Três lançadores portugueses em Londres.
Marco Fortes (peso), Irina Rodrigues (disco) e Vânia Silva (martelo) serão os representantes nacionais no setor dos lançamentos.
O setor dos lançamentos tem sido dos que menos impacto têm tido ao longo do historial olímpico português, talvez porque a principal figura da história dos lançamentos nacionais, Teresa Machado, tenha sido um mero oásis. Só que desta vez Portugal apresenta um Marco Fortes que na lista de inscritos é o nono melhor deste ano, entre os dez atletas que se apresentaram já neste ano acima dos 21 anos. Ultrapassado o episódio de Pequim, parece haver espaço para um bom desempenho do português, que quase que carrega às costas uma equipa nacional e até uma comitiva olímpica, atendendo ao protagonismo na foto de grupo e aos sucessivos falhanços que têm ocorrido noutras modalidades nestes Jogos Olímpicos. Se chegar à final Marco Fortes já consegue um importante facto, ser o primeiro lançador nacional a conquistar um dos oito primeiros lugares na história do olimpismo português. Daí para a frente será um justo ganho...
Por outro lado pode em Londres aparecer uma outsider para o grande público, mas que esta época já esteve em 15 eventos, por duas ocasiões acima dos 60 metros, no lançamento do disco. O seu nome é Irina Rodrigues, que foi infeliz no recente Europeu de ar livre, a lançar muito mais nos treinos que fez na Finlândia, que propriamente na prova. Apreendida a lição do estádio cheio, poderão estes Jogos Olímpicos servir de rampa de lançamento para Irina Rodrigues, que congelou este ano a matrícula na faculdade para se dedicar a 100% ao objetivo de Londres. Se a final é difícil, novos lançamentos acima dos 60 metros seriam já um prémio importante para esta atleta de apenas 21 anos.
Mais discutível pareceu a convocatória de Vânia Silva, que dos 14 eventos realizados, só por uma vez ultrapassou os 65 metros no lançamento do martelo, com o seu melhor resultado do ano a acontecer no mês de março, com 67.04 metros. Os seus 32 anos não seriam um impeditivo de melhor, mas a verdade é que a portuguesa é, entre as 40 inscritas, a mais velha. Encontrar objetivos para esta atleta parece, assim, difícil, ela que esteve em dúvida até à última hora, não por limitações físicas, mas por uma difícil opção técnica...
Esta próxima sexta-feira, logo o primeiro dia do atletismo nos Jogos Olímpicos, acaba por ser praticamente o olá e o adeus das aspirações nacionais nos lançamentos, com a qualificação e final de Marco Fortes e com a qualificação de Irina Rodrigues, esta última com capacidade de uma surpreendente final, sem que tal lhe seja exigido.
CALENDÁRIO DOS LANÇADORES PORTUGUESES :
3 Ago (10:00) – Peso MASC (Qual) – Marco Fortes
3 Ago (19:10 ou 20:35) – Disco FEM (Qual) – Irina Rodrigues
3 Ago (20:30) – Peso MASC (Final) – Marco Fortes (?)
4 Ago (19:30) – Disco FEM (Final) – Irina Rodrigues (?)
8 Ago (10:00 ou 11:25) – Martelo FEM (Qual) – Vânia Silva
10 Ago (19:35) – Martelo FEM (Final) – Vânia Silva (?)
|