Progressão na classificação até parar no 11º lugar.
A prova de 20 Km Marcha decorreu com uma grande contenção de João Vieira, que afinal lhe permitiu chegar a uma classificação digna e que promete bastante para os 50 quilómetros.
Com a marca a decorrer num circuito de dois quilómetros, João Vieira partiu cauteloso, até porque o seu objetivo nestes Jogos Olímpicos não estava colocados na distância mais curta da marcha, mas sim nos 50 quilómetros, dentro de uma semana. A cada volta que passava o português ia subindo na classificação, numa gestão de marcha só ao alcance de marchadores mais experientes, como é o caso do português que já conta com 36 anos. João Vieira acabaria por ter últimos quilómetros decisivos, onde Luís Lopez (Colômbia) e Vladimir Kanaykin (Rússia) seriam desclassificados por três faltas e ainda com o caso dramático do russo Valeriy Borchin, que numa altura em que lutava por medalhas caiu completamente exausto. Num forcing final com o bielorrusso Dzianis Simanovich, o português acabaria por conseguir o 11º lugar, com o tempo de 1:20.41 hora, a 32 segundos do recorde nacional, que é seu desde 2006. Acabaria por melhorar quase dois minutos à marca que fez em 2004, nos Jogos Olímpicos de Atenas, e que era até ao momento o melhor registo português em olimpíadas.
"Quem conhece o meu valor sabe que eu podia fazer um resultado destes, por aí não é uma surpresa, mas, tendo em conta aquilo que eu treinei para esta prova, é uma surpresa para mim próprio, porque eu não preparei a prova de 20 quilómetros", disse o português à SIC, que se mostra contente pelo resultado, ele que apontava como objetivo o top-15 e que hoje conseguiu mostrar ser possível.
A prova essa teve uma vitória da China, por intermédio de Ding Chen, com 1:18.46 hora, um novo recorde olímpico, que foi festejado durante praticamente uma volta, antes mesmo de chegar à meta. Os festejos do chinês, numa altura em que a corrida não estava de todo ganha, acabariam por fazer o seu sentido, mesmo que com a aproximação final de Erick Barrondo (Guatemala), que com duas faltas arriscou tudo para o terminar em 1:18.57 hora. Fechou o pódio outro chinês, Zhen Wang, com 1:19.25 hora, num dia onde a principal nação derrotada foi a Rússia, que dos três marchadores só terminou com um, Andrey Krivov, apenas 37º classificado.
RESULTADOS (20 Km Marcha – Final) – Jogos Olímpicos
1. Ding Chen (China) – 1:18.46
2. Erick Barrondo (Guatemala) – 1:18.57
3. Zhen Wang (China) – 1:19.25
...
11. João Vieira (Portugal) – 1:20.41
|