Carlos Nascimento foi finalista nos 100 metros.
Mundial de Juniores teve segundo dia produtivo para as cores nacionais, com presenças de destaque de Marta Pen e Carlos Nascimento.
Neste segundo dia de competições a prestação nacional começou com o tiro de partida para a final dos 10000 metros marcha femininos, onde competiam Mara Ribeiro e Filipa Ferreira. Sem se superarem nas marcas, Filipa conseguiu a 27º posição com o registo 50.59,00 minutos, enquanto, mais distanciada, chegaria Mara Ribeiro, no 33º lugar, com um tempo de 53.31,29 minutos. Nesta prova dominou a Rússia com Ekaterina Medvedeva a vencer a prova com 45.41,74 minutos, seguida de Nadezda Leontyeva que arrecadou o segundo lugar com 45.43,64 minutos. Fechou o pódio a colombiana Sandra Arenas, que completou a distância em 45.44,46 minutos.
Nos 400 metros participou a estreante, em seleções nacionais, Rivinilda Mentai. A atleta, que não reside em Portugal, bateu o seu recorde pessoal e passou a ser a quinta melhor atleta nacional do ano, com 54,83 segundos. Mesmo com este bom desempenho a atleta acabou por não passar à fase seguinte, mas por somente 13 centésimos da repescagem, depois de ter sido sexta na sua série. Hoje a mais rápida foi a norte-americana Ashley Spencer com o registo de 52,58 segundos.
Entre uma das mais superações do dia esteve Marta Pen, que depois de ontem já se ter superado e batido o seu recorde pessoal, voltou a fazê-lo hoje. Pen esteve na meia-final dos 800 metros e não passou à fase seguinte, melhorando o seu registo pessoal para 2.05,45 minutos, 4ª de série e 16ª na classificação geral. Este desempenho de hoje foi promissor, neste que é o seu último ano de junior. A britânica Jessica Judd acabaria por ser hoje a mais rápida com 2.02,30 minutos.
O destaque do dia acabaria por ser Carlos Nascimento, depois de ontem ter corrido de forma promissora nas eliminatórias dos 100 metros. Existiam, por isso, grandes esperanças de Carlos Nascimento voltar a brilhar e passar à grande final da prova e Carlos não só voltou a brilhar ficando em lugar de qualificação direta para a final (2º de série), como bateu o seu recorde pessoal, agora fixado em 10,41 segundos, a dois centésimos do recorde nacional. Com a final alcançada, depois dois 10,42 segundos da meia-final, a final seria corrida nos ditos 10,41 segundos, uma marca de prestígio e que levou Portugal a um 7º lugar neste Mundiial de Juniores. Décima a décima o atleta português foi-se superando e agora poderá encarar os 200 metros com outra confiança, ainda que os 100 metros sejam a sua prova principal. Nesta prova Adam Gemili (Grã-Bretanha) acabou por vencer com recorde dos campeonatos, cruzando a meta em 10,05 segundos, uma das melhores marcas europeias da época. Aaron Erneste (EUA) arrecadou o segundo lugar acabando com o tempo de 10,17 segundos e fechou o pódio o jamaicano Odean Skeen , com 10,28 segundos.
Ainda falando em recordes de campeonatos, essa queda de recorde também se verificou na qualificação do lançamento do peso masculino, onde Jacko Gill (Nova Zelândia) lançou o engenho de seis quilogramas a 21.50 metros. Mais tarde, na final, este atleta acabaria por lançar 22.20 metros na final, vencendo.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Filipa e Mara marcharam na final
Rivinilda não passa mas supera
Pen chegou a novo recorde pessoal
Carlos Nascimento é finalista
|