João Vieira prometeu com 20 Km

Sábado, 04 Agosto 2012
João Vieira prometeu com 20 Km

Progressão na classificação até parar no 11º lugar.

A prova de 20 Km Marcha decorreu com uma grande contenção de João Vieira, que afinal lhe permitiu chegar a uma classificação digna e que promete bastante para os 50 quilómetros. 

Com a marca a decorrer num circuito de dois quilómetros, João Vieira partiu cauteloso, até porque o seu objetivo nestes Jogos Olímpicos não estava colocados na distância mais curta da marcha, mas sim nos 50 quilómetros, dentro de uma semana. A cada volta que passava o português ia subindo na classificação, numa gestão de marcha só ao alcance de marchadores mais experientes, como é o caso do português que já conta com 36 anos. João Vieira acabaria por ter últimos quilómetros decisivos, onde Luís Lopez (Colômbia) e Vladimir Kanaykin (Rússia) seriam desclassificados por três faltas e ainda com o caso dramático do russo Valeriy Borchin, que numa altura em que lutava por medalhas caiu completamente exausto. Num forcing final com o bielorrusso Dzianis Simanovich, o português acabaria por conseguir o 11º lugar, com o tempo de 1:20.41 hora, a 32 segundos do recorde nacional, que é seu desde 2006. Acabaria por melhorar quase dois minutos à marca que fez em 2004, nos Jogos Olímpicos de Atenas, e que era até ao momento o melhor registo português em olimpíadas.

"Quem conhece o meu valor sabe que eu podia fazer um resultado destes, por aí não é uma surpresa, mas, tendo em conta aquilo que eu treinei para esta prova, é uma surpresa para mim próprio, porque eu não preparei a prova de 20 quilómetros", disse o português à SIC, que se mostra contente pelo resultado, ele que apontava como objetivo o top-15 e que hoje conseguiu mostrar ser possível.

A prova essa teve uma vitória da China, por intermédio de Ding Chen, com 1:18.46 hora, um novo recorde olímpico, que foi festejado durante praticamente uma volta, antes mesmo de chegar à meta. Os festejos do chinês, numa altura em que a corrida não estava de todo ganha, acabariam por fazer o seu sentido, mesmo que com a aproximação final de Erick Barrondo (Guatemala), que com duas faltas arriscou tudo para o terminar em 1:18.57 hora. Fechou o pódio outro chinês, Zhen Wang, com 1:19.25 hora, num dia onde a principal nação derrotada foi a Rússia, que dos três marchadores só terminou com um, Andrey Krivov, apenas 37º classificado.

RESULTADOS (20 Km Marcha – Final) – Jogos Olímpicos
1. Ding Chen (China) – 1:18.46
2. Erick Barrondo (Guatemala) – 1:18.57
3. Zhen Wang (China) – 1:19.25
...
11. João Vieira (Portugal) – 1:20.41

| Mais


Comentarios (2)add feed
50km Marcha : Frankie
Os 60km Marcha são dia 11.8 ou seja daqui a uma semana, não duas
Agosto 04, 2012
Correto! : Edgar Barreira
Toda a razão. Está já corrigido!
Agosto 04, 2012
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2