[EURO12] Portugal atingiu boa participação

Segunda, 02 Julho 2012
[EURO12] Portugal atingiu boa participação

Em ano de Jogos o teste foi ultrapassado com sucesso.

Sem alguns dos atletas principais Portugal conseguiu, ainda assim, chegar a um dos melhores resultados na história da participação portuguesa em Europeus. 

A vinda de 37 elementos ao Europeu deste ano, em Helsínquia, acabaria por tornar-se numa boa prestação genérica no final. O 14º lugar na tabela de pontuação acaba por ser positivo, embora entre os países que para o ano terá de superar na 1ª Liga do Campeonato da Europa de Seleções, para tentar a subida à Superliga.

”Foi uma participação globalmente positiva”, disse-nos ainda em Helsínquia o selecionador nacional, José Barros. Portugal alcançaria três medalhas (ouro, prata e bronze) e nove presenças nos oito primeiros lugares, o que ainda assim não deu para superar Barcelona, há dois anos. Pelas contas do selecionador foram 24 atletas presentes nos 16 primeiros lugares, realçando o atingir de três recordes de Portugal. O responsável máximo pelas seleções voltou a assumir plena confiança nos treinadores para a preparação dos atletas para os Jogos Olímpicos : ”é um processo que estamos a construir em equipa”.

Para os Jogos Olímpicos deste ano, cujo prazo para mínimos termina no próximo domingo, com a disputa do Campeonato de Portugal, José Barros considera que ”não é alterada a qualidade dos atletas, apenas é alterado o cenário”, um cenário mais exigente e que dificultará mais a classificação dos portugueses.

Relembremos que neste Europeu a seleção nacional conquistou o 11º lugar na tabela de medalhas, em igualdade com as seleções da Hungria e da Itália. Na tabela de pontuação, que usa os oito primeiros classificados por prova, Portugal acabaria no 14º lugar, com 38 pontos, os mesmos pontos que a Noruega.

No entanto José Barros, como Carlos Santos (responsável pela Alta Competição e Desporto Escolar), mostraram preocupações relativamente à forma como o Governo quer alterar a carga letiva dos professores de Educação Física. Numa altura em que a Federação Portuguesa de Atletismo tem o Dossier do Ensino do Atletismo no contexto escolar preparado, o número de horas destinadas ao desporto reduziu significativamente. ”Muitos dos nossos atletas têm nos professores a forma de ligação à modalidade”, diz José Barros, que deu os exemplos de Patrícia Mamona, Marcos Caldeira e Marcos Chuva, atletas que estiveram em Helsínquia, como exemplos de atletas que vieram do desporto escolar.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DÁ OS PARABÉNS AO ATLETISMO

Hoje mesmo o Presidente da República, Cavaco de Silva, felicitou os três medalhados portugueses. Num comunicado da Presidência da Répública Portuguesa o alto responsável do país felicitou os medalhados (Ver comunicado abaixo).

"Quero felicitar as atletas Dulce Félix, Patrícia Mamona e Sara Moreira pela conquista, respetivamente, de uma medalha de ouro na prova de 10.000 metros, de uma medalha de prata na prova de triplo salto, e de uma medalha de bronze na prova de 5.000 metros.

O feito alcançado por estas atletas honra o Desporto nacional, pelo alto nível desportivo atingido, confirmado pelos resultados obtidos neste Campeonato Europeu de Atletismo, em Helsínquia.

Estas vitórias testemunham que a dedicação e a perseverança desportivas são o melhor caminho para o êxito e confirmam o potencial de sucesso de Portugal em várias modalidades, tornando-se um país de crescente excelência no desporto."


Enviado Especial : Edgar Barreira

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2