|
Varista português esteve em Helsínquia em reunião europeia.
Este fórum é uma parceria entre a Associação Europeia de Atletismo e a UNESCO, onde cada país é representado por um jovem líder. Desta vez foi Diogo Ferreira a participar no Fórum…
Enquanto decorreu o Europeu de Ar Livre estivemos à conversa com Diogo Ferreira, atleta português que apesar de não ter participado neste Europeu, esteve no Fórum de Jovens Líderes, uma iniciativa promovida pela Associação Europeia de Atletismo (EAA) em anos de Europeus. Em Gotemburgo (2006) esteve Filipe Gonçalves, em Barcelona (2010) estiveram Marta Onofre e Ricardo Jaquité e este ano foi a vez de Diogo Ferreira representar Portugal neste fórum internacional.
Este ano a iniciativa decorreu entre os dias 25 e 28 de junho, tendo representantes da maioria dos países que estão associados à EAA, totalizando 64 jovens líderes. O fórum teve duas fases : plenário e workshop. No plenário Diogo Ferreira teve a possibilidade de ajudar a promover projetos para a EAA e em conjunto com ideias de representantes de outros países para as federações nacionais. A discussão em torno da forma como cada federação promove o seu atletismo foi outro dos pontos fulcrais, além das formas de promoção de projetos, numa iniciativa que teve também a presença de representantes da Associação Europeia de Atletismo e da UNESCO. Já nos workshops os presentes foram convidados a juntarem-se em grupos de dez ou mais elementos para colocar em prática algumas das ideias partilhadas durante o plenário. ”Tivemos de fazer um projeto e metê-lo em prática”, explica-nos Diogo Ferreira. Uma sessão motivacional com um ex-atleta holandês também acabaria por ser um facto importante para o varista português, até pela sua partilha de experiências enquanto atleta.
Diogo Ferreira, que foi indicado pela Federação Portuguesa de Atletismo, fez parte da minoria dos casos em que foi um atleta a representar o país, já que noutros casos foram jovens elementos dos órgãos sociais de federações a estarem presentes. O Fórum é, aliás, esta diversidade. ”A partilha de conhecimentos e culturas foi importante”, diz-nos orgulhosamente Diogo Ferreira que teve ainda tempo de acompanhar algumas participações portuguesas, sentindo-se desta forma mais perto do espírito da seleção. ”Foi bastante positivo, trouxe daqui bons contactos, bons conhecimentos”, dando o tempo passado neste fórum.
Página do Young Leaders Forum
Enviado Especial : Edgar Barreira
|