Bodo voltou a reunir milhares

Sábado, 28 Julho 2012
Bodo voltou a reunir milhares

Leonor Carneiro e Luís Paula saíram vencedores.

A 30ª Prova do Bodo disputou-se com felicidade e descontração, com o evento a sair a ganhar, além dos participantes. 

Mais uma vez a cidade de Pombal acolheu a Prova do Bodo, uma prova que se tem imposto com a tradição de uma prova para atletas, feita por atletas e especialistas de atletas. O evento foi a introdução perfeita para as Festas do Bodo, as festas anuais da cidade que trazem milhares de pessoas à festa.

As provas decorreram de forma competitiva, principalmente do lado masculino, onde a competitividade se esperava, logo à partida, bastante cerrada. Sete atletas lideravam à passagem da primeira das três voltas, enquanto que no setor feminino era Leonor Carneiro (Maratona) destacada das restantes. À segunda volta já era o brasileiro Luís Paula isolado dos restantes atletas, com a perseguição de Pedro Ribeiro e Nelson Cruz, enquanto Luís Feiteira estava mais para trás a cumprir o seu ritmo de maratona.

Na chegada à meta era mais feliz o Luís Paula, que festejou junto do pódio a sua chegada isolada. O percurso de dez quilómetros foi percorrido em 29.56 minutos, uma vitória esclarecedora, sem forçar na parte final. No segundo lugar chegaria Pedro Ribeiro (Maia AC) e no terceiro lugar Nelson Cruz (Praia da Salema), os dois separados entre si por dois segundos.

Luís Paula

Em entrevista, o atleta brasileiro estava contente com a sua vitória, ele que neste momento treina em Portugal com o seu irmão Paulo Alberto, que por estar em preparação para os Jogos Olímpicos não obteve autorização para vir marcar o ritmo de maratona. ”Estou muito bem preparado para as provas deste semestre”, indica Luis Paula, que em Portugal fica sempre na casa do português Luís Feiteira. Considerando a vitória fácil, o atleta brasileiro promete fazer mais algumas provas em Portugal, até em setembro voltar para o Brasil. Quem também se mostrou feliz pelo resultado final foi Luís Feiteira (RB Running), ele que aqui tinha como missão marcar o ritmo para uma boa prestação olímpico dentro de semanas. ”O objetivo era aproximar-me do ritmo da Maratona”, apesar de não ter tido a vontade de arriscar em ritmos mais fortes porque não quis estar a forçar com receio de possíveis lesões”. O fundista acompanhou ontem a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, pela televisão, que considera terem sido diferentes do habitual. Feiteira só sentirá presencialmente o espírito olímpico no próximo dia 2 de agosto, data em que partirá para Londres, na companhia de Edi Maia (Vara) e de alguns treinadores. Sobre a companhia dos irmãos brasileiros, o atleta considera-os mais do que companheiros pontuais de treino : ”Eles são uma grande ajuda, não são o tipo de pessoa a que estamos habituados”.

Já do lado feminino esteve Leonor Carneiro (Maratona), atleta que tem tido um ano complicado de regresso, após ser mãe. Com 34 anos de idade, a atleta decidiu fazer uma ”corrida fora do calendário”, numa espécie de repouso ativo que está a levar a cabo para preparar as provas do seu clube a partir de setembro. Ela fala também do seu regresso e da sua opção de ser mãe que ”imaginava ser boa, mas ainda está a ser melhor”. Acrescentou ainda a necessidade de trabalhar num clube como o Maratona Clube de Portugal : ”Foi o clube que me permitiu fazer este regresso”. Este é, aliás, o motivo pelo qual espera apostar na próxima época nas provas do seu clube, como as Taças dos Clubes Campeões Europeus e Nacionais (de estrada e corta-mato). ”Gostei muito de correr aqui, porque as pessoas são muito acolhedoras”, conclui.

Leonor Carneiro

Também o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Fernando Mota, esteve em Pombal, no sentido de acompanhar o evento, depois de ontem ter estado na cidade para a assinatura de um protocolo com o município. ”É muito importante que Pombal tenha o desafio desportivo”, diz Fernando Mota que ontem tentou o fortalecimento da ligação entre FPA, ADAL e o município pombalense.

No final decorreu ainda uma caminhada e mini-corrida, provas que tiveram milhares de participantes, numa iniciativa que globalmente terá contado com perto de cinco milhares de participantes, perto de meio milhar na prova principal, que apesar do ligeiro decréscimo de participação, passou o teste de ter optado pela cobrança de inscrições.

Resultados completos em Lap2Go.

RESULTADOS :

Masculinos:

1. Luís Paula (Brasil) – 29.56
2. Pedro Ribeiro (Maia AC) – 30.13
3. Nelson Cruz (CR Praia da Salema) – 30.15
4. António Silva (JU Fornos) – 30.36
5. Hermano Ferreira (GDR Conforlimpa) – 30.43

Femininos :
1. Leonor Carneiro (Maratona) – 33.36
2. Doroteia Peixoto (NA Joane) – 34.39
3. Rafaela Almeida (SL Benfica) – 35.01
4. Sandra Teixeira (Sporting CP) – 35.41
5. Catarina Lima (UD Várzea) – 36.06

Enviados Especiais : Edgar Barreira (texto) e Joana Oliveira (fotos)

| Mais


Comentarios (4)add feed
Milhares.... : lol
401 dos 10km + 157 da mini = milhares.... smilies/grin.gif
Julho 29, 2012
E a caminhada também conta... : Edgar Barreira
Com toda a certeza esqueceu-se da caminhada, que fez parte do evento e trouxe uma real vida ao movimento desportivo que hoje ocorreu em Pombal...Agradecemos a todos os presentes e esperamos para o ano voltar a proporcionar-lhe um bom evento.
Julho 29, 2012
Excelente organização : João Lima
Parabéns pela excelente organização que cativa e torna obrigatória esta visita anual!
Julho 29, 2012
ehehee : jj
achei engraçado a entrevista do luis feiteira....
so os brasileiros para o aturar!!!
os portugueses nao tem paciencia para ele!! lol
Julho 31, 2012
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2