As surpresas surgirão do Fundo?

Quarta, 01 Agosto 2012
As surpresas surgirão do Fundo?

Oito fundistas tentarão a sua sorte em Londres.

Sara Moreira, Dulce Félix, Jéssica Augusto e Marisa Barros são as atletas que chegam com maiores probabilidades de resultados relevantes na comitiva portuguesa. 

Não terá Portugal as equipas demolidoras de fundistas do passado, mas também não deverá constar uma lista de frágeis atletas, até porque entre os fundistas estão atletas recentemente medalhadas, como Sara Moreira (Bronze nos Europeus de 2012), Dulce Félix (Ouro nos Europeus de 2012 e Prata no Europeu de Corta-Mato de 2011) e ainda Jéssica Augusto (Ouro no Europeu de Corta-Mato de 2010).

A primeira das três recentes medalhadas a entrar em ação é Sara Moreira, na final direta dos 10000 metros. Com a “injeção” da motivação da medalha dos 5000 metros, em Helsínquia, os níveis de confiança poderão até ser superiores ao normal, mas sem dúvida que o poderio africano, com as atletas etíopes e quenianas, tornarão difícil a tarefa de qualquer adversária. Para Sara Moreira o recorde pessoal na distância deste ano (31.23,51 minutos) poderá fazer-lhe aspirar ao lugar de melhor europeia, embora deva ter a forte oposição da russa Elizaveta Grechishnikova e daí para a frente ficará entregue aos anjos da sorte de uma corrida que também dependerá dos ritmos impostos e das táticas adotadas...

Na Maratona, que será disputada pelas 11 horas matinais, a pedir algum calor desnecessário, estarão duas das recentes medalhadas : Jéssica Augusto e Dulce Félix. A primeira tem sido feliz em Londres, com duas boas prestações nos dois últimos anos, na Maratona comercial, já conhecendo as estradas londrinas. A segunda tem sido mais regular, recentemente elevando o seu ego desportivo com o ouvir do hino nacional após a sua medalha nos 10000 metros, em Helsínquia. Nesta prova nunca há vitórias nem resultados antecipados e para esta luta, pelo menos de melhor portuguesa, entra ainda uma terceira atleta em equação, Marisa Barros. Esta última tem seguido uma tendência estatística interessante neste ciclo olímpico, melhorando ano a ano a sua marca na Maratona, indo das 2:34.08 (em 2008) às 2:25.04 horas (em 2011). Em 2012 falta-lhe um resultado na distância e boas provas no seu historial não lhe faltam. Que voltas da sorte dará a prova da Maratona em Londres, num percurso onde as curvas serão um dos fatores marcantes?

Também na Maratona, mas no setor masculino, a curiosidade desta olimpíada vai para a chamada de última hora de Luís Feiteira, ele que reservava no seu íntimo esta possibilidade, depois do selecionador nacional deixar no ar a possibilidade de ele estar inscrito como suplente. Apesar de tudo é Rui Pedro Silva quem tem o melhor registo dos dois, nesta temporada, com 2:12.15 horas, embora nem fosse este o seu principal desejo olímpico, impossibilitado por não ter chegado aos mínimos nos 10000 metros. Irá prevalecer a experiência de Luís Feiteira ou a frescura de Rui Pedro Silva?

Por fim os 3000 metros obstáculos, onde Portugal se apresenta com um atleta em cada um dos géneros : Clarisse Cruz e Alberto Paulo. Dos dois é Alberto Paulo a ter a sua qualificação logo no primeiro dia sendo, a par de Sara Moreira, um dos fundistas que se estreará logo nesta sexta-feira. Dos 40 inscritos o português é o antepenúltimo desta temporada, apesar de alimentar a esperança na passagem à fase seguinte. No dia seguinte é Clarisse Cruz a entrar em ação, uma atleta que aos 34 anos volta a pisar o palco dos Jogos Olímpicos, no ponto alto da carreira, fazendo nesta época o seu recorde pessoal. Infelizmente partilha com Alberto Paulo a dificuldade da eventual passagem à fase seguinte, ainda que aqui chegar já tenha sido um justo prémio na carreira de Clarisse Cruz.

Será assim, do primeiro ao último dia, que Portugal tentará, pelo menos, não deixar de ser uma potência nas provas de fundo, pelo menos se a análise final for vista numa escala europeia, ainda que a surpresa mundial não deva ser descartada...

CALENDÁRIO DOS FUNDISTAS PORTUGUESES :
3 Ago (13:00) – 3000 Obst. MASC (Ronda 1) – Alberto Paulo
3 Ago (21:25) – 10000 FEM (Final) – Sara Moreira
4 Ago (11:35) – 3000 Obst. FEM (Ronda 1) – Clarisse Cruz
5 Ago (11:00) – Maratona FEM (Final) – Dulce Félix, Jéssica Augusto e Marisa Barros
5 Ago (21:25) – 3000 Obst. MASC (Final) – Alberto Paulo (?)
6 Ago (21:05) - 3000 Obst. FEM (1/2 Final) – Clarisse Cruz (?)
7 Ago (10:55) – 5000 FEM (Ronda 1) – Sara Moreira
10 Ago (20:05) – 5000 FEM (Final) – Sara Moreira (?)
12 Ago (11:00) – Maratona MASC (Final) – Rui Pedro Silva e Luís Feiteira

| Mais


Comentarios (3)add feed
... : ...
A Clarisse Cruz já esteve presente nos Jogos Olimpicos em 2008!!!
Agosto 02, 2012
Corrigido! : Edgar Barreira
De facto, toda a razão. Foi corrigido. Obrigado
Agosto 02, 2012
Antonio : a
os marchadores também são fundistas !!!
Agosto 02, 2012
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2