável dos CTT, que patrocina o evento de cadeira de rodas, a dar o impulso para este recorde, rejeitando falar sobre as restantes provas.

TARIKU BEKELE VOLTA A ESCOLHER PORTUGAL COMO RAMPA DE LANÇAMENTO

O nome do etíope Tariku Bekele confunde-se com o do seu irmão Kenenisa, esse mais conhecido no reino do atletismo. A relação de Tariku Bekele ficará sempre marcada como sendo uma rampa de lançamento de algo na sua carreira. Foi em Oeiras que se lançou para os crosses internacionais, será agora em Lisboa que se lançará para a estreia na distância de meia-maratona, a pensar na Maratona já para o ano de 2013. “Estou feliz por estar cá e tentarei fazer o meu melhor no Domingo. Contudo esta ainda é uma altura de férias para mim”, disse hoje Bekele à imprensa. Uma marca entre os 60 e 61 minutos é o que Bekele espera alcançar, mas tendo a forte oposição de outros atletas, como o carismático Martin Lel (Quénia), que já venceu em Portugal por quatro ocasiões. Além destes podem referenciar-se Teklemariam Medhin e Yonas Kifle (Eritreia),Titus Masai (Quénia), Dino Sefir e Jakob Kintra (Etiópia), Cutbert Nyasango (Zimbabwe), Martin Toroitich (Uganda), Oleksandr Sitkovskyy (Ucrânia) ou ainda Ivan Galán (Espanha).

No plano feminino esteve hoje presente na conferência de imprensa a japonesa Mizuki Noguchi, campeã olímpica em 2004 e já vencedora de outras Maratonas comerciais. Nesta primeira aparição em Portugal, Noguchi mostrou-se muito agradecida pela presença, esforçando-se por algumas palavras em português. A atleta, acompanhada pela imprensa japonesa, mereceu referência por parte de Carlos Móia, numa crítica em tom de contraste com a realidade portuguesa : ” A televisão japonesa vem acompanhar a sua campeã olímpica...”. Mas se Noguchi aparece pela sua notoriedade olímpica, quem deverá lidar a prova será Priscah Jeptoo (Quénia), que foi este ano medalhada de prata nos Jogos Olímpicos, em Londres, devendo aparecer ainda em bom momento de forma. Outras atletas de referência como Tirfi Beyene (Etiópia), Margaret Muriuki (Quénia) irão ajudar a compor a lista de atletas de Elite, além das atletas portuguesas que aqui poderão aparecer em maior evidência em relação ao setor masculino, por intermédio de Dulce Félix ou Sara Moreira.

A prova principal no domingo terá o seu começo às 10:30 horas, com transmissão em direto na RTP, um dos principais parceiros do evento, cumprindo-se assim um dos parâmetros que permite à Meia-Maratona de Portugal ser considerada IAAF Gold Label, a distinção máximo conferida pelo organismo mundial máximo do atletismo.

Conferência de Imprensa

CONCERTOS ABERTOS A TODOS, FESTA GARANTIDA APÓS O EVENTO

Cada vez mais a aposta do Maratona Clube de Portugal será aproximar os seus eventos de outros grandes eventos no estrangeiro, como em Londres ou em Nova Iorque, em que a prova é vista como uma “festa”. ”Não quero que os participantes cheguem, levem o saco e se vão logo embora”, disse Móia, considerando que o bom dia que se espera, sem chuva, leve ao Parque das Nações milhares de pessoas aos concertos. Serão nove as bandas ao longo do percurso e o designado “Happening” decorrerá sob a pala do pavilhão de Portugal, com presenças de Alberto Índio, Luís Represas & João Gil e Xutos e Pontapés, com concertos de 45 minutos cada, a partir das 11 horas.

O Atleta-Digital marcará, mais uma vez, presença no evento, trazendo-lhe uma reportagem durante a tarde. O passatempo, que foi anteriormente promovido, permitirá a presença de cinco atletas, numa tradição que se vem concretizando com a colaboração do Maratona Clube de Portugal.

Enviados Especiais : Edgar Barreira (texto) e Joana Oliveira (fotos)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2