[EURO12] O inglório esforço de Rui Pedro Silva

Sábado, 30 Junho 2012
[EURO12] O inglório esforço de Rui Pedro Silva

Dos três portugueses restou um.

Na final de 10000 metros o fundista Rui Pedro Silva acabou num honroso 8º lugar, final onde José Rocha e Youssef el Kalay acabariam por desistir. 

A chuva que caiu na pista olímpica no final da jornada acabaria por tornar as provas que se realizavam em provas duras, até porque o frio que se faz sentir na capital finlandesa acaba por tornar tudo mais difícil. Lado a lado, portugueses e espanhóis disputavam um difícil duelo ibérico, que acabaria com predominância de qualidade no lado espanhol. Rui Pedro Silva desde início que correu junto da frente de corrida, denotando alguma frescura física, acabando mesmo por puxar a corrida na frente durante alguns momentos. Seria difícil de prever um grande resultado de Rui Pedro Silva se o grupo dos principais adversários se mantivesse unido, como acabou por ocorrer até final.

Neste grupo nunca estiveram Youssef el Kalai, nem José Rocha. Rocha acabaria por desistir a meio da prova, perto dos 5000 metros, enquanto Kalai acabaria por desistir a sete voltas do fim. ”Este é um daqueles dias que é para esquecer”, disse Kalai que se sentia frustrado tanto pela participação, como pelo treino que tem efetuado em Marrocos junto da sua família e com antigos colegas e amigos de treino : ”Lá temos altitude, tenho a minha cultura e a minha comida”.

Rui Pedro Silva acabaria por resistir na frente da prova até perto da entrada na última volta, quando a corrida acelerou e subitamente o português ficaria irremediavelmente para trás. O tempo de 28.31,16 minutos acaba por ser o seu melhor registo na época, com um 8º lugar que acaba por ficar dentro das contas do próprio atleta. Sem mínimos e já com carga de treinos para a Maratona, onde está a fazer cerca de 200 quilómetros de corrida por semana, o fundista já só pensa na Maratona olímpica. Sobre hoje o português não tem dúvida que deu ”tudo o que tinha”. A prova acabaria por lhe ser propícia, com um ritmo sempre vivo na frente sem mudanças bruscas, exceção feita à última volta : ”Quando cheguei aos últimos 400 metros vi que era difícil”.

A prova foi vencida pelo principal favorito, o turco Polat Arikan (28.22,27), com o restante pódio a pertencer a Daniele Meucci (Itália) e Yevgeniy Rybakov (Rússia).

RESULTADOS (10000 m – Final) :
1. Polat Arikan (Turquia) – 28.22,27
2. Daniele Meucci (Itália) – 28.22,73
3. Yevgeniy Ribakov (Rússia) – 28.22,95
(…)
8. Rui Pedro Silva (Portugal) – 28.31,16
Youssef el Kalai (Portugal) – desistente
José Rocha (Portugal) – desistente

Enviado Especial : Edgar Barreira

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2