Marco Fortes é o líder de aspirações

Terça, 31 Julho 2012
Marco Fortes é o líder de aspirações

Três lançadores portugueses em Londres.

Marco Fortes (peso), Irina Rodrigues (disco) e Vânia Silva (martelo) serão os representantes nacionais no setor dos lançamentos. 

O setor dos lançamentos tem sido dos que menos impacto têm tido ao longo do historial olímpico português, talvez porque a principal figura da história dos lançamentos nacionais, Teresa Machado, tenha sido um mero oásis. Só que desta vez Portugal apresenta um Marco Fortes que na lista de inscritos é o nono melhor deste ano, entre os dez atletas que se apresentaram já neste ano acima dos 21 anos. Ultrapassado o episódio de Pequim, parece haver espaço para um bom desempenho do português, que quase que carrega às costas uma equipa nacional e até uma comitiva olímpica, atendendo ao protagonismo na foto de grupo e aos sucessivos falhanços que têm ocorrido noutras modalidades nestes Jogos Olímpicos. Se chegar à final Marco Fortes já consegue um importante facto, ser o primeiro lançador nacional a conquistar um dos oito primeiros lugares na história do olimpismo português. Daí para a frente será um justo ganho...

Por outro lado pode em Londres aparecer uma outsider para o grande público, mas que esta época já esteve em 15 eventos, por duas ocasiões acima dos 60 metros, no lançamento do disco. O seu nome é Irina Rodrigues, que foi infeliz no recente Europeu de ar livre, a lançar muito mais nos treinos que fez na Finlândia, que propriamente na prova. Apreendida a lição do estádio cheio, poderão estes Jogos Olímpicos servir de rampa de lançamento para Irina Rodrigues, que congelou este ano a matrícula na faculdade para se dedicar a 100% ao objetivo de Londres. Se a final é difícil, novos lançamentos acima dos 60 metros seriam já um prémio importante para esta atleta de apenas 21 anos.

Mais discutível pareceu a convocatória de Vânia Silva, que dos 14 eventos realizados, só por uma vez ultrapassou os 65 metros no lançamento do martelo, com o seu melhor resultado do ano a acontecer no mês de março, com 67.04 metros. Os seus 32 anos não seriam um impeditivo de melhor, mas a verdade é que a portuguesa é, entre as 40 inscritas, a mais velha. Encontrar objetivos para esta atleta parece, assim, difícil, ela que esteve em dúvida até à última hora, não por limitações físicas, mas por uma difícil opção técnica...

Esta próxima sexta-feira, logo o primeiro dia do atletismo nos Jogos Olímpicos, acaba por ser praticamente o olá e o adeus das aspirações nacionais nos lançamentos, com a qualificação e final de Marco Fortes e com a qualificação de Irina Rodrigues, esta última com capacidade de uma surpreendente final, sem que tal lhe seja exigido.

CALENDÁRIO DOS LANÇADORES PORTUGUESES :
3 Ago (10:00) – Peso MASC (Qual) – Marco Fortes
3 Ago (19:10 ou 20:35) – Disco FEM (Qual) – Irina Rodrigues
3 Ago (20:30) – Peso MASC (Final) – Marco Fortes (?)
4 Ago (19:30) – Disco FEM (Final) – Irina Rodrigues (?)
8 Ago (10:00 ou 11:25) – Martelo FEM (Qual) – Vânia Silva
10 Ago (19:35) – Martelo FEM (Final) – Vânia Silva (?)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2