Mamona ficou a um pé da final

Sexta, 03 Agosto 2012
Mamona ficou a um pé da final

Patrícia Mamona quase que atingiu final.

A qualificação do triplo salto também não foi sorridente para Patrícia Mamona, que teve um bom começo e um ingrato final... 

Com estatuto de vice-campeã europeia na especialidade Patrícia Mamona partia para esta qualificação com uma responsabilidade acrescida, até porque numa das últimas provas da época tinha chegado ao recorde nacional. A participar no grupo B, a portuguesa até começou como bem como lhe havia acontecido no Europeu, pulando 14.11 metros, uma marca que ao longo de toda a qualificação lhe ia sendo útil para tentar uma final olímpica. Depois de 13.97 metros ao segundo ensaio, restava a Patrícia Mamona esperar ou um bom terceiro ensaio, ou que nenhuma das adversárias conseguissem um bom último ensaio. E ambos os cenários acabariam por não acontecer, remetendo a portuguesa para 13ª classificada, o primeiro dos lugares que ficam fora da qualificação. E isto porque Olga Rypakova limpou a sua pele de uma qualificação que até ao momento estava a correr-lhe mal, para disparar para longínquos 14.79 metros e, também, porque a portuguesa ao fazer 13.96 metros no terceiro ensaio não melhorou os iniciais 14.11 metros.

Foi desta forma que Patrícia Mamona teve uma estreia olímpica agridoce. Do ponto de vista da sua carreira estrear-se com o 13º lugar olímpico acabará por ser um bom prémio, mas por outro ficou a sensação de que a portuguesa tinha valia para uma final. E esse sentimento ficou bem visível quando Mamona nem tocou na tábua de chamada no último ensaio, o que a acontecer em condições normais levaria diretamente a portuguesa para a qualificação para a final. A portuguesa acabaria por ficar a cinco centímetros e a um lugar da final, situação que foi aproveitada pela 12ª classificada, a eslovena Marija Sestak.

"Sei que dei o meu melhor. Estava à espera de uma boa marca. Estava a sentir-me bem mas não aconteceu", disse a portuguesa à RTP no final, destacando a importância da sua presença em Londres e ainda as dificuldades com o lidar dos ventos, que estiveram inconstantes ao longo da qualificação.

As principais candidatas às medalhas acabaram por conseguir passar o teste de hoje, entre elas Rypakova, que fez o melhor ensaio de todas as presentes, enquanto que no grupo A era a jamaicana Kimberly Williams a chegar a um novo recorde pessoal e de repente a ver-se no papel de eventualmente ser candidata a uma medalha.

RESULTADOS (Triplo – Qualificação) – Jogos Olímpicos
1. Olga Rypakova (Cazaquistão) – 14.79
2. Kimberly Williams (Jamaica) – 14.53
3. Yamilé Aldama (Ucrânia) – 14.35
...
13. Patrícia Mamona (Portugal) – 14.11

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2