ACOLOP decidiu de forma unânime em Mafra.
Foi ontem decido que em 2017 os Jogos da Lusofonia serão em Moçambique, num momento corturbado da CPLP, com a ausência da Guiné-Bissau dos Jogos da CPLP.
Numa altura em que já começaram os Jogos da CPLP, em Mafra, decorreu no Convento de Mafra a Assembleia Geral da ACOLOP, com presenças de Angola, Brasil, Cabo Verde, Goa, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Sri-Lanka e Timor. Esta assembleia tinha como principal assunto a decisão da localização dos Jogos da Lusofonia em 2017, com uma candidatura única, a de Moçambique. Assim, depois desta competição ter passado por Macau (2006) e Lisboa (2009), ela passará em 2013 em Goa (Índia) e em 2017 por Moçambique. Isto ocorre depois do Brasil ter renunciado anteriormente à organização da prova em 2013 e mais recentemente à edição de 2017.
GUINÉ-BISSAU AUSENTE DOS JOGOS DA CPLP
Com alguns conflitos diplomáticos entre Portugal e Guiné-Bissau, no decorrer do processo de transição governativa a que se assiste na Guiné-Bissau, esta acabou por cancelar a vinda de mais de meia centena de atletas aos Jogos da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Esta competição terá lugar em Mafra, com o atletismo presente, até ao próximo dia 15 de julho.
Download:
|