Seis participações encerraram participação portuguesa.
Foi no quarto dia dos mundiais que ocorreu a última participação portuguesa, mas com os atletas presentes a reservarem ainda algum brilhantismo.
A faltarem dois dias para o fim do Mundial de Juniores, a participação portuguesa ficou hoje encerrada, com todos os atletas que ainda tinham rondas para disputar nas suas provas a ficarem pelo caminho.
Um dos que esteve em final direta foi Samuel Pereira, nos 10 mil metros marcha. Depois da participação feminina dos 10 mil metros marcha ter sido modesta, Samuel Pereira competiu na mesma prova do lado masculino, com um desfecho igualmente discreto. Samuel acabou no 30º lugar com 45.06,34 minutos, numa prova com vitória de Eider Arévalo (Colômbia) com a melhor marca mundial do ano, de juniores, com 40.09,74 minutos.
Já nos 100 metros barreiras Vera Fernandes superou-se, mas sem passar à fase seguinte, já que foi sexta classificada na sua ronda, fora dos lugares de apuramento direto. Ainda poderia sonhar com a repescagem, mas acabou por não ser possível . O tempo de 14,14 segundos constituiu novo recorde pessoal e um 33º lugar na tabela geral. Nesta prova Noemi Zbaren (Suiça) acabou por ter a liderança com 13,34 segundos.
Menos bem esteve Juliana Pereira, no lançamento do disco sem sorte e com apenas um lançamento válido. Com um recorde pessoal acima dos 45 metros, a atleta acabaria por não ir além dos 40.12 metros, arrecadando o 35º lugar, não passando à fase seguinte. Shanice Craft (Alemanha) foi a melhor da qualificação, lançando 55.75 metros.
Quem voltou a brilhar em Barcelona foi Marta Pen, desta vez na prova de 1500 metros, onde mais uma vez se superou, mas não chegando para passar à fase seguinte. A atleta correu a distância em 4.20,95 minutos, terminando em 15º lugar na classificação geral. Marta Pen perfez três recordes pessoais só nestes quatro dias de competição, uma das melhores participações nacionais destes Mundiais. Hoje a melhor atleta foi a queniana Faith Kipyegon com 4.10,17 minutos.
Falando ainda de superações, Guilherme Pinto justificou a presença, na prova dos 800 metros, com o tempo de 1.50,45 minutos, terminando em 5º na sua ronda. Ainda poderia sonhar com um lugar de repescagem, mas acabou por ficar com a 24º posição na classificação desta 1ª ronda geral, não passando à fase seguinte. O mais rápido nesta prova foi Jamal Hairane (Qatar), com o tempo de 1.47,61 minuto.
Na prova dos 3000 metros obstáculos o português presente foi João Paulo, que acabou com uma marca modesta (9.11,31), na 23º posiçã, não se superando. Foi mais rápido, nesta 1ª ronda, o queniano Conseslus Kipruto, com 8.19,46 minutos.
No dia de hoje foram ainda atingidos mais dois recordes dos campeonatos : 200 e 400 metros femininos. Nos 400 metros femininos a autora da proeza foi Ashley Spencer (EUA), que correu a distância em rápidos 50,50 segundos, à frente de Kadecia Baird, que chegou ao recorde continental. Nos 200 metros a mais rápida acabaria por ser Delano Williams, em 20,48 segundos, um novo recorde dos campeonatos, numa vitória isolada das adversárias.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
30º lugar para Samuel Pereira
Vera Fernandes fora da meia-final
Juliana Pereira longe do melhor
José Paulo não passou ronda inicial
Pen não passa nos 1500
|