Votação de melhor atleta português do mês de agosto..
Jéssica Augusto (31.62%) e João Vieira (42.33%) foram os mais fortes da votação de melhor atleta português do mês.
Com os Jogos Olímpicos a decorrerem em plano principal, o mês de agosto acabou por ser fundamentalmente olímpico, onde Portugal se apresentou com mais de duas dezenas de atletas. A votação deste mês só teve nomeados com presença em Jogos Olímpicos, uma tendência verificada pela ausência de outros atletas em meetings internacionais que se realizaram durante o mês de agosto. Os vencedores acabariam por ser os melhores em cada género nos Jogos Olímpicos, com Jéssica Augusto a destacar-se na prova da Maratona e João Vieira na prova dos 20 quilómetros marcha.
Ainda que sem correr de feição, os Jogos Olímpicos para João Vieira foram mais uma clara evidência que este marchador português é cada vez mais um candidato aos grandes eventos, numa altura em que a sua experiência acumulada ao longo de anos se vem mostrando benéfica nas suas preparações. Com 36 anos, o marchador não foi, por apenas dois meses, o atleta vencedor desta votação com mais idade, apenas superado pela vitória há um ano da também marchadora Susana Feitor. O que lhe permitiu a vitória neste mês foi mesmo o 11º lugar nos 20 quilómetros marcha, nos Jogos Olímpicos, ainda que desistindo mais tarde nos 50 quilómetros marcha, aquela que era a sua real aposta. Esta é a terceira vez que João Vieira vê reconhecido o seu valor como melhor atleta português do mês, depois de ter vencido no mês de julho dos anos de 2010 e 2011.
 Foto : Filipe Oliveira / Atleta-Digital
Quanto a Jéssica Augusto, depois de ter sido 7ª classificada na Maratona dos Jogos Olímpicos deste ano acabava por ser um desfecho, também, previsível. A fundista portuguesa tem espalhado magia nas ruas de Londres e desta vez, num percurso diferente, teve a capacidade de se superar na classificação e terminar em 2:25.11 horas. Esta marca, atendendo ao percurso e à condição de disputar os Jogos Olímpicos, acabou por tornar a sua participação no melhor desempenho nacional nesta edição. Desta forma Jéssica Augusto reforça o estatuto da mais vitoriosa de sempre nesta votação de melhor atleta português do mês, com a décima vitória. A última vitória de Jéssica Augusto nesta votação tinha ocorrido em abril passado, depois de em outubro de 2011 ter aberto a época em grande.
 Foto : Filipe Oliveira / Atleta-Digital
O restante “pódio” da votação não seguiu à risca as classificações finais obtidas nos Jogos Olímpicos. No setor masculino Marco Fortes (19.18 %) voltou a um dos três primeiros lugar, enquanto João Almeida (11.91%) apareceu no pódio pela terceira vez consecutiva. Em femininos, a marchadora Ana Cabecinha (21.56 %) colheu frutos do seu 9º lugar em Londres, enquanto a surpreendente presença de Clarisse Cruz (19.45 %) foi justamente realçada nesta votação.
JURI “ATLETA-DIGITAL.COM”
- Edgar Barreira (Administrador)
- Filipe Oliveira (Administrador)
- Rafael Lopes (Colaborador do Dep. Conteúdos)
JURI “TREINADORES”
- Prof. Ricardo Esteves
- Prof. Rui Norte
- Prof. José Uva
- Prof. Paulo Constantino
- Teodoro Marujo
JURI “GENERALISTA”
- Carlos Viana Rodrigues (AMMA Magazine)
- Daniela Ferreira (Convidada)
- Filipa Oliveira (Convidada)
- José Neves (Estatístico)
|